Agora que você já sabe o que são indicadores de estoque, vamos conhecer os principais e como eles podem ajudar na rotina da sua empresa.1 – Giro de estoque. O giro é, sem dúvidas, um dos principais indicadores de estoque. ... 2 – Ruptura de estoque. ... 3 – Taxa de retorno. ... 4 – Perdas. ... 5 – Tempo de reposição.
KPIs, ou Indicadores de Desempenho, são definidos como uma forma quantificável de medir o quão bem uma empresa está cumprindo seus objetivos estratégicos e operacionais. Você pode pensar nisso como uma forma de medir a eficácia de sua estratégia geral e das equipes que a executam.
6 indicadores de gestão de estoque1 – Giro de estoque. De todos os indicadores de gestão de estoque, este talvez seja o mais comum. ... 2 – Ruptura de estoque. Imagine que a sua empresa vende 10 marcas de determinado produto, mas a marca “X” está em falta. ... 4 – Perdas no estoque. ... 5 – Taxa de retorno. ... 6 – Tempo de reposição.
Entre os indicadores de desempenho logístico de maior relevância, destacam-se:1 Status de serviço de entregas. ... 2 Índice de ocorrências. ... 3 Tempo de ciclo do pedido. ... 4 Percentual de cargas rastreáveis. ... 5 Nível médio de estoque. ... 6 Acuracidade de inventário. ... 7 Custos logísticos da empresa.
Contagens confiáveis de estoque – Aqui trata-se de um benefício de mão dupla: ao contar o estoque corretamente, obtemos acuracidade e, com maior acuracidade, podemos contar com mais eficiência. O truque para alcançar isso é contar com as tecnologias e processos corretos.
22 curiosidades que você vai gostar
Ambos podem ser calculados a partir das seguintes fórmulas:Acuracidade = quantidade de itens com saldo correto / quantidade de itens verificados x 100.Divergência = quantidade física – quantidade no sistema / quantidade no sistema x 100.
Como calcular o giro de estoque?GIRO DE ESTOQUE = TOTAL DE VENDAS ÷ VOLUME MÉDIO DE ESTOQUE.GIRO DE ESTOQUE = 39.000 ÷ 3.000.GIRO DE ESTOQUE = 13 giros por ano.
Os indicadores de desempenho logístico são métricas quantitativas que possuem o objetivo de mensurar e avaliar determinados processos empresariais, ajudando a apontar pontos fortes e pontos a serem melhorados dentro do negócio.
Quais são os 5 principais indicadores de transportes?On-Time & In-Full (OTIF) Também conhecido como “pedido perfeito”, esse KPI mensura o nível das entregas da empresa. ... On-Time Delivery (OTD) ... Custo de transporte como um % das vendas. ... Order Cycle Time (OCT) ... Nível médio do estoque.
Quais são os indicadores de desempenho mais utilizados?Indicadores de lucratividade. Este é um dos indicadores de desempenho mais utilizados. ... Indicador de eficácia. ... Indicador do valor de ticket médio. ... Indicador de turnover. ... Indicadores estratégicos.
Em uma indústria podem existir pelo menos 4 tipos de estoque operacionais, sendo eles: estoque de segurança, estoque de fluxo, estoque de ciclo e estoque sazonal.
Temos dez tipos de indicadores de desempenho de processos:Indicador de produtividade;Indicador de eficiência;Indicador de eficácia;Indicador de efetividade;Indicador de qualidade;Indicador de capacidade;Indicador de lucratividade;Indicador de competitividade;
Uma forma de controlar e medir a gestão de estoques pode ser feita através da utilização de indicadores de avaliação de desempenho. As empresas buscam cada vez mais desenvolver indicadores que mostrem de forma real os níveis de estoques, o valor financeiro investido, a acurácia dos materiais, dentre outros.
A curva ABC tem, como principal finalidade, classificar todos os produtos que compõem o estoque de uma empresa de acordo com o grau de importância de cada um deles. Essa classificação pode ser feita de acordo com os preços de custo ou preços de venda de cada produto do estoque.
Quais são os principais tipos de estoque?Estoque de antecipação ou sazonal. O estoque sazonal é muito útil em datas comemorativas. ... Estoque consignado. ... Estoque inativo. ... Estoque máximo. ... Estoque mínimo. ... Estoque de proteção ou estoque isolador. ... Estoque de segurança. ... Estoque regulador.
As funções dos estoques são dispor de um produto ou serviço para o cliente com os custos do fornecimento o mais acessível possível. ... Gerenciando incertezas: significa a incerteza das vendas futuras, sendo que o estoque de segurança auxilia com certo grau de segurança nessa função.
10 exemplos de indicadores para transporte de cargas1 – Custo operacional total. ... 2 – Receita gerada por quilo transportado. ... 3 – Relação entre faturamento e gastos com combustível. ... 4 – Índice de entregas com avarias. ... 5 – Não conformidade na entrega. ... 6 – Entregas dentro do prazo. ... 7 – Tempo de atraso nas entregas.
Indicadores de qualidade são ferramentas utilizadas para medir e acompanhar o desempenho de uma empresa e estão entre os principais tipos de indicadores de desempenho de processos, os famosos KPIs (Key Performance Indicators).
Sendo o total de horas trabalhadas no mês nada mais que o número de dias trabalhados no mês vezes a quantidade de horas trabalhadas por dia. ser percorrida dividida pela velocidade média que o veículo consegue atingir no trecho em questão.
Também conhecidos como Indicadores Chave de Desempenho, Key Performance Indicator ou simplesmente KPIs, os indicadores de desempenho logísticos são métricas quantitativas, utilizadas para medir e avaliar de forma objetiva o desempenho dos processos mais importantes na logística de uma empresa.
No armazém, os KPIs de logística ou Indicadores-Chave de Desempenho são um dos tipos de métricas mais utilizados atualmente nas empresas do setor logístico, pois servem para medir objetivamente o desempenho dos processos produtivos.
6 KPIs de logística que você deve utilizarCusto operacional total. ... Percentual de mão de obra no custo total. ... Retorno Sobre o Investimento (ROI) ... Percentual de entregas com avarias. ... Tempo de espera para resolução de problemas. ... Tempo entre o pedido e o recebimento das mercadorias.
A COBERTURA indica o tempo que o estoque, em determinado período, consegue cobrir as demandas futuras, sem haver a necessidade de suprimento. O GIRO demonstra a qtde de vezes que um itens foi renovado durante um período, ou seja, quantas vezes houve a venda e reposição).
Em logística, o antigiro, ou taxa de cobertura, é o período de tempo que um estoque cobre o consumo da empresa. Este índice é calculado a partir da média de estoques e o seu consumo e é bastante útil para a análise de estoques.
Índice de acuracidade:
Trata-se de um índice global do evento do inventário que determinará o nível de confiabilidade do estoque como um todo e que se calcula de acordo com a fórmula (figura 1).
Como pode ser classificado o nervo?
Como se formam as imagens na televisão?
Como podar uma árvore para ele não crescer muito?
Como ocorre o processo MIG MAG?
O que é analisado em um processo de recrutamento?
Como pode ser calculada a proporção?
Em que casos se deve solicitar home care?
Como pedir isenção de ICMS para PCD em São Paulo?
Como pode ser classificado um grupo de leões vivem na savana?
Como solicitar inscrição estadual DBE?
Quais são as partes de um hospital?
Quanto ao número de camadas como o tecido epitelial pode ser classificado?
O que é centro de massa ou centro de gravidade de um corpo qualquer?
Quem teve auxílio emergencial negado pode pedir de novo?
Como era a educação no Brasil em 1930?
Por que as projeções ortogonais não devem ser representadas no 2 e 4 Diedros?