Por isso, é preciso estar atento aos principais sintomas que uma criança com DPAC pode apresentar:Agitação.Desatenção e distração fácil.Dificuldades para ler ou escrever.Dificuldade de memorizar atividades diárias.Dificuldades para entender conceitos de duplo sentido.Dificuldade para identificar a localização do som.
Nesse sentido, o distúrbio do processamento auditivo central (DPAC) é um problema de interpretação do som. O paciente consegue detectar o som, no entanto, o cérebro não consegue compreendê-lo totalmente. O distúrbio também pode ser denominado de transtorno do processamento auditivo ou disfunção auditiva central.
O exame para detectar o DPAC é realizado em cabine acústica e, durante a avaliação, o profissional também utiliza o audiômetro (instrumento elétrico capaz de medir os limites de audição) e um tocador de CD e/ou MP3 player, para a realização dos estímulos acústicos necessários.
O tratamento para o problema auditivo é específico para cada pessoa e envolve treinamento auditivo, intervenções na escola, em casa e com todos que convivem com a pessoa. Para superar a dificuldade auditiva, o paciente pode realizar uma terapia de audição com o fonoaudiólogo.
Assim, desde 2016, o termo DPAC deixou de ser utilizado para dar lugar ao termo TPAC, de modo que todos os profissionais devem usar a mesma terminologia.
17 curiosidades que você vai gostar
É quando a pessoa tem a queixa de não ouvir bem, mas tem audição normal, ou seja, a dificuldade está em processar auditivamente a informação recebida. Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) é a alteração ou falta de habilidade na recepção, análise e processamento da informação que chega pela via auditiva.
O distúrbio do processamento auditivo central (DPAC) - também conhecido como transtorno do processamento auditivo ou doença da incompreensão, é mais comum do que se imagina e, na maioria das vezes, diagnosticado equivocadamente como dislexia ou transtorno do déficit de atenção.
As orientações para escola devem ser feitas pelos profissionais que estão atendendo seu filho. A fonoaudióloga é a especialista indicada para o tratamento do DPAC. Olá, cabe a fonoaudióloga que faz a terapia de DPAC orientar a escola para que trabalhem em conjunto.
Apesar da gravidade do problema, a DPAC tem cura. Uma das principais responsáveis pela pesquisa da terapia para o distúrbio no Brasil, a fonoaudióloga Liliane Desgualdo conta que o tratamento consiste em dar às pessoas os sons que elas deveriam ter ouvido durante as fases de desenvolvimento do processamento auditivo.
Como resolver questões de português?
O que precisa para montar uma torneira?
O que fazer quando o Emissor de NF-E não abre?
Quando se preocupar com rachaduras na parede?
Como resolver as potências e raízes?
Como controlar a temperatura dentro de uma estufa agrícola?
Como descobrir raiz quadrada não exata?
Quais doenças podem ocorrer devido à exposição excessiva a umidade?
Como ocultar um botão de comando no Excel?
Como instalar Visual Studio Code Ubuntu?
Como configurar água no VRAY 20?
O que é o processo de execução trabalhista?
Como identificar um neutrófilos?
Como iniciar o PC pelo prompt de comando?
Como identificar a base coletor e emissor de um transistor?