Positivo: Questões planejamento, relacionamento com a equipe. Negativo: Falta de conhecimento jurídico no exercício da profissão. Positivo: Fomos formados para prestar assistência ao paciente. Negativo: Não fomos formados para pesquisa, ou seja, ciência.
Dentre os aspectos negativos, predominaram nos relatos a falta de reconhecimento, desvalorização do profissional, sobrecarga de trabalho, más condições de trabalho, baixos ganhos salariais, materiais inadequados para prestar um atendimento qualificado e o óbito do paciente.
A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade. O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, exercendo suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade.
Enfermagem Moderna
A própria profissão de enfermeiro é regulamentada no último ciclo. Além disso, mudanças importantes na saúde, de um modo geral, também foram implementadas. Dentre elas: a criação do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Sistema Único de Saúde (SUS).
Resultados: Dentre os desafios citados estão o salário que é defasado, a falta de valorização profissional, a falta de materiais hospitalares, a estrutura física inadequada, o relacionamento interpessoal e educação permanente insatisfatória.
39 curiosidades que você vai gostar
O mais recente desafio da Enfermagem trata-se da Reforma da Previdência, que vai afetar demasiadamente os profissionais de Enfermagem. Uma categoria majoritariamente feminina (85%) e exposta a intenso desgaste físico e psicológico, além dos riscos biológicos.
Estes foram distribuídos em oito áreas correspondendo a necessidades bási- cas, verificando-se que entre as mais comprometidas (onde se regis- trou o maior número de problemas) podem ser citadas as seguintes: Condições de Pele, Mucosa e Fâneros; de Eliminação; de Nutrição e Hidratação e de Hábitos de Saúde.
O modelo de Enfermagem que conhecemos nos dias atuais, porém, surgiu por volta de 1840, quando Florence Nightingale, uma mulher rica e muito religiosa, desenvolveu métodos para o tratamento de feridos de guerra.
Como surgiu a Enfermagem? A prática da Enfermagem como conhecemos hoje é relativamente recente. Até o final do século 19, os cuidados com enfermos era muito atrelado aos princípios religiosos e vistos como uma “vocação” espiritual. As primeiras organizações que prestavam esses serviços eram vinculadas a igrejas.
O que a falta de nitrogênio causa no corpo humano?
Quais são as fases da gestão orçamentária?
Por que os padres eram enterrados na igreja?
Qual a cor do capacete de um técnico em edificações?
Quantas bolas de ping pong cabem em um Boeing 747?
Qual a diferença de caneta esferográfica e gel?
Qual a estrutura de um artigo acadêmico?
O que é bom para falta de cartilagem?
Qual a consequência jurídica da aplicação do arrependimento posterior?
Como a atropina age na intoxicação por organofosforados?
É correto afirmar que quando um núcleo emite uma partícula β?
Qual exame para saber se tem leucemia?
Qual a importância da vulnerabilidade?
Quais são os níveis de atenção à saúde?
Quais os prejuízos mais graves da anemia perniciosa?