Alguns são os mecanismos básicos que podem originar deformações no concreto: - retração de secagem, expansão ou contração térmica, deformação plástica; - expansão de materiais no interior do concreto (a exemplo da corrosão).
Corrosões de armadura, carbonatação, fissuras e lixiviação são algumas das patologias mais comuns encontradas em concreto que exigem análise criteriosa antes da escolha do tratamento ideal.
Deformações causadas por variação das condições ambientes: retração e deformações provocadas por variações de umidade e temperatura ambiente; • Deformações causadas pela ação de cargas externas: deformação imediata, deformação lenta, deformação lenta recuperável e fluência.
No ramo da construção civil patologia é um termo utilizado para descrever problemas construtivos que podem comprometer a integridade estrutural de uma obra. ... Além disso, a ausência de manutenção adequada prevista pelo projetista também é uma das grandes causas que comprometem as estruturas de concreto.
O fenômeno que causa a fissuração do concreto no estado fresco (antes do fim da pega do cimento) é conhecido como retração plástica, que ocorre por meio da rápida evaporação da água da superfície exposta do concreto não endurecido.
27 curiosidades que você vai gostar
Durante a fase de concretagem podem ocorrer fissuras por retração, fenômeno que se caracteriza por aberturas lineares com direções variadas e que ocorre por conta da redução de volume causada pela diminuição de umidade do concreto.
A ocorrência da carbonatação do concreto se dá através das fissuras na estrutura desse material. Isso ocorre devido à facilidade, a partir desse cenário, da entrada de CO2. Da mesma maneira, em locais com mais umidade, em torno de 50% a 60%, o processo pode ocorrer com ainda mais rapidez.
O que são patologias na construção civil? São doenças que acometem as matérias-primas da estrutura das construções. Da mesma forma como ocorre conosco, as patologias podem se manifestar por uma série de razões. Do armazenamento inadequado e falta de atenção, até questões que envolvem o não cumprimento de leis e normas.
Por fim, podemos ainda mencionar mais dois tipos de ataque ao concreto, quando ele está em contato com os sólidos em movimento – a abrasão, ou, quando está em contato com fluidos- a erosão.
Para tratar a carbonatação do concreto, é possível utilizar do processo de realcalinização, que basicamente se trata do restabelecimento da alcalinidade do concreto através da elevação do seu pH.
A resistência à tração do concreto armado é cerca de um decimo da sua resistência à compressão. O concreto armado tem grande peso próprio (2.500 kg/m3). ... Tempo de execução maior do que outros sistemas de construção, devido ao tempo de cura (pode ser reduzido com uso de aditivos).
O Concreto Armado alia as qualidades do concreto (baixo custo, durabilidade, boa resistência à compressão, ao fogo e à água) com as do aço (ductilidade5 e excelente resistência à tração e à compressão), o que permite construir elementos com as mais variadas formas e volumes, com relativa rapidez e facilidade, para os ...
Por isso, saber quais são as patologias do concreto que já foram bem mapeadas e estudadas irá facilitar bastante o seu trabalho.Infiltração e demais danos por umidade. As infiltrações são uma das principais causas de avarias em estruturas de concreto. ... Fissuras e trincas. ... Poros.
Fissuras devido a torção Ocorre principalmente em vigas com flechas excessivas e que se apoiam em outras vigas, causando uma rotação nesta última. Quando uma peça está submetida a um esforço de rotação em torno de sua seção transversal diz-se que esta está sofrendo uma torção (MARCELLI, 2007).
Basicamente o ataque por sulfatos ocorre pela sua reação com o aluminato tricálcico (CaO3Al2O3, C3A ou celita) do cimento hidratado, entretanto, enquanto o sulfato de cálcio (CaSO4) apenas reage com o aluminato tricálcico, o sulfato de sódio (Na2SO4) reage com o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) livre formando sulfato de ...
Ataques do íon sulfato nas estruturas de concreto
No concreto endurecido, a formação da etringita resultante do ataque de sulfato pode levar à expansão, e, devido à baixa resistência à tração do concreto, pode fissurar a peça (COSTA, 2004).
Inicialmente, os sulfatos reagem com o Ca(OH)2 do cimento hidratado, formando o Gesso. nas tubulações de esgoto, ou em obras marítimas , a concentração de sulfatos no concreto aumenta muito e o ataque é mais intenso.
Em termos apropriados, uma manifestação patológica é a expressão resultante de um mecanismo de degradação e a patologia é uma ciência formada por um conjunto de teorias que serve para explicar o mecanismo e a causa da ocorrência de determinada manifestação patológica.
RESUMO: As patologias na construção civil são os defeitos apresentadas no decorrer da construção da obra, ou ainda adquiridas com o passar do tempo, as quais venham a prejudicar o desempenho esperado de uma edificação e das suas partes. ... PALAVRAS-CHAVE: Patologias; Construção Civil; Edificações.
Os problemas patológicos podem ser classificados em simples, ou seja, quando possuem padrão e podem ser resolvidos sem acompanhamento do profissional responsável, e os complexos, sendo estes, os problemas mais raros, que demandam uma minuciosa investigação e um amplo conhecimento sobre o assunto (Souza & Ripper, 1998).
A carbonatação é um fenômeno lento que é ocasionado pelas reações químicas resultantes da interação entre componentes como o CO2 (gás carbônico), presentes na atmosfera, com os produtos da hidratação do cimento, formando um composto chamado ácido carbônico (H2CO3).
Segundo Cadore (2008), a carbonatação é um processo físico-químico que faz com que seja reduzida a alcalinidade da parte líquida presente no concreto, ou seja, o pH do concreto que se encontra elevado devido aos compostos hidratados presentes nele, reduz até a ocorrência da neutralização.
As manifestações a seguir podem indicar a existência de patologias do concreto.Fissuras e Trincas.Desagregação.Erosão e Desgaste.Disgregação (Desplacamento ou Esfoliação)Segregação.Manchas.Eflorescência.Calcinação.
Disgregação (Desplacamento ou Esfoliação) A disgregação, desplacamento ou esfoliação caracteriza-se pela ruptura e destacamento do concreto superficial, principalmente das partes salientes da peça. O fenômeno ocorre em função do surgimento de tensões de tração acima da resistência do concreto.
Porque o pão fica duro e pesado?
O que é morte por choque séptico?
Qual melhor formato de cor RGB ou ycbcr444?
Qual é a forma decimal de 1 5?
Pode nascer siso depois dos 30?
Como foi a participação dos brasileiros no vôlei de praia?
Qual a diferença de usucapião ordinário e extraordinário?
Como é a dor de canal de dente?
Quando o INSS nega o benefício quem paga?
Como passar pomada no olho do cão?
O que a Bíblia fala sobre ficar em silêncio?
Quem Passepartout pensa que o Detetive Fix e *?
Para que serve o Voltaren gel?