Neste tipo de raiz subterrânea, típica das dicotiledôneas, é possível detectar com clareza uma raiz principal distinta das raízes secundárias, como na ilustração abaixo:Raiz axial ou pivotante. ... Raiz Ramificada. ... Raiz Fasciculada. ... Raízes tuberosas. ... Figueira estranguladora em um Cipreste. ... Raízes grampiformes.
A raiz de milho é um exemplo de raiz fasciculada. As raízes aéreas ficam em contato com o ar, fora do solo; em geral, além da fixação da planta em algum suporte hospedeiro, elas permitem trocas gasosas em solos pobres em oxigênio. Já as raízes aquáticas ficam mergulhadas na água.
As raízes aquáticas são encontradas em plantas que vivem na água. Elas auxiliam na absorção de nutrientes. Exemplos: vitória-régia e aguapé.
Elas podem ser encontradas nas plantações de cenoura, batata-doce, nabo, mandioca e beterraba. As raízes adventícias caracterizam-se por surgir de qualquer parte do caule ou das folhas, e penetrando no solo.
As raízes podem ser classificadas de acordo com a sua origem, sendo reconhecidos basicamente dois tipos: raízes normais e raízes adventícias. a) Normais: são aquelas raízes que têm origem a partir da radícula. Compreendem as raízes normais a raiz principal e todas as suas ramificações, ou seja, as raízes secundárias.
20 curiosidades que você vai gostar
Raízes SubterrâneasRaiz Axial ou Pivotante. Neste tipo de raiz subterrânea, típica das dicotiledôneas, é possível detectar com clareza uma raiz principal distinta das raízes secundárias, como na ilustração abaixo: ... Raiz Ramificada. ... Raiz Fasciculada. ... Raiz Tuberosa. ... Raiz Estranguladora. ... Raiz Grampiforme ou Aderente.
A origem da raiz principal de um vegetal superior é uma pequena região do embrião contido na semente: a radícula.. As raízes laterais, por sua vez, se originam da raiz principal ou de outra raiz já existente. Há casos, contudo em que uma raiz se origina de um outro órgão como o caule e a folha.
RAÍZES COM ORIGEM NÃO EMBRIONÁRIA: ADVENTÍCIAS
Essa designação é atribuída às raízes com origem a partir do caule, de folhas ou de qual- quer outra parte do vegetal, que não seja a raiz primária ou suas ramificações.
As raízes podem se diferenciar quanto à organização, basicamente, em dois tipos: axial e fasciculada. A raiz axial ou pivotante; é formada por uma raiz principal da qual partem ramificações ou raízes secundárias.
Como trabalhar o projeto de leitura?
Como conectar Wi-Fi no celular pelo roteador?
Qual será o futuro do bitcoin?
Como proteger o cabelo com progressiva da água de piscina?
Quais são as atividades de comércio?
O que diz o artigo 165 da Constituição Federal?
Qual animal que faz o café mais caro do mundo?
Quais os nomes de anjos que aparecem na Bíblia?
Quais os riscos de fazer criolipólise?