Os primeiros sintomas de infecção pelo hantavírus podem surgir entre 5 a 60 dias (em média 2 semanas) após a infecção, podendo haver febre, dor de cabeça, cansaço, dores musculares, náuseas, vômitos ou dores abdominais.
Febre alta, mal-estar, dor muscular especialmente na panturrilha, de cabeça e no tórax, olhos vermelhos, tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação e manchas vermelhas no corpo são os principais sintomas da leptospirose.
Quais são os sintomas da leptospirose
“O principal sintoma nos quadros brandos são olhos e pele amarelados. A urina também sai escura e em menor quantidade e surgem febre e dor muscular, especialmente nas panturrilhas e nas pernas”, relata o especialista.
O período de incubação, ou seja, tempo entre a infecção da doença até o momento que a pessoa leva para manifestar os sintomas, pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.
Não é necessário realizar quimioprofilaxia para leptospirose por ter havido contato com urina de rato. O que deve ser feito é manter-se o alerta para aparecimento de sintomas, de forma a permitir o diagnóstico precoce e tratamento oportuno.
33 curiosidades que você vai gostar
Nas formas mais graves geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar. O doente pode apresentar também hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte.
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina do rato.
...
Sintomas:Febre.Dor muscular (panturrilha)Náuseas e vômitos.Cefaléia.Icterícia (pele e mucosas amareladas)
"As fezes de rato transmitem a leptospirose e os sintomas não aparecem assim de imediato. Podem levar até doze dias para aparecerem e são um pouco diferentes do quadro apresentado. Além da dor abdominal e do vômito, que foi o caso do paciente, surge um quadro febril muito forte também.
Você só precisa procurar atendimento médico se ocorrer algum sintoma local, como infecção, ou sintomas sugestivos de leptospirose, como dor no corpo, febre, dor de cabeça, vômitos, etc.