As principais diferenças estão relacionadas a fatores econômicos e culturais (Barker e Barbu, 2007), diferenças entre países (Ding et al., 2005), diferenças entre sistemas legais (Niyama et al., 2005), linguagem, educação, inflação (Niyama, 2005), cultura contábil, cultura de auditoria e regulatória (Zeff, 2007).
Essas diferenças podem ser vinculadas a inúmeros fatores culturais, políticos, econômicos e sociais; tais quais: tradição histórica, estrutura política e legal, desenvolvimento econômico e do mercado de capitais, valores sociais e nível de educação (BUSHMAN; PIOTROSKI, 2006; DING; JEANJEAN; STOLOWY, 2005; JAGGI; LOW, ...
A padronização internacional das normas contábeis permite as empresas de diversos países uma facilidade no processo de elaboração das demonstrações contábeis, assim, tem-se uma homogeneização, facilitando a comunicação internacional entre as empresas, bem como a redução dos custos de capital para aquisição de produtos ...
Essa necessidade de harmonização das normas contábeis utilizadas no mundo inteiro surgiu, principalmente, a partir da necessidade de haver maior clareza na interpretação das informações contidas nas demonstrações financeiras das empresas, possibilitando, assim, maior grau de comparabilidade entre os resultados obtidos ...
O objetivo das Normas Internacionais de Contabilidadeo pagamento baseado em ações;a aquisição e controle de organizações;a contabilização de valores de exploração e avaliação de recursos minerais;a classificação, contabilização e a apresentação dos instrumentos financeiros;
22 curiosidades que você vai gostar
O principal objetivo delas é fornecer para as empresas, em nível mundial, um conjunto normativo que deverá ser utilizado para a elaboração e divulgação das demonstrações contábeis.
Essas normas têm o objetivo de uniformizar a apresentação das demonstrações contábeis entre empresas de mercados e países distintos, trazendo maior transparência, responsabilidade e eficiência para esses mercados.
Podemos dizer que são três:Credibilidade: busca conciliar conjuntos de normas e demonstrações contábeis;Comparabilidade: facilita a comparação de informações fornecidas por empresas;Eficiência de comunicação: facilita a compreensão e interpretação de demonstrações financeiras.
Adoção da IFRS: Por que Adotar? Um dos principais motivos favoráveis a IFRS é a implantação de um padrão único para que investidores e analistas contábeis possam mensurar o desempenho e a posição financeira das empresas com maior precisão.
Devida à globalização as instituições, tanto privadas como públicas, iniciaram uma forte ligação econômica com países de vários continentes, surgindo assim a necessidade de uma padronização nos procedimentos contábeis para melhor atender os diversos usuários internacionais.
Neste contexto, o objetivo da contabilidade internacional é organizar os processos, mantendo uma linguagem única, com transparência e confiabilidade, onde as transações financeiras atravessem o mundo e permitam negociações em qualquer ponto do globo.
Assim, os principais mercados financeiros do mundo acompanham e incentivam a harmonização e alinhamento da contabilidade, a fim de reduzir o risco para o investidor estrangeiro, os custos de comunicar em critérios diferentes e desta forma, possibilitar uma maior concorrência entre as empresas internacionais e nacionais ...
A harmonização das normas internacionais contábeis tornou-se imprescindível na empresa, a fim de atingir maior comparabilidade e transparência nos relatórios financeiros.
Elliot e Elliot (1996) destacam como razões para diferenças no financial reporting os seguintes pontos: características do sistema legal nacional; de que maneira as empresas obtêm seus recursos financeiros (se por meio do mercado acionário ou de credores bancários); o relacionamento entre o Fisco e a Contabilidade; a ...
As práticas contábeis de acordo com as normas são incluídas em diversos órgãos reguladores, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e agências reguladoras (ANEEL).
Práticas contábeis são as normas, os procedimentos, as convenções, as regras e as próprias práticas específicas adotados por uma entidade na elaboração e na apresentação de suas demonstrações contábeis. b) alteração nos padrões de uso ou de consumo dos ativos.
Entre as principais vantagens citadas pelos entrevistados destacam-se: a utilidade das demonstrações contábeis para a tomada de decisões; o atendimento às normas contábeis e fiscais com a adoção do normativo; a mudança no ambiente endógeno da empresa, levando os envolvidos no processo a desenvolverem novas habilidades ...
Uma das maiores dificuldades para a implantação do IFRS no Brasil será a capacitação dos profissionais, que exigirá a reformulação do sistema educacional neste segmento;Historicamente, a Contabilidade brasileira foi utilizada para atender mais o Fisco do que o empresário como prega as normas do IFRS;
Na verdade, 2010 foi o ano de adoção plena obrigatória no Brasil, mas essa história remonta a 2007, ano em que foi sancionada a Lei nº 11.638, responsável por alterar a Lei 6.404, o que representou a maior Revolução Contábil dos últimos 50 anos por aqui já vista.
O objetivo do IASB é “desenvolver, com base em princípios claramente articulados, um conjunto único de pronunciamentos contábeis de alta qualidade, compreensíveis, exequíveis e aceitáveis globalmente” (IFRS, 2011).
O órgão que tem por objetivo alcançar essa convergência global é o IASB.
A adoção das IFRS foi um processo que buscou projetar as empresas brasileiras no cenário internacional, visando uma abertura para a captação de recursos no exterior. Além disso, elas foram necessárias para o aumento da transparência e da compreensão das demonstrações brasileiras em qualquer país que as tenha adotado.
De forma resumida, o IRFS é o modelo de normas contábeis que as empresas devem seguir para atender às normas internacionais, deixando o balanço contábil claro e interpretável em diferentes países. Adotado em mais de 120 países, o IFRS também é utilizado no Brasil.
A sigla IFRS significa Internacional Financial Reporting Standards, ou Normas Internacionais de Informação Financeira em português, mas é amplamente conhecida como Normas Internacionais de Contabilidade. Tratam-se de regras, fundamentos e princípios que unificam os padrões contábeis.
As IFRS permitem uma otimização e padronização das atividades contábeis. O planejamento também ganha com a geração de informações contábeis voltadas ao cunho gerencial. Com isso os gestores ganham mais dados para a construção do planejamento estratégico e para a tomada de decisões.
Como mudar a página de pesquisa do Google Chrome?
Como diferenciar tons quentes e frios?
Como iniciar parágrafos de petição?
Como começar um parágrafo em uma petição?
Como iniciar o processo de alfabetização e letramento?
Quem pode ser incluído no IPSEMG?
O que significa trabalhar 24 por 24?
Como funciona Poesia Acústica?
Quantos Marcos tem o passe do LoL?
Como será pago o auxílio emergencial 2021?
Para que serve o platô da embreagem?
Como devemos realizar a passagem de plantão?
Quais são os poderes do Brasil?
O que é vícios de linguagem exemplos?
Como funciona o pagamento da HBO Max?
Como é pago o décimo terceiro salário?
Qual é o poder do Homem de Gelo?