Fermentação alcoólica é o processo de transformação de açúcares fermentescíveis (glicose, frutose) em etanol e dióxido de carbono (CO2).
O homem utiliza os dois produtos dessa fermentação: o álcool etílico empregado há milênios na fabricação de bebidas alcoólicas (vinhos, cervejas, cachaças etc.), e o gás carbônico importante na fabricação do pão, um dos mais tradicionais alimentos da humanidade.
Com a fermentação é possível obter alguns produtos, como pães, iogurtes, vinhos etc. Vinho, cerveja e pães são alguns dos produtos que podemos obter a partir da fermentação. A fermentação é um processo no qual ocorre a quebra da glicose sem nenhum consumo de oxigênio.
Tipos de FermentaçãoFermentação alcoólica. A fermentação alcoólica acontece em duas etapas. ... Fermentação lática. Já a fermentação lática pode acontecer tanto em animais (inclusive no próprio ser humano) quanto em plantas e minerais. ... Fermentação natural. ... Fermentação acética.
A fermentação acética é uma reação química que consiste na oxidação parcial do álcool etílico, com produção de ácido acético. Este processo é utilizado na produção de vinagre comum e do ácido acético industrial. Desenvolve-se também na deterioração de bebidas de baixo teor alcoólico e na de certos alimentos.
40 curiosidades que você vai gostar
A fermentação acética caracteriza-se pelo ácido acético (principal composto do vinagre) como seu componente final, ocorre quando o etanol entra em contato com espécies específicas e bactérias (Pseudomonaceae, Acetobacter ou Gluconobacter.) transformando-o em ácido acético por oxidação.
Na fermentação lática, o NADH transfere seus elétrons diretamente para o piruvato, gerando ácido lático (C3H6O3) como subproduto. Esse tipo de fermentação é realizado por bactérias que fermentam o leite, gerando produtos como iogurtes, que tem o sabor levemente azedo devido ao ácido lático.
A maioria dos pães são fabricados utilizando leveduras como agentes de fermentação, essas leveduras são conhecidas como Saccharomyces cerevisiae. Nesse processo de fermentação, as leveduras fermentam os açúcares, produzindo álcool etílico e dióxido de carbono.
Por meio da fermentação, a glicose é parcialmente degradada na ausência de oxigênio, originando substâncias mais simples, como o ácido lático, o ácido acético e o álcool etílico, produtos respectivamente da fermentação lática, acética e alcoólica.
O que fazer para ter alta performance?
Como mostrar autoridade a um cão?
Qual o cabo ideal para TV digital?
Como limpar o espelho com jornal?
Para que serve o pó finalizador?
Como deixar de ter pena das pessoas?
Como não ficar com medo depois de assistir filme de terror?
Como fazer um Guarda-roupa do zero?
Como não ter ereções noturnas?
Quanto é cobrado para montar um Guarda-roupa?
É correto pagar taxa de iluminação pública?