O maior problema de intoxicação por comigo-ninguém-pode ocorre quando há a ingestão de algumas das partes da planta. Os sintomas principais são dor e inchaço na língua, cólicas, salivação excessiva, dificuldade de realizar a deglutição, sangramento gastrointestinal, vômitos e diarreias.
Atenção: Em caso de intoxicação por ingestão dessa planta, o tratamento geralmente inclui antiespasmódicos, analgésicos e anti-histamínicos. É importante lavar abundantemente a boca, procurar um médico e não provocar o vômito ou ingerir qualquer substância.
De forma geral, os principais sintomas de intoxicação de animais por plantas envolvem:Apatia;Diarréia;Vômito;Tremores;Falta de coordenação;Salivação excessiva.
Se você presenciar uma situação de intoxicação, precisa buscar ajuda médica. Nada de leite, líquido, não provoque o vômito. Guarde a planta e leve ao hospital. Você também pode ligar para o SINITOX, um serviço 24h, público, que dá instruções de como proceder em caso de intoxicação: 0800 722 6001.
A intoxicação é uma manifestação clínica dos efeitos nocivos resultantes da interação entre uma substância química e um sistema biológico. Todas as plantas são potencialmente tóxicas, pois produzem substâncias que podem agir como um toxicante, dependendo da dose, via de entrada e tempo de exposição.
19 curiosidades que você vai gostar
"Das 339 intoxicações com vegetais ocorridas em 2008, o comigo-ninguém-pode foi a recordista com 107 casos", afirma Maria Gorete. Essa planta provoca necrose na pele onde sua seiva toca e, se ingerida, pode provocar edema nos lábios, na língua e nas cordas vocais, ocasionando asfixia.
A planta “comigo-ninguém-pode”, por exemplo, é encontrada com muita freqüência nas residências, nos jardins ou em vasos. A ingestão dessa planta pode causar edema das membranas mucosas, provocando dificuldade de deglutição. Se o edema for intenso, a vítima corre risco de vida devido à total obstrução das vias aéreas.
Antes de se adquirir a planta, é preciso saber que não se deve ter contato direto com a planta, nem mastigar as suas folhas, pois como a planta comigo ninguém pode é venenosa, o simples contato com a pele ou a língua pode causar uma série de reações alérgicas, que podem ser fatais caso a planta seja ingerida.
O amarelamento é decorrente da falta de clorofila. Os motivos para esse problema podem ser vários: deficiência de nutrientes, ataque de pragas, regas excessivas ou insuficientes, raiz podre, entre outros.
A falta de adubo deixa as folhas amareladas e acaba por prejudicar o crescimento das suas plantas, por isso, é necessário adubar de forma correta. Oferecer a quantidade de adubo necessária para elas as mantém saudáveis, assim, o ideal é manter uma rotina de adubação da terra.
Este é um sinal de que é preciso regar com maior frequência e regularidade. Mas se esta for a razão do amarelamento, dificilmente a planta conseguirá se recuperar. Cada espécie tem sua particularidade em relação a quantidade necessária de luz solar para sobreviver. Uma boa dica é experimentar mudar o vaso de lugar.
Caso sua planta esteja amarelada, experimente trocar o vaso de lugar. Está no sol? Mude-o para um lugar com sombra. O vento também influencia, então, caso o vaso se encontre em um local com grande corrente de ar, passe a deixá-lo em um ambiente mais protegido.
Beladona é nativa da Europa, norte da África e Ásia ocidental. É também uma das plantas mais venenosas do mundo, pois contém toxinas que causam delírios e alucinações. Outros sintomas de envenenamento incluem perda da voz, boca seca, dores de cabeça, dificuldade respiratória e convulsões.
Assim como os animais, algumas plantas, como a comigo ninguém pode também perdem água por transpiração. Quando transpiram, as gotas de água que se formam nas folhas, escorrem e transmitem a impressão de que elas estão chorando.
Plantas tóxicas: 10 espécies belas e perigosas!Comigo-ninguém-pode. Partes venenosas: folhas, caule e seiva. ... Saia-branca. Partes venenosas: folhas, flores, frutos, caule e sementes. ... Lírio-do-vale. Partes venenosas: folhas, flores, frutos, caule e sementes. ... Espirradeira. ... Bico-de-papagaio. ... Caládio. ... Coroa-de-cristo. ... Mamona.
O óleo de mamona (ou olho de rícino), velho conhecido de quem sofre de prisão de ventre, é produzido a partir dessas sementes. Mas é justamente por causa da proteína ricina que a planta tem a reputação de ser a mais venenosa do planeta.
Confira agora a lista com as plantas mais venenosas do mundo.Nerium Oleander. Crédito: Wikimedia Commons. ... Cicuta Maculata. Crédito: scott.zona /Wikimedia Commons. ... Abrus Precatorius. Crédito: Wikimedia Commons. ... Atropa Belladonna. Crédito: H. ... Ricinus Communis. ... Taxus Baccata. ... Ageratina Adenophora. ... Aconitum.
As plantas tóxicas, tais como comigo-ninguém-pode e copo-de-leite, são responsáveis por uma grande quantidade de acidentes, que normalmente envolvem crianças. Folhas coloridas e flores chamativas e cheirosas. São várias as características que deixam as plantas atrativas aos nossos olhos.
A toxicidade apresentada por uma espécie vegetal pode ser dependente de fatores relacionados às plantas e ao indivíduo. No primeiro caso, fatores como estocagem do material vegetal, a dose utilizada, a forma de uso, as interações entre plantas medicinais utilizadas conjuntamente (Rates, 2001. Plants as source of drugs.
As plantas produzem substâncias tóxicas para se defenderem dos herbívoros. ... Para se proteger de suas próprias toxinas e evitar que suas membranas celulares sejam danificadas, as plantas de tabaco armazenam essas substâncias em uma forma não tóxica, que é sintetizada de maneira muito particular.
Formas de intoxicação:
Contato direto: no preparo, aplicação ou qualquer tipo de manuseio com o produto. Contato indireto: contaminação de água e alimentos ingeridos. Os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão.
Em caso de inalação de um produto:retire a pessoa fora do ambiente contaminado, de preferência para o ar livre.contacte a Linha do Centro de Informação Antivenenos (CIAV) – 800 250 250.
Você já ouviu falar da planta Urtiga? É uma espécie de folhagem que causa queimaduras a quem ouse encostar-se em suas folhas.
Como identificar uma canceriana?
Como que escreve massa de tomate?
Como organizar os serviços da empresa?
O que é comunidade e sociedade para Robert Nisbet?
Como trocar cilindro do toner Brother?
Porque meu celular fica vibrando sozinho?
Como se escreve em inglês a palavra família?
Como escrever o número 45 em romanos?
Qual a palavra certa revisar ou Revizar?
Como são estruturados os versos e as estrofes do poema?
Como a recepcionista deve atender o telefone?