Dentre os fatores que influenciam o desenvolvimento, ressaltam-se as condições nutricionais, ambientais, a estimulação que pode ser favorecida pela relação familiar com a rotina da criança e, além desses, o padrão cultural, o nível educacional e socioeconômico da família.
Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio.
Fatores que influenciam o desenvolvimento humano
Hereditariedade – a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. A inteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra. Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico.
-Aspectos biológicos: o estado físico influência as atitudes e comportamentos humanos, o estado de saúde, os hormônios e estado mental são fatores que influenciam o comportamento humano.
Logo, observamos que o indivíduo ao se desenvolver, é influenciado pela raça, etnia, cultura, estilo de vida, sistema familiar e condição socioeconômica (classe social, educação, ocupação e renda).
37 curiosidades que você vai gostar
Portanto, o processo de crescimento está influenciado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (ambientais), dentre os quais destacam-se a alimentação, a saúde, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança, que atuam acelerando ou retardando esse processo.
Em relação aos fatores que influenciam o processo de desenvolvimento, estão os intrínsecos – sexo, composição corporal e doenças e os extrínsecos são nível socioeconômico, influências culturais, ambientais e biológicas, nível de atividade física, nutrição, diferenças étnicas, e de clima e localização geográfica (CAMPOS ...
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.
A primeira etapa motora que o bebê deve alcançar é o controle de cabeça até três meses de vida. O rolar deve aparecer por volta dos cinco meses e o sentar sozinho aos seis meses. Aos oito meses, a criança deve assumir a postura sentada sozinha e aos nove meses deve engatinhar e se puxar para a postura de pé.
Essas ações seguem uma organização das estruturas cerebrais, e um calendário maturativo lógico.Fatores ambientais ou contextuais que interferem no desenvolvimento motor. ... Influências de fatores socioeconômicos. ... As influências socioculturais. ... Influências do estímulo e da privação. ... Sexismo nas atividades motoras.
Além das diversas teorias e modelos, existem fatores que podem afetar a aquisição de habilidades motoras, tais como fatores internos e externos, motivação, feedback, características individuais, ambiente da aprendizagem e organização da prática e a tarefa a ser aprendida.
Como influências do ambiente e da tarefa, oportunidade de prática estruturada e instrução apropriada são fatores determinantes (parâmetros de controle - na linguagem dinâmica) para que novas habilidades motoras sejam adquiridas e, principalmente, refinadas ao longo do ciclo desenvolvimental, incluindo-se neste ...
Além dos fatores teratogênicos e dos erros genéticos, outros fatores, tais como: (1) a idade da mãe, (2) paridade, (3) nutrição, (4) incompatibilidade de Rh, (5) anormalidades genéticas, (6) posição fetal, (7) estresse materno, (8) ocupação da mãe também podem afetar o desenvolvimento humano (GABBARD, 2000).
Níveis mais baixos de escolaridade dos pais, principalmente da mãe parecem afetar de forma negativa o desenvolvimento infantil. A escolaridade materna interfere no cuidado da mãe com criança, na organização do ambiente e nas oportunidades motoras disponibilizadas para favorecer o desenvolvimento motor.
Especialmente na primeira infância, a aprendizagem é fortemente influenciada por todo o meio onde a criança se encontra e com o qual interage. A criança aprende no ambiente de seus relacionamentos, que por sua vez afetam todos os aspectos de seu desenvolvimento.
Refere-se aos atos de pegar, gatinhar, andar, correr, saltar, girar, rolar, são esses movimentos que constatamos na fase da educação infantil. As crianças de 3 a 4 anos as atividades são tarefas motoras de estabilização, locomoção e manipulação podendo ser coordenadas por movimentos.
O desenvolvimento motor é de extrema importância, pois e com isso que as crianças são capazes de controlar seu próprio corpo. O desenvolvimento motor e o processo no qual ocorre uma maturação do sistema nervoso central (cérebro) permitindo que tanto receba informações do meio quanto interaja com o meio ambiente.
As habilidades motoras fundamentais são compostas por habilidades de locomoção (correr, saltar, rolar), de estabilidade (equilibrar-se sobre uma perna ou sobre uma barra de equilíbrio) e de manipulação (arremessar, chutar, pegar) (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013; RUDD et al., 2015), as habilidades também são ...
Especificamente, aquisição de habilidades motoras é o resultado de um mapeamento dinâmico entre percepção e ação, ou seja, um mapeamento do relacionamento entre as ações realizadas pelo executante e as consequências sensoriais provenientes desta ação.
Nesta perspectiva, as habilidades proposta no quadro a seguir não deverão ser tratadas fora de um contexto.Habilidades motoras básicas – manipulação. HABILIDADES MANIPULATIVAS. ... Arremessar e lançar. ... Chutar. ... Rebater. ... Receber. ... Agarrar.Habilidades motoras básicas - Locomotoras. ... Correr.
Tempo total, amplitude de movimento e grupamento muscular. Tempo total, força relativa e sequência dos componentes.
Expressar um sorriso, virar de bruços, rolar na cama, sentar, engatinhar, falar, andar. Essas são algumas das habilidades que vão sendo adquiridas pelos bebês na medida em que os meses vão passando. Essas mudanças evolutivas são os chamados “saltos” ou “marcos” de desenvolvimento.
Marcos normais do desenvolvimento neurológicoDesenvolvimento motor: ... Desenvolvimento da fala: ... Desenvolvimento social:
✔ MARCOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL:
– Tenta pegar objetos suspensos; – Interage com a mãe com um diálogo próprio; – Sustenta a cabeça; – Traz os pés em direção à boca (deitado de barriga para cima);
O desenvolvimento motor é a alteração do comportamento motor humano durante a vida, visando sua individualidade e as tarefas impostas pelo meio em que se está. Os alunos foram observados, antes da aplicação dos testes, no período de dois meses, durante o estágio realizado no colégio.
O que é e qual a finalidade da ação pauliana?
Como acrescentar o nome do marido após casamento?
Por que a voz de Marrone não aparece?
Porque a flor da pitaya só abre a noite?
Como fazer a descrição de uma empresa?
O que aplicar primeiro shampoo condicionador ou máscara?
Pode comer antes de tomar Lacto-purga?
O QUE DIZ A terceira emenda americana?
Como calcular quantos quilos de adubo por hectare?
Quais são os tipos de própolis?
Qual a média de tempo para cirurgia de menisco?
O que fazer quando estoura o cartão de crédito?
Qual melhor bairro para morar em Cascavel?
Quanto tempo produz um pé de café?