Além do urânio, outros elementos radioativos que merecem destaque são: plutônio, césio, estrôncio, iodo e o criptônio....Além do lixo nuclear, dependendo da natureza do resíduos existem diversos tipos de lixo, dos quais se destacam:
Os rejeitos de usinas nucleares são colocados em recipientes especiais e descartados em locais com revestimento de concreto, devendo permanecer confinados por um período longo que varia de anos. No Brasil, este tipo de descarte é realizado nas mineradoras e em institutos energéticos.
Nesses locais, o lixo nuclear deve ficar isolado por períodos que variam de anos. Por sua vez, resíduos de alta radioatividade, como restos de combustível nuclear e rejeitos oriundos da extração de plutônio, devem ser colocados em piscinas de resfriamento junto aos próprios reatores das usinas.
Nos seres humanos, o contato e a contaminação com esse tipo de material radioativo pode ocasionar no desenvolvimento de inúmeras doenças graves, como câncer, mutações genéticas, destruição das células e, em casos extremos, a morte imediata.
O chamado lixo especial inclui, por exemplo, as lâmpadas fluorescentes, baterias, pilhas, remédios vencidos, entre outros. Todas as sobras, oriundas das indústrias, construção civil, estabelecimentos comerciais, demandam uma destinação correta.
Em geral, os principais resíduos que compõem o lixo agrícola são produtos químicos relacionados ao uso de fertilizantes e agrotóxicos. Além disso, diversas propriedades rurais descartam materiais que poderiam ser recicladas — como pneus, peças de ferro de velho, restos de alimentos, ração para animais e estrume.
Atualmente, eles são guardados em depósitos temporários na própria usina ou no Centro de Gerenciamento de Rejeitos, em Angra dos Reis (RJ).
Lixo nuclear, também conhecido como lixo atômico, é proveniente das escórias radioativas produzidas durante o processo de fissão nuclear. Esse tipo de lixo é gerado nos reatores nucleares.
A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.
Os lixos radioativos ainda permanecem no ambiente por longos anos causando contaminação da atmosfera e trazendo riscos. As soluções para a redução desse problema ainda são muito discutidas, pois não existem depósitos adequados em muitos países para o armazenamento desses elementos químicos.
Caso a mistura contenha químicos perigosos, descartar como resíduo químico. Misturas de radioativos e biológicos:descartar como resíduo radioativo.
Os resíduos radioativos são perigosos para a maioria das formas de vida e ao ambiente, e são regulados por organizações governamentais de maneira a que possa ser protegida a saúde humana e o ambiente. A destinação do resíduo radioativo é um dos problemas mais sérios resultantes do uso da fissão nuclear para a geração de energia elétrica.
Transporte de resíduos radioativos nos EUA. Cada contentor é construído em aço de 14 in (35,47 cm) de espessura e pesa mais de 50 toneladas. É gerado um perigo importante no transporte dos resíduos desde as usinas aos armazéns centrais, que se realiza no interior de uns grandes cilindros de metal extremamente resistentes de aço e chumbo.
Como raspar a cabeça sem alergia?
O que é crimpagem de cabos de rede?
Como fazer um projeto de mentoria?
Como propagar suculenta colar de pérola?
Como fazer raspas de chocolate para decorar docinhos?
Como amortizar parcelas financiamento Itaú?
Como rastrear o celular pela conta do Google?
Como plantar alecrim através dos galhos?
Quais são as transformações físicas e emocionais que ocorrem na adolescência?
Qual cor de mechas Combina com cabelo preto cacheado?
Como plantar um pé de laranja?
Pode usar tinta spray em vidro?
Como plantar um pé de abacate no quintal?