Para pacientes diagnosticados com transtornos de ansiedade e depressão, a prática de exercícios pode gerar sensação de relaxamento, prazer e superação pessoal. Por isso, os médicos recomendam, nesses casos, atividades como corrida e caminhada.
Os benefícios da atividade física são evidenciados através da redução dos sintomas de ansiedade, da elevação da autoconfiança, favorecendo e motivando as mudanças dos hábitos de vida em indivíduos com sintomas depressivos e depressão diagnosticada (BLUMENTHAL et al., 1999; DALEY et al., 2008).
A prática de exercício físico é uma boa forma de prevenir e combater a depressão. O exercício físico constante e moderado tem efeitos benéficos na saúde em geral e, ao nível psicológico, pode reduzir a ansiedade, melhorar a autoestima e autoconfiança, melhorar a cognição e diminuir o stress.
Porém, a depressão pode ser curada e a atividade física é considerada essencial no tratamento da doença. O exercício físico realizado de forma regular tem a capacidade de melhorar o humor e fazer com que o sentimento de tristeza e o estresse diminuam.
Mas os benefícios da atividade física regular podem ir além da sensação imediata de satisfação, já que ela pode estimular o crescimento de células nervosas no hipocampo, de acordo com experimentos recentes. Essa estrutura do cérebro é responsável pela memória e pelo humor e geralmente é menor em pessoas deprimidas.
Na esfera fisiológica, a prática esportiva estimula a produção de substâncias que ajudam a relaxar, trazem bem-estar e melhoram o humor, como endorfina e serotonina. Isso vai ajudar a reduzir a ansiedade. Já o ganho de condicionamento e a mudança física contribuem para a melhora da autoimagem.
Não existe um tempo pré-definido para o tratamento da depressão, assim, algumas pessoas melhoram após alguns meses, já outras precisam tratar durante anos. Isso normalmente depende da causa e da gravidade da doença, além da possibilidade e vontade da pessoa em seguir o tratamento corretamente.
Você fala de superar a depressão sozinha, sem amigos, família ou alguém que queira ajudar. Manter laços de amizade é saudável e faz bem, mas nem sempre os amigos sabem nos ajudar em momentos difíceis. Assim, como família. Melhor pessoa para ajudar é você mesma e profissionais qualificados para lhe tratar.
Mas apenas um profissional poderá fazer o diagnóstico da depressão corretamente e pode ajudar a pessoa como sair da depressão sozinho. Em geral, ele é feito com base nos sintomas apresentados pelo paciente, esses sintomas podem ser físicos e emocionais.
Esse compartilhamento pode não trazer a cura integral, mas, com certeza, contribuirá para que ela aconteça. A depressão é uma doença atrelada à melancolia e à angústia sendo, portanto, um sofrimento psíquico. Em casos como esse, é imprescindível que um profissional especializado, como um psicoterapeuta, acompanhe a pessoa em depressão.
Como resolver NIS inconsistente?
Como renovar CNH suspensa na pandemia?
Como atualizar o CPF no correio?
Como funciona uma boia elétrica por dentro?
Quando uma pessoa gosta de outra?
O que saber antes de comprar no Mercado Livre?
Quanto preciso tirar no Enem para cursar Nutrição?
Onde regularizar CPF pendente de regularização?
Como saber se o Adobe DC está ativado?
Quanto tempo tenho que esperar para ligar a geladeira Brastemp?
É possível não ovular todo mês?
Como saber que não estou feliz?
Como reformar cadeira de ferro velha?
Como saber se uma action figure é original?
Como aferir marcador de combustível?
Como saber bloqueio judicial em conta corrente?