A litosfera é segmentada por fraturas, formando um mosaico com sete grandes placas (africana, americana, eurasiana, pacifica, indo-australiana, antártica e nazca) e outras menores, que deslizam horizontalmente, arrastando os continentes por cima da astenofera.
Além das alterações nas formas de relevo continentais e oceânicas, a movimentação das placas tectônicas também acarreta outros fenômenos geológicos, como a ocorrência de terremotos e também a manifestação dos vulcões. ... Nessa área, os terremotos – e, consequentemente, os tsunamis – são frequentes e intensos.
A litosfera não é uma massa unida, antes se constitui de um determinado número de placas. Cada uma das placas litosféricas goza de uma certa liberdade para se deslocar independentemente das placas que a rodeiam.
Atrito do manto: as correntes de convecção do manto são transmitidas através da astenosfera; o movimento é provocado pelo atrito entre a astenosfera e a litosfera.
Tração por peso da placa em subducção – placas Estudos recentes mostram que a principal força motriz para o movimento das placas tectônicas é a tração por peso da placa em subducção, porque as placas com a maior parte de suas bordas sendo subduzidas são as que se movem mais rápido.
O manto em convecção gera movimento das placas tectônicas, que pode ser de 3 tipos: convergentes, divergentes ou transformantes. Dependendo do envolvimento de placas oceânicas ou continentais, causam diversas consequências como terremotos, subducção, tsunamis, formação de falhas ou surgimento de cadeias montanhosas.
Os movimentos das placas tectônicas
A estrutura da litosfera, como já citado, é composta por rochas e minerais. Dessa forma, os minerais mais comuns na camada sólida da Terra são o silício, alumínio e magnésio. Mas isso não é tudo!
Litosfera é a camada química e sólida mais externa da Terra, formada por solo e rochas, divididos em placas tectônicas. A litosfera de nosso planeta é, portanto, como uma "casca rachada". As rachaduras seriam as placas tectônicas, que estão em movimento e vão se modificando ao longo dos séculos.
A litosfera não é um composto estático, por incrível que isso possa soar, pois, ao decorrer dos anos, apesar da forte rigidez das rochas, os movimentos das placas tectônicas, assim como erupções, podem alterar configurações da crosta, elevando ou abaixando os níveis da litosfera.
Para se ter ideia da importância da litosfera para o homem, basta imaginar um mundo sem carvão, sem gases naturais ou sem petróleo. Além disso, pedras preciosas, como o diamante, só conseguem ser formadas mediante a pressurização e altas temperaturas promovidas pela litosfera. If playback doesn't begin shortly, try restarting your device.
Como comprovar titularidade de conta?
Como fazer uma sala de leitura virtual?
Como fazer coração branco no teclado?
Como montar uma sala de aula na sua casa?
Como registrar E-mail corporativo?
O que precisa para montar uma sala de maquiagem?
Como usar a barra de chocolate Melken?
Como é a personalidade dos homens suíços?
Como fazer emoji do iPhone no Android?
O que é uma reação Endotérmica de um exemplo?
Como ligar do Rio de Janeiro para Pernambuco?
Tem como ganhar GTA 5 de graça no Xbox 360?
Qual é a forma de pagamento do AliExpress?
Em que situações ligar o pisca alerta?
Como tempo de reposição Entende-se?
Qual é a origem da festa junina?