O teste de disco-difusão em ágar foi descrito em 1966 por Bauer e Kirby. É um dos métodos de sensibilidade mais simples e confiáveis. É realizado dispensando os discos de antimicrobianos sobre a placa de ágar após a aplicação do inóculo bacteriano com aproximadamente 1 a 2 x 10 UFC/mL.
Para realizar o antibiograma, o médico irá solicitar a coleta do material biológico como sangue, urina, saliva, catarro, fezes ou células do órgão contaminado por microrganismos.
O teste de suscetibilidade aos antimicrobianos é uma das provas mais importantes do laboratório de microbiologia clínica, pois avalia a suscetibilidade dos microrganismos contra diferentes agentes antimicrobianos (11).
Atualmente, existem vários métodos para avaliar a atividade antibacteriana e antifúngica dos extratos vegetais. Os mais conhecidos incluem método de difusão em ágar, método de macrodiluição e microdiluição.
Esse teste também é conhecido como Antibiograma, difusão em disco ou ainda teste de suscetibilidade Kirby-Bauer. A finalidade do método consiste em testar se a bactéria em análise é sensível a determinados antibióticos.
Como é feito o exame
A importância dos Testes de Suscetibilidade Antimicrobiana Além da identificação do organismo infeccioso que causa uma doença, são necessários Testes de Suscetibilidade Antimicrobiana (AST) e resistência de detecção para prever como eles vão responder a determinados patógenos antimicrobianos.
O TSA pode ser realizado por diferentes métodos laboratoriais, os quais dividimos em métodos qualitativos e quantitativos. Os testes qualitativos são mais fáceis de serem performados e historicamente são realizados por métodos com discos de difusão.
Indução de resistência nos patógenos envolvidos e remanescentes. A indicação de um antimicrobiano está condicionada ao diagnóstico de uma infecção cuja etiologia seja sensível aos antimicrobianos. Infecções virais, por exemplo, não respondem ao tratamento com antimicrobianos.
Nos casos de sepse grave, sem definição etiológica, por outro lado, deve-se ampliar o espectro, procurando atingir os microorganismos mais prováveis. Os antimicrobianos podem ser classificados de várias maneiras, considerando seu espectro de ação, o tipo de atividade antimicrobiana, o grupo químico ao qual pertencem e o mecanismo de ação.
Objetivos: Determinar a susceptibilidade de microrganismos a diferentes antibióticos por meio da técnica de difusão em ágar. Interpretar um antibiograma em função do diâmetro do halo de inibição de diferentes antibióticos.
Alguns métodos para a realização do antibiograma, convencionais ou automatizados, estão disponíveis para os laboratórios de microbiologia clínica. Esses métodos incluem micro diluição, difusão em ágar, gradiente de antimicrobiano e sistema automatizados.
Quem é o mais fraco dos Sete Pecados Capitais?
Quais são os sintomas do medo?
O que é Toyotismo e suas principais características?
O que fazer para quebrar a gordura da barriga?
Quando abro o WhatsApp ouvir áudio a tela apaga Não consigo ouvir o áudio?
Qual o prazo que o órgão ambiental tem para analisar o pedido de licença ambiental?
Por que baratas aparecem mortas?
Como fazer o Electabuzz evoluir?
Qual a validade do balanço patrimonial para o Sicaf?
Quantas cervejas se pode tomar por dia?
Qual a diferença entre os répteis e os anfíbios?
Como saber meu número da Vivo por SMS?