Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os carboidratos devem contribuir com 60% do total de calorias ingeridas. Dentro dessa recomendação, o consumo de pão não faz mal à saúde e não contribui para o aumento do peso desde que seja consumido com moderação e em porções corretas, assim como qualquer outro alimento.
Quando os amidos dos pães entram na corrente sanguínea como glicose, eles aumentam os níveis de insulina e de açúcar do organismo humano. Isso significa que, se consumido em excesso, o alimento pode provocar diabetes em longo prazo.
Comer muito pão pode resultar no aumento dos níveis de açúcar no sangue. E é importante ter em mente que isso pode levar a um risco aumentado de diabetes tipo 2. Uma desvantagem de não comer fibra suficiente é que o seu sistema digestivo começa a ficar um pouco fora de controlo e pode ter problemas de obstipação.
“Para as pessoas que adoram pão, não é obrigatório excluírem-no do dia a dia. Numa alimentação saudável ou até numa dieta de emagrecimento, este alimento pode estar presente, desde que seja numa dose entre as 50 e as 70 gramas, preferencialmente uma vez por dia.”
Para a nutricionista Anita Sachs a necessidade varia de pessoa para pessoa, mas indica uma regra a ser seguida: “normalmente, ingerir 100 gramas de pão por dia não tem qualquer problema, pois contabiliza entre nove e onze porções diárias de cereais que a pessoa pode comer”, explica Anita.
33 curiosidades que você vai gostar
A porção recomendada é de 2 fatias de pão de forma por dia. Além de contribuir para a saciedade, os pães, especialmente os integrais, são compostos por fibras que ajudam no controle de peso e até na redução do colesterol.
O Guia Alimentar para a População Brasileira, cartilha referência para nutrição elaborada pelo Ministério da Saúde, recomenda seis porções diárias de alimentos ricos em carboidratos como pães, massas e cereais. O melhor que sejam de farinha integral, ou ainda que tenham nutrientes como o cálcio.
O pão é um carboidrato refinado, no qual é rapidamente absorvido pelo organismo, gerando assim, picos de insulina. E quando há grandes níveis de insulina no corpo, pode ser armazenada como gordura. Mas, a verdade, é que o pão francês não engorda! Ele não precisa ser colocado como um alimento do mal, um alimento vilão.
Apesar de teoricamente o arroz apresentar um valor mais reduzido de calorias, comparativemente à massa, a Mayo Clinic salienta que ambas as versões são saudáveis quando consumidas moderadamente e sem adição de molhos e temperos, sublinhando ainda que quem pretende emagrecer deve dar predileção às versões integrais já ...
Como funciona o sistema de energia solar residencial?
Como preencher o Dasn-simei 2021?
Como saber se o homem perdeu o desejo por mim?
Quanto mais fumar mais chapado fica?
Porque as palavras terminam com U?
Quem pertence a casa Grifinória?
Quando o psicopata é desmascarado?
Como é o nome braço em inglês?
Quem mora em Santa Maria e o quê?
Como saber onde assistir um filme?
Como saber se ele me quer só como amiga?
Por que quem nasce em São Bernardo do Campo é chamado de batateiro?
Onde se passa a novela O Clone?
Quem mora em São Vicente e o quê?
Para que é indicado o medicamento Ritalina?