A bebida alcoólica pode provocar diversos efeitos além da euforia, prazer e excitação. O excesso de álcool no cérebro leva a efeitos psíquicos como redução da concentração, da atenção, da memória recente e da capacidade de julgamento.
Consumo freqüente e excessivo de álcool danifica uma área na parte de trás do cérebro chamada cerebelo, resultando em má coordenação e equilíbrio, dificuldade para andar, tremores involuntários e movimentos oculares “indo e voltando” conhecidos como nistagmo.
Alteração na capacidade de raciocínio, Falta de atenção, alteração na percepção e coordenação motora, Blackout alcoólico que são falhas de memória em que o indivíduo não se consegue lembrar do que aconteceu enquanto estava sob a influência do álcool; Perda de reflexos, perda de julgamento da realidade, coma alcoólico.
O consumo contínuo de álcool traz consequências graves, como doenças em todos os órgãos do corpo humano, em especial o estômago, o fígado, o coração e o cérebro. O álcool está ligado ao aparecimento de certas doenças como a cirrose, gastrite, polineurite, anemia, pelagra e úlceras cutâneas.
Os açúcares tornam-se leveduras que se transformam em álcool. Então quem bebe cerveja todos os dias é alcoólatra e os efeitos do álcool afetam a saúde, pois o abuso de bebidas alcoólicas aumentam a mortalidade, podem causar doenças no fígado, câncer e doenças cardiovasculares.
27 curiosidades que você vai gostar
"Beber todo dia não é para o ser humano. O etanol é tóxico para o organismo e o uso frequente pode trazer problemas recorrentes, que vão além do alcoolismo", explica Ana Cecília Roseli Marques, psiquiatra e membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas.
Mas afinal, qual a expectativa de vida de um alcoólatra? Bem, segundo estudos, um alcoólatra pode viver 20 anos a menos do que a população que não apresenta dependência química nessa substância. Além disso, a qualidade de vida durante os anos vividos também tende a diminuir. Por isso a conscientização é fundamental.
O alcoolismo ou a dependência química do álcool, faz com que essa pessoa pense obsessivamente e se comporte compulsivamente. A pessoa não consegue parar de pensar em consumir a bebida e quando o faz, é de maneira descontrolada, muitas vezes levando a outras consequências.
Porém, um novo estudo realizado pela Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, mostrou que a ideia de que o álcool transforma o indivíduo em “outra pessoa” é um mito. A personalidade praticamente não muda, o que acontece é uma perda de inibições e aumento de extroversão, de acordo com psicólogos.
Como se extrai o petróleo da terra?
Onde o petróleo está presente no nosso dia a dia?
Como o comprimento do pêndulo influência no período de oscilação?
Como o petróleo é separado em frações como a gasolina?
O que o Peróxido de Benzoíla faz na pele?
O que faz o corpo produzir histamina?
O que é a globalização neoliberal?
Como é que o petróleo se transforma em tantos produtos?
Como o petróleo é extraído resposta?
Como os pilotos de avião enxergam a noite?
Quais são as formas de participação do Estado na economia?
Quando trocar a pasta térmica da GPU?
Como saber se uma pessoa está dando em cima de você?