Os seres humanos apresentam diversas tonalidades de pele e de pelos. A coloração dessas estruturas resulta da interação de vários pigmentos, como carotenoides, hemoglobina e a melanina, sendo esse último o principal responsável por promover a coloração.
A melanina é uma substância derivada do aminoácido tirosina que contribui para a pigmentação de determinadas partes do corpo. Algumas peles, pelos, cabelos e olhos recebem a melanina o que lhes confere a cor marrom e quando mais concentrada o preto.
A produção da melanina pelos melanócitos é feita a partir da oxidação progressiva do aminoácido tirosina. Assim, quanto maior a quantidade de melanina produzida, mais escuro será o tom da pele e vice-versa. Isso nos leva a concluir que toda forma de pele possui a mesma constituição.
Podem ser: eumelanina, feomelanina, neuromelanina e alomelanina. Eumelanina (poli 5-6 indolquinona): corresponde a forma mais comum das melaninas, com coloração marrom ou preta, alcalina e insolúvel em água. Presente nos cabelos, pele e olhos, exercendo efeito fotoprotetor.
A melanina desempenha função essencial na uniformidade do tom da pele, na pigmentação pilosa e na fotoproteção contra lesão do DNA induzida por UV. A produção de melanina pode ser alterada por alguns fatores internos (reações inflamatórias ou hormonais) ou por fatores externos (exposição solar).
Melanina: qual é a função dessa substância na pele? Além de dar coloração à pele, olhos e cabelo, a maior função da melanina é ajudar a proteger o corpo e organismo dos impactos da radiação solar. Quando há uma alta exposição dos raios UV, ocorre uma produção maior de melanina.
A melanina é uma proteína presente no corpo que dá coloração aos olhos, cabelos e principalmente à pele. Ela é gerada pelos melanócitos - células que ficam na camada superior à derme - e, normalmente, apresenta coloração amarronzada.
Contribuem, no entanto, para a coloração da pele, pigmentos exógenos amarelos, que são os carotenóides e também o tom vermelho dado pela hemoglobina oxigenada ...
E finalmente, a parte superior, externa, é uma camada fina chamada epiderme. A cor da pele se deve à quantidade de um polímero natural, a melanina, um pigmento biológico que é produzido na epiderme. Esse polímero é quimicamente considerado de massa e complexidades variáveis, sendo sintetizados pelos melanócitos.
A cor natural da pele de uma pessoa afeta sua reação à exposição ao sol. Geralmente, aqueles que começam com uma cor de pele mais escura e mais melanina têm melhores habilidades para se bronzear. Indivíduos com pele muito clara e albinos não têm capacidade de se bronzear.
A cor natural da pele também pode escurecer como resultado do bronzeamento devido à exposição à luz solar. A teoria principal é que a cor da pele se adapta à intensa irradiação solar para fornecer proteção parcial contra a fração ultravioleta que produz danos e, portanto, mutações no DNA das células da pele.
É crime investir em criptomoedas?
Quanto tempo demora para sair o vermelho da cicatriz?
É possível a concessão da tutela provisória na sentença?
Para que serve a guia de Iemanjá?
Qual o paraíso astral de Escorpião?
Quando se faz radioterapia e quimioterapia?
Para que serve vitamina C com complexo B?
O que é uma oração Conformativa?
Como identificar câncer na tomografia?
O que mais a Argentina exporta?
Qual o valor do salário de Fátima Bernardes?
Como puxar assunto fazendo perguntas?
Para que serve selante LED UV?
Porque os filhos fazem birra com a mãe?
Qual a fruta bom para quem sofre de asma?
Quais são os sintomas de câncer nas amígdalas?
Quais as atitudes de uma pessoa que respeita e prática a ética?