Tipos de construções da cultura megalítica
Os monumentos megalíticos são conjuntos de construções milenares feitas com grandes blocos de pedras que pesam toneladas. ... Embora poucos conhecidos, Portugal conserva os monumentos megalíticos mais antigos de toda a Europa, mais antigos até mesmo que Stonehenge, o mais conhecido e visitado monumento megalítico do mundo.
Esses monumentos de pedras foram denominados "megalíticos" e podem ser classificados de: dólmens, galerias cobertas que possibilitavam o acesso a uma tumba; menires, que são grandes pedras cravadas no chão de forma vertical; e os cromlech, que são menires e dólmens organizados em círculo, sendo o mais famoso o de ...
As estruturas megalíticas mais conhecidas são Stonehenge, na Inglaterra, e o Cromeleque dos Almendres, localizado em Portugal. Apesar disso, já foram localizadas estruturas do tipo em diferentes locais, como Irlanda, Itália, Egito, Turquia etc.
Existem três tipos de construções de pedra: o menir, o cromeleque (cromleche) e os dólmens. O primeiro é utilizado normalmente para delimitar um território e, por vezes, vários são agrupados em forma alinhada.
Pedra de grandes dimensões, pouco ou nada desbastada, usada em monumentos dos tempos pré-históricos.
Monumentos megalíticos tumulares colectivos. O nome deriva do Bretão dol = mesa e men = pedra. São constituídos por uma câmara formada por uma grande laje pousada sobre pedras verticais que a sustentam.
Cromeleque: designação é dada a um agrupamento de menires e dólmens organizado em círculo. Os cromeleques acentuam a ideia de recinto sagrado ou lugar de culto. Alguns podem estar relacionados com a astronomia e o estudo de fenômenos celestes.
Cromeleque, ou cromlech, é o conjunto de diversos menires dispostos, normalmente em um ou vários círculos, ou elipses, mas também em rectângulos, em semicírculos ou ainda estruturas mais complexas como o cromeleque dos Almendres, construído entre 3300e 1800a.
De acordo com o historiador Alois Riegl, em sua obra Der moderne Denkmalkultus (1903), em seu Capítulo I, define o que é um monumento:
Alguns dos primeiros monumentos foram dolmens ou menires, construções megalíticas construídas para fins religiosos ou funerários. Exemplos de monumentos incluem estátuas, memoriais (de guerra), edifícios históricos, sítios arqueológicos e bens culturais.
Se houver interesse público em sua preservação, um monumento pode, por exemplo, ser listado como Patrimônio Mundial da UNESCO .
Os monumentos históricos possuem o sentido atribuído a “construção condenada a perpetuar a lembrança de alguém ou alguma coisa”. 1. Construção ou obra que transmite a recordação de alguém ou de algum facto memorável.
Qual novo ingrediente da Heineken?
Quais são os principais fatores apresentados para o aumento da obesidade no Brasil?
Quantas calorias tem 150g de batata doce cozida?
É uma característica do erro sistemático?
Que tipo de alergia a carne de porco pode causar?
Qual documento comprova a conclusão do Ensino Médio?
Quanto custa a tonelada do nióbio?
Qual a melhor certificação Six Sigma?
Qual é o conceito do jogo da velha?
Como fazer a conta do 50 30 20?
Qual a prescrição do crime de falsidade ideológica?
Como são chamados os animais que se alimentam de vegetais e de outros animais?
Quem tem diabetes pode comer carne assada?
O que significa ter consciência para você?
Qual a diferença entre a afasia de Broca e a afasia de Wernicke?