As principais consequências da extinção de espécies são a perda de biodiversidade, a redução do fundo genético global do planeta, a diminuição do número de recursos naturais e de variedade alimentar, a redução da capacidade de autorregulação dos ecossistemas e a aceleração da extinção de outras espécies, já que nenhuma ...
É importante lembrar que o desaparecimento de determinadas espécies de animais interrompe os ciclos vitais de muitas plantas. Ou seja, a extinção de uma espécie animal causa uma reação em cadeia na natureza, afetando o ser humano com a diminuição de certas fontes de alimento ou com a proliferação de pragas e doenças.
Os impactos do desaparecimento de espécies
A perda de uma única espécie pode provocar efeitos em todo o ecossistema e cadeia alimentar, já que predadores maiores controlam a população de diversos animais e também influenciam nos ciclos vitais de plantas. Outras graves consequências poderiam afetar a humanidade.
Estima-se que as espécies viventes hoje não correspondam a nem 1% do número de espécies que viveram no planeta. A extinção pode ocorrer por vários motivos, dentre eles, destacam-se a destruição do habitat, competição, doenças, caça e matanças deliberadas, mudanças ambientais drásticas e catástrofes ambientais.
CAUSAS DA EXTINÇÃO DE ANIMAISFenômenos demográficos e genéticos. Por um lado, as espécies com populações pequenas correm maior risco de extinção. ... Destruição de habitats silvestres. ... Introdução de espécies invasoras. ... Mudanças climáticas. ... Caça e tráfico ilegal.
29 curiosidades que você vai gostar
Principais causas da extinção de animais
poluição de águas, ambientes e outras consequências da poluição, como as mudanças climáticas; destruição de ecossistemas com incêndios, construções de hidrelétricas e urbanização; introdução de espécies exóticas (aquelas que não são nativas); caça ilegal e tráfico de animais.
Tipos de extinção de espécies de animaisExtinção filética. Este tipo de extinção é caracterizado pela diferenciação gradativa de determinada espécie de sua população original. ... Extinção de fundo. Este tipo de extinção caracteriza-se pela disputa entre população de grupos distintos. ... Extinção em massa.
As principais consequências da extinção de espécies são a perda de biodiversidade, a redução do fundo genético global do planeta, a diminuição do número de recursos naturais e de variedade alimentar, a redução da capacidade de autorregulação dos ecossistemas e a aceleração da extinção de outras espécies, já que nenhuma ...
Além dos já frequentes tsunamis, tornados e furacões, temos testemunhado cada vez mais mudanças climáticas resultantes dessas alterações ambientais propiciadas pelos seres humanos, que ocasionam desastres como enchentes e secas extremas.
Ao longo do tempo, porém, o homem vem acelerando muito a taxa de extinção de espécies, a ponto de ter-se tornado, atualmente, o principal agente do processo de extinção. ... Espécies ameaçadas são aquelas cujas populações e habitats estão desaparecendo rapidamente, de forma a colocá-las em risco de tornarem-se extintas.
Infelizmente, centenas de outros vertebrados foram extintos por causa da atividade humana nos últimos cinco séculos. Em nosso último estudo, analisamos se a taxa moderna de extinções causadas por atividades humanas é mais alta do que a taxa natural de extinção.
O que se perde com a extinção de um animal? Uma espécie, seja de macaco ou formiga, representa a resposta a uma charada: como viver no planeta Terra. O genoma de uma espécie é como um manual; com o extermínio de uma espécie, seu manual se perde. De certo modo, estamos saqueando uma biblioteca: a biblioteca da vida.
Com a extinção, nós também perdemos na qualidade e quantidade de alimentos. Sem os predadores, lavouras ficam comprometidas pelo ataque contínuo de pragas. Com a perda de alimentos, há desemprego (muitos produtores e intermediários deixarão de faturar com a venda de sua produção) e prejuízos.
Alguns fatores como queimadas, pesca predatória, caça, tráfico de animais silvestres, desmatamento, construção de hidrelétricas são fundamentais para alterações nas condições de vida ou do habitat desses animais, o que pode causar a morte e consequente extinção de diversas espécies.
A perda da biodiversidade tem dois impactos significativos na saúde humana e na propagação de doenças. ... Ao mesmo tempo, esta fragmentação nos habitats coloca os próprios seres humanos mais próximos do contato com os animais portadores de doenças.
Animais que perdem seu habitat natural, como as florestas e a selva, acabam procurando abrigo nas cidades, se tornando um grande risco para a população, já que se trata de animais selvagens, além de um risco para os próprios animais, que podem ser maltratados de alguma maneira.
Indo direto ao ponto: a redução da biodiversidade significa que milhões de pessoas estão diante de um futuro em que os estoques de alimentos serão mais vulneráveis a pragas e doenças e a oferta de água doce será irregular ou escassa. Para os seres humanos, isso é preocupante. Muito preocupante mesmo.
Entender o conceito de extinção de espécies é uma tarefa relativamente simples: extinção é o desaparecimento de todos os indivíduos de uma determinada espécie.
Apesar do processo existir há muito tempo, muitas das espécies foram extintas nos últimos tempos. Estima-se que de 40 anos para cá, mais de 784 animais já foram extintos pelo homem no mundo. Os dados ainda revelam que outras 65 só sobrevivem em cativeiro e, portanto, estão ameaçadas.
Panda gigante. O panda é um famoso animal em extinção; além da perda de habitat nos países da Ásia, animal tem mais dificuldade de se reproduzir que o comum por conta da presença humana. ... Leopardo das neves. ... Gorila das montanhas. ... Pinguim de Galápagos. ... Demônio da Tasmânia. ... Orangotango. ... Rinocerontes. ... Ararinha-azul.
Animais em Extinção no BrasilArarajuba. A ararajuba (Guaruba guarouba), também conhecida como Guaruba, é uma ave verde e amarela, que existe somente na Amazônia e vem sofrendo com o tráfico e o desmatamento do bioma. ... Ariranha. ... Baleia-franca-do-sul. ... Boto cor-de-rosa. ... Cervo-do-Pantanal. ... Cuxiú-preto. ... Gato-maracajá ... Jacutinga.
Conheça tudo sobre cada animal em extinção1 Ararajuba. Arajuba (Foto: ICMBio ) ... 2 Ariranha. Ariranha (Foto: ICMBio ) ... 3 Baleia-franca-austral. Baleia-franca-do-sul (Foto: ICMBio ) ... 4 Boto cor-de-rosa. Boto cor-de-rosa (Foto: ICMBio ) ... 5 Cervo-do-Pantanal. ... 6 Cuxiú-preto. ... 7 Macaco-aranha-de-cara-preta. ... 8 Lobo-guará
Animais extintos no BrasilRato-de-noronha. O rato-de-noronha extinto ainda durante a colonização do Brasil. ... Caburé-de-pernambuco. ... Gritador-do-nordeste. ... Limpa-folha-do-nordeste. ... Perereca-verde-da-fímbria. ... Maçarico-esquimó ... Arara-azul-pequena. ... Peito-vermelho-grande.
Estamos consumindo os recursos naturais da Terra mais rápido do que eles podem ser renovados. Destruímos os hábitats dos animais, seus alimentos, água e ar — bem como os próprios animais — a um índice insustentável.
A fauna possui um papel muito importante para a manutenção do equilíbrio na natureza, pois são os animais os responsáveis pela dispersão de sementes das árvores, controlam populações de espécies e até produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças.
Como controlar compulsão por comida?
O que representa as estrelas na bandeira dos estados unidos?
Qual o tom de voz da Alicia Keys?
O que uma mão faz a outra não precisa saber?
Quais as cirurgias que Kim Kardashian já fez?
Qual a diferença entre os sensores CCD e o CMOS *?
Como recuperar músculo dolorido?
Qual melhor tecido poliéster ou poliamida?
Qual a pena para quem mente para a justiça?
O que acontece com uma pessoa que leva um choque?
Quais são os elementos e os principais efeitos de uma sentença?
Quais são as espécies de ação penal?
Como saber se uma pessoa está carregada?