Gênesis 25:26 afirma que Esaú nasceu antes de Jacó, que saiu segurando o calcanhar de seu irmão mais velho como se estivesse tentando puxar Esaú de volta ao útero para que ele pudesse ser o primogênito. O nome Jacó significa que ele agarra o calcanhar, uma expressão idiomática hebraica para comportamento enganoso.
Naquele dia antes de retornar, furioso com a morte de Abraão, Esaú cometeu cinco pecados; ele estuprou uma jovem noiva, cometeu assassinato (Ninrode), negou a Deus, negou a ressurreição dos mortos e rejeitou seu direito de progenitura.
A intenção do pai era abençoar o filho com todo o direito de sua primogenitura, após comer o alimento conquistado e preparado por seu filho mais velho. De acordo com as escrituras, Isaque estranhou o fato de ter chegado o cozido tão depressa, e a voz ser de Jacó, mas acabou sendo convencido de que era Esaú.
O que é Jacó:
Jacó significado suplantador em hebraico, ou seja, aquele que segura pelo calcanhar, e em grego, significa "aquele que lutou com Deus". Jacó é um personagem muito importante na Bíblia, pois em diversas passagens aparecem histórias dele e de seu irmão, Esaú.
Gênesis 34:29. e toda sua fazenda, e todos os seus meninos, e as suas mulheres levaram presos e despojaram-nos de tudo o que havia em casa. 3) Depois, Jacó foi enganado pelos 11 filhos sobre a suposta morte de José, que foi vendido como escravo.
33 curiosidades que você vai gostar
Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.
O anjo perguntou o nome de Jacó, e ele respondeu dizendo: – Me chamo Jacó. O anjo respondeu: – Não te chamarás mais de Jacó, mas Israel, porque foste forte contra Deus e contra os homens, e você prevaleceu.
A Bíblia não diz de forma específica porque Rebeca preferia Jacó, só afirma que ela o amava mais que a Esaú. No entanto, sobre a relação de Isaque com Esaú e o motivo da preferência do patriarca em relação ao rapaz é revelada nas escrituras.
(Gênesis 31.3). Jacó retorna à Terra de seus pais com 60 anos (40 anos na ida mais 20 em Padã-Arã) e ainda vê seu pai durante mais 60 anos, que morre com 180 anos de idade, 10 anos antes de Jacó ir para o Egipto encontrar seu filho José (Gênesis 35.28). Jacó viveu 17 anos no Egito (Gênesis 47.28) e morreu aos 147 anos.
Esaú foi considerado o pai dos edomitas que habitaram uma região que hoje é conhecida por Acaba. Os habitantes de Edom - os edomitas - seriam descendentes de Esaú, irmão gêmeo de Jacó (Gn 25-36).
O fim de Esaú em Gênesis
Ele expirou, e morreu, velho e farto de dias e Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram", ouve-se a voz de Deus. Dias depois, durante o último capítulo da fase Jacó, os irmãos se despedem e Esaú parte com a família para habitar suas terras e criar um novo povoado ali.
Devido à primogenitura, José tinha o direito a uma porção dobrada de herança de seu pai Jacó.
Rebeca arma plano, Jacó recebe bênção de Isaque e toma o lugar de Esaú
Gênesis: Esaú vira as costas para Deus e recebe a maldição de Ismael; saiba como· Notícias da TV.
Esaú era o cara, conhecido por todos como o futuro patriarca, herdeiro de tudo que Abraão e Isaque haviam “conquistado”. Pensa em um rapaz forte, corajoso e ousado.
Ele foi pai de três filhos: Jeús, Jalão e Corá — nessa ordem. A esposa número quatro foi Basemate, filha de Ismael, que deu a Esaú apenas um filho, Reuel (Re û ēl, provavelmente se pronunciava “Raguel”) — o mesmo nome de Jetro, o sogro de Moisés [cf. Êx 2.18; Nm 10.29]).
O que se sabe é que toda a trajetória de José ao ser vendido até se tornar governador do Egito durou 13 anos. As escrituras dizem que o rapaz tinha 17 anos quando foi traído pelos irmãos e completava 30 anos quando se apresentou ao faraó para ajudá-lo a interpretar os sonhos que o atormentavam.
Ao morrer com 110 anos, José do Egito viveu 37 a menos que seu pai, Jacó, que morreu aos 147.
Quando José foi levado para o Egito tinha só dezessete anos, quando os irmãos o encontraram, já era um homem maduro. Eles imaginavam que nunca mais veriam José e não faziam idéia de que ele fosse o segundo homem mais poderoso do Egito.
(Gên 29:32-35; 30:16-21). Nos primeiros anos do matrimônio das irmãs, era óbvio que o Jacó amava mais a Raquel do que a Lea. Deus favoreceu Lea com a fertilidade e ela concebe quatro filhos em sucessão rápida. Estes são Rubem, Simeão, Levi, e Judá (Gênesis 29:31-35).
Estudo Especial - Por que Isaque amava mais a Esaú? - Prof Matheus Zandona - YouTube.
Quetura (Hebraico: קְטוּרָה, Moderno Ktura Tiberiano Qəṭûrā ; possivelmente significando "incenso") foi uma concubina e esposa do patriarca bíblico Abraão. De acordo com o Livro de Gênesis, Abraão casou-se com Quetura após a morte de sua primeira esposa, Sara, e tiveram seis filhos.
Esse é o sentido do nome Jacó. Por isso, não há a mudança do nome de Jacó para Israel. O sentido do nome de Jacó é excelente e motivador. Pois bem, segundo a Cultura Cristã, o nome Jacó significa: Enganador, Usurpador.
Por mais que sejam irmãos gêmeos, eles têm grandes diferenças, seja no visual ou na personalidade. Enquanto Jacó é pacífico e ligado às atividades domésticas, Esaú se interessa pela caça, além de mostrar um comportamento feroz e controverso. A rivalidade entre os rapazes fica ainda mais latente quando eles crescem.
Como é feito o perfume almíscar selvagem?
Quem tem pressão alta pode tomar chá de?
Como ajudar alguém que se acha feio?
O que fazer com um pai ausente?
Quem pode averbar tempo de serviço?
Quais os celulares mais vendidos 2021?
Quais são os membros de uma diretoria?
Qual fruta comer com candidíase?
Quais os requisitos para caracterização do cargo de confiança?