Quando consumida em doses elevadas pode provocar diarreias, cólicas, dor abdominal e dor de cabeça. Estudos também têm demonstrado que a ingestão excessiva dessa vitamina pode causar cálculos renais, já que a vitamina C se liga ao cálcio e forma oxalato de cálcio, provocando o aparecimento de pedras nos rins.
O corpo humano precisa de uma dose diária de 1 mg de vitamina C – mais do que isso, não é aproveitado pelo organismo –, e o excesso dessa vitamina pode causar intoxicação (com sintomas como diarreia, dores abdominais e dores de cabeça), acidificar a urina e se acumular, formando cálculos renais.
A vitamina C é um composto hidrossolúvel, ou seja, é dissolvida na água. Se você ingerir uma quantidade elevada desta vitamina, o corpo vai eliminar rapidamente através da urina.
Causas de falta de vitamina C Assim, alguns dos principais fatores de risco são desnutrição, anorexia, tabagismo, alcoolismo, doenças e inflamações intestinais, como a doença de Crohn, por exemplo. Além disso, durante a gravidez e a amamentação, há aumento da necessidade dessa vitamina.
(escorbuto) A deficiência pode ser causada ao não ingerir uma quantidade suficiente de frutas e verduras. As pessoas se sentem cansadas, fracas e irritáveis. A deficiência grave, chamada escorbuto, causa hematomas, problemas nas gengivas e nos dentes, cabelo e pele secos e anemia.
A posologia da Vitamina C efervescente em adultos e crianças maiores de 12 anos é de 1 comprimido efervescente, que equivale a 1g de vitamina C por dia, diluído num copo de água com cerca de 200 mL, em qualquer horário.
meninos entre 14 e 19 anos e mulheres adultas: 75mg; homens adultos: 90mg; gestantes: 85mg; durante o pós-parto: 120mg.
O tratamento da hipervitaminose A inclui a descontinuação da vitamina e o tratamento de suporte. Ingestões agudas em grandes quantidades podem ser tratadas com carvão ativado oralmente, desde que tenham ocorrido até 2 horas. Não existem antídotos para a intoxicação por vitamina A.
Para o uso estético o ácido ascórbico pode ser usado tanto em cremes quanto consumido através de como comprimido efervescente, comprimidos, cápsulas duras, sucos, alimentos enriquecidos. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
A principal delas consiste na utilização da glicose como reagente, submetendo-a a diversos processos de redução e oxidação, até que se obtenha a molécula de vitamina C. O antioxidante ácido ascórbico pode ser facilmente dissolvido em água.
O ácido ascórbico é um antioxidante versátil, que pode ser utilizado na composição de diversos produtos – desde alimentos a cosméticos. Conheça algumas aplicações: É importante ressaltar que o ácido ascórbico não é lipossolúvel, tornando seu uso inapropriado para realizar a conservação de alimentos gordurosos.
O uso tópico do ácido ascórbico trará uma pele mais iluminada, hidratada, viçosa, firme, com uniformidade na coloração. Além disso, ela combate os radicais que aceleram o envelhecimento da pele, assim retarda o envelhecimento. Seu uso é de extrema importância para prevenir alterações celulares profundas.
Como é feita a cirurgia da aneurisma?
Qual resíduo pode substituir o gás de cozinha?
Qual a quantidade permitida de café por dia?
São alimentos funcionais cientificamente comprovados?
Qual é o valor da taxa para visto americano?
Como se escreve por extenso os números ordinais?
Como devo tomar o Prelone de 20mg?
Como se chama a energia do vento?
Como fazer o pedido da Natura?
O que fazer em vigo em um dia?
O que não pode faltar em uma notícia?
O que é uma conduta nutricional?
Quem fiscaliza a lei do silêncio?
Quais são as profissões que trabalham no campo?
Como saber o grau de ionização?
O que se entende por efeito estufa?