Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta - Exerce a função de objeto direto. Exemplo: Nós desejamos que sua vida seja boa. Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta - Exerce a função de objeto indireto. Exemplo: Recordo-me de que tu me amavas.
Oração subordinada substantiva objetiva indireta
É aquela que exerce a função de objeto indireto da oração principal. Exemplos: Ele me convenceu de que eu estava errada.
A diferença, portanto, entre ambas as orações é que na oração subordinada substantiva objetiva direta o sujeito está claro, definido, enquanto na oração subordinada subjetiva ele não se encontra.
Oração subordinada substantiva subjetiva
É quando a oração exerce função de sujeito. Para encontrar o sujeito em qualquer frase, você deve fazer a pergunta “que é que…?”. Veja um exemplo: Não era permitido que as mulheres jogassem futebol.
As orações subordinadas substantivas objetivas indiretas possuem o valor de objeto indireto do verbo da oração principal, sendo iniciadas por preposição. Exemplo: O gerente precisa (de) que esteja tudo em ordem. Oração subordinada substantiva objetiva indireta: que esteja tudo em ordem.
28 curiosidades que você vai gostar
A oração subordinada substantiva objetiva indireta atua como objeto indireto do verbo da oração principal. Vem precedida de preposição. Por Exemplo: Meu pai insiste em meu estudo.
3 – Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta é aquela que exerce a função de objeto indireto da oração. 4 – Oração Subordinada Completiva Nominal é aquela que exerce a função de complemento nominal de um termo da oração principal.
A oração principal é sempre incompleta, ou seja, alguma função sintática está faltando. As orações subordinadas desempenham a função sintática que falta na principal: objeto direto, indireto, sujeito, predicativo, complemento nominal... Ex.: O rapaz gostava / de que todos olhassem para ele.
As orações subordinadas substantivas subjetivas são aqueles que exercem a função de sujeito de uma outra oração. Nesse contexto, o verbo aparece sempre na 3ª pessoa do singular em uma das quatro situações abaixo: 1) Verbos como convém, parece, urge, consta, ocorre, acontece, entre outros: Convém que eles cheguem cedo.
a) Como o rapaz reage ao pedido da moça? Ele hesita, mas acaba matando o inseto.
As subordinadas completivas (chamadas integrantes, na tradição luso-brasileira) são basicamente orações introduzidas normalmente pelas conjunções integrantes que ou se (Cunha e Cintra, Nova Gramática do português Contemporâneo, p. 596).
Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.
Orações Subordinadas Adjetivas Restritivas
Ao contrário das orações explicativas, as orações restritivas restringem ou delimitam o significado de seu antecedente, e não são separadas por vírgulas. Exemplos: As pessoas que são racistas merecem ser punidas. Oração Principal: As pessoas merecem ser punidas.
Orações SubordinadasAs orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem função de substantivo. ... As orações subordinadas adjetivas são aquelas que exercem função de adjetivo. ... Leia também: Exercícios de orações subordinadas adjetivas.As orações subordinadas adverbiais são aquelas que exercem função de advérbio.
As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem a função de substantivo e podem ser classificadas em: subjetiva, predicativa, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta e apositiva.
Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem.
Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.
O período composto por subordinação é formado pela oração principal e pela oração subordinada. A oração subordinada tem uma função sintática em relação à oração principal e, justamente por esse motivo, é chamada de subordinada. Exemplos: Quero/ que ele volte!
Tipos de orações coordenadasOração coordenada sindética aditiva. ... Oração coordenada sindética adversativa. ... Oração coordenada sindética alternativa. ... Oração coordenada sindética conclusiva. ... Oração coordenada sindética explicativa.
Complemento nominal e adjunto adnominal
Enquanto o complemento nominal tem a função de completar um substantivo, adjetivo ou advérbio, o adjunto adnominal caracteriza um substantivo. Exemplos: Detesto a demora do ônibus. (“do ônibus” é complemento nominal, pois completa o sentido do substantivo “demora”)
Esse tipo de oração - que recebe o nome de oração subordinada substantiva completiva nominal - cumpre o papel de complemento nominal de um termo da oração principal. Exemplos: O governante agiu independentemente do que seus apoiadores diziam. (A oração em negrito complementa o advérbio "independentemente").
Orações subordinadas substantivas completiva nominal
Exercem o papel de complemento nominal, ou seja, completa o sentido do nome da oração. Ela sempre é inserida por uma preposição.
As restritivas precisam o significado do antecedente (substantivo ou pronome que as precedem) e são imprescindíveis ao sentido da frase. ... Acrescentam uma qualidade ao antecedente, tornam mais claro o seu sentido, mas não são indispensáveis ao sentido essencial da oração principal.
As alternativas que apresentam orações subordinadas adjetivas restritivas são: a) ( ) A irmã, que era cega, foi à festa com ele. b) ( ) Essa cantora de que falo era uma mulher otimista e batalhadora. c) ( ) Meu esposo, que sempre me apoiou, merece todo meu amor.
ADJETIVO RESTRITIVO: particulariza o significado do substantivo a que se refere, uma qualidade que não é própria do ser: fruta madura, homem baixo, céu alaranjado, etc.
Como entrar com rescisão de contrato de trabalho?
Como escrever no convite pedindo fralda?
Como formatar a introdução das normas da ABNT?
Como pedir as coisas em um restaurante em inglês?
Como fortalecer marca empregadora?
Como pedir suspensão da OAB SP?
Quais alimentos aumentam a imunidade do cachorro?
Como pedir algo formalmente em inglês?
Como funciona o Foguete da SpaceX?
Tem como antecipar o saque aniversário?
Como instalar o sistema operacional do Mac?
Como pedir algo para comprar em inglês?
O que é musculatura paravertebral?
Como consultar processos Renajud?
Quais as estratégias que ajudam a desenvolver um espírito de equipe?