Sintomas da deficiência de folato A fadiga pode ser o primeiro sintoma. Além dos sintomas gerais de anemia (por exemplo, palidez, irritabilidade, falta de ar e tontura), a deficiência de ácido fólico, caso seja grave, pode causar vermelhidão e dor na língua, diarreia, redução do paladar, perda de peso e depressão.
O Ácido Fólico é um medicamento bem tolerado nas doses recomendadas, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais. Raramente podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, tais como náuseas, distensão abdominal, flatulência e reações alérgicas, tais como eritema, prurido e/ou urticária.
O ácido fólico é um suplemento muito associado a grávidas —com toda razão, afinal é fundamental para a formação do tubo neural (estrutura embrionária que dá origem ao cérebro e à medula espinhal) e desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.
Não comer uma quantidade suficiente de verduras folhosas cruas e frutas cítricas pode causar deficiência de ácido fólico. Anemia, causando fadiga, palidez, irritabilidade, falta de ar e tonturas pode se desenvolver.
O ácido fólico é encarregado de reduzir o risco de deficiências no cérebro e na coluna vertebral, chamados deficiências do tubo neural. O tubo neural se converte no cérebro e na medula espinhal do bebê no primeiro mês de gestação, sendo este período o de maior risco para a formação de deficiências.
32 curiosidades que você vai gostar
O ácido fólico deve ser iniciado no mínimo 30 dias antes de engravidar e seu uso deve ser continuado até o final do primeiro trimestre de gestação. A dose recomendada é de 0,4mg por dia para prevenção de defeitos do tubo neural. Para pacientes consideradas de risco deve-se ingerir uma dose de 4-5g/dia.
“O excesso de ácido fólico pode prejudicar os genes que fazem a maturação do encéfalo e causar alguma má formação, podendo desenvolver autismo ou autismo parcial”, explicou Antonio Cabral, doutor em obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal ...
No mínimo, recomenda-se a ingestão de 0,4 mg de ácido fólico, podendo ser tomado até a dosagem de 5 mg diário. Não há comprovação de que tomar ácido fólico engorda.
Doses recomendadas de ácido fólico
Geralmente, a dose recomendada de ácido fólico na gravidez é de 600 mcg por dia, porém como muitos dos comprimidos utilizados são de 1, 2 e 5 mg, é comum o médico recomendar a ingestão de 1 mg, para facilitar a toma do remédio.
O que é uma tabela nutricional?
O que causa a tireoide e quais são os sintomas?
Como utilizar o alecrim para a queda do cabelo?
Como chama lixeiro em Portugal?
Como saber se o cachorro está com pedra na vesícula?
Quantos ingressos foram vendidos para SP e Juventude?
Como preparar a pele para descolorir os pelos?
Como é o repouso de cirurgia pterígio?
Em que situações é permitida a reprodução de uma obra intelectual?
Qual é o sobrenome mais importante?
Qual a maior cidade do interior do país?
O que pode ser falha na barba?
Pode colocar o transformador em cima da geladeira?