Na década de 1960, o movimento hippie apareceu disposto a oferecer uma visão de mundo inovadora e distante dos vigentes ditames da sociedade capitalista. ... Conseguindo mobilizar uma enorme quantidade de pessoas, os hippies lutaram pela ampliação dos direitos civis e o fim das guerras que aconteciam naquele momento.
Ainda hoje, muitos se encontram em festivais e encontros para celebrar a vida e o amor, como no Peace Fest e nas reuniões da família Rainbow. No Brasil, existem algumas comunidades hippies espalhadas por praias e comunidades alternativas.
Durante o ano de 1966, surgiu nos Estados Unidos o movimento hippie, que tinha maior concentração de jovens em São Francisco. Eram norteamericanos de classe média, alguns de família abastada, a maioria entre 17 e 25 anos, que resolveram contestar os valores que seus pais acreditavam.
O traje do movimento hippie era composto de calças de jeans, pantalonas com boca de sino, e no lugar de camisas e blusas, ambos os sexos usavam batas indianas, como apego a culturas distantes deste mundo massificado e corrompido pela guerra e pela sociedade de consumo.
Alguns hippies comem apenas alimentos vegetarianos e vegans. Mantenha em mente que, nos anos 60, “orgânicos” não eram gêneros alimentícios, e o veganismo era raramente praticado. A maioria dos hippies era pobre demais para se importar com o que comia.
Guerras mundiais, ditadura, revoluções, polarização das ideias e muitas mudanças de comportamento marcaram esses cem anos. No campo cultural, o movimento hippie foi responsável por propor mudanças no comportamento social e pelo rompimento com as formas tradicionais de organizar a vida cotidiana.
No entanto, os ideais hippies ainda estão presentes através do movimento ecologista, dos não-consumistas, vegetarianos ou veganos, e mesmo nas campanhas por direitos das minorias. O movimento hippie no Brasil coincide com o período da ditadura militar. Isso torna o movimento um alvo dos militares e bastante criticado pela sociedade como um todo.
Com a expansão do movimento hippie mundo afora, o Brasil rapidamente teve contato com os ideais de contracultura e de rebeldia. Houve adesão de estudantes e artistas, como no caso dos tropicalistas, que buscaram o rock’n’roll como referência, utilizaram roupas coloridas e tentavam romper com o comportamento social e cultural dominantes.
Vivendo durante a Ditadura Militar, os jovens do Brasil também tinham objetivos parecidos com os hippies norte-americanos: igualdade de direitos, liberdade de comportamento, fim do machismo e das arbitrariedades dos governos militares.
O movimento Hippie foi importante para as mudanças culturais e de comportamento. Até então, as mulheres ocupavam um papel de submissão ao homem e sua principal função era cuidar dos afazeres domésticos.
É possível comprar passagem aérea sem o número do passaporte?
Quais as competências de um técnico em Radiologia?
Como ativar o carregamento rápido do celular?
Como agendar no Poupatempo Ribeirão Preto?
Como é 1 grau de astigmatismo?
O que quer dizer pagamento não efetivado?
Como calcular uma matriz quadrada de ordem 3?
Como acabar com o culote tratamento?
Que tipo de música posso colocar no Youtube?
Quanto uma pessoa precisa ter para ser considerada rica?
Qual a cor de borboleta mais rara?
Quantas gotas de Rivotril equivale a 0 5 mg?
Qual o mecanismo de esterilização a vapor?
Porque não recebo SMS do Itaú?