2- Tipos de radiaçõesRadiação alfa: é composta por dois prótons e dois nêutrons e apresenta baixo poder de penetração.Radiação beta: é formada por um elétron e apresenta poder de penetração com relação às radiações alfa, gama e raio X.
Existem três tipos de radiação: alfa, beta e gama.
...
Nenhuma transmutação se verifica pelos raios gama.Os raios gama são partículas, ou fótons, de energia eletromagnética.Núcleo do radio.Os raios gama são liberados quando um núcleo, após uma desintegração radioativa, fica num estado de alta energia.
As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.
As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).
As radiações podem ser divididas em dois grandes grupos: as radiações não ionizantes e as ionizantes. Essa classificação leva em conta os efeitos gerados e os níveis de energia de cada tipo.
27 curiosidades que você vai gostar
Quanto menor o comprimento de onda, mais energia a radiação transporta. Os tipos de ondas com maior energia — radiação ultravioleta, raios X e raios gama — podem prejudicar o corpo humano.
Conhecer os principais tipos de radiação ionizante (partículas alfa, partículas beta, raios X e raios gama), e saber as diferenças entre elas.
Apesar de ser altamente maléfica aos seres vivos, em determinadas doses, a radiação é utilizada para o tratamento de doenças, realização de diagnósticos, datação de fósseis e artefatos entre outros.
A radiação beta é uma forma de radiação ionizante emitida por certos tipos de núcleos radioativos. Como exemplo podem ser citados potássio-40, carbono-14, iodo-132, bário-126 entre outros. O decaimento beta é amplamente utilizado na medicina em fontes de braquiterapia para o tratamento de câncer e diagnósticos médicos.
Química. As emissões beta são formadas por elétrons emitidos com alta velocidade e, portanto, com alta energia, pelos núcleos.
Os raios gama possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. As partículas gama percorrem dezenas de metros no ar e são mais perigosas quando emitidas por muito tempo podem causar má formação nas células.
Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer. Primeiro, o terremoto. Depois, o tsunami devastador e ainda, o medo do que não dá pra ver: a radiação nuclear.
Radiações de certos comprimentos de onda, chamadas de radiações ionizantes, têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer. Elas podem ser classificadas com não evitáveis (naturais) e evitáveis (não naturais).
Radiações Alfa, Beta e Gama.
Todos os dias, estamos expostos à radiação de diversas fontes e, apesar do senso comum dizer o contrário, não é prejudicial quando usada da maneira correta e controlada. Alguns exemplos de radiação são: ondas de rádio AM e FM, raios X, radiação infravermelha e ultravioleta, entre outras.
A emissão β corresponde à perda de uma carga negativa por parte do núcleo, o que causa o aumento no número atômico em uma unidade.
As partículas betas β têm carga negativa β– ou positiva β+ e são elétrons e– ou pósitrons e+ respectivamente. Pósitrons são anti-partículas dos elétrons. As partículas beta têm um espectro contínuo de energia com uma energia máxima característica.
Os raios gama são produzidos pelo decaimento radioativo de núcleos atômicos e foram descobertos pelo físico e químico Paul Villard, em 1900, durante seus experimentos sobre a emissão radioativa do elemento químico Rádio. Foram batizados de radiação gama por Ernest Rutherford, o descobridor das radiações alfa e beta.
Essa radiação possui carga positiva, é constituída por 2 prótons e 2 nêutrons, a barreira que não permite sua penetração é a folha de papel alumínio. A radiação alfa possui uma massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações, além de ser muito energética.
Os raios gama são usados em medicina para matar e tratar certos tipos de cânceres e tumores. Os raios gama passando através do tecido do corpo produzem ionização no tecido (surgimento de cargas elétricas). Os raios gama podem danificar as células em nosso corpo.
A emissão alfa , desintegração alfa ou decaimento alfa é uma forma de decaimento radioativo que ocorre quando um núcleo atômico instável emite uma partícula alfa transformando-se em outro núcleo atômico com número atômico de duas unidades menor e número de massa 4 unidades menor.
Entre os principais exemplos de radiações ionizantes, temos:Radiação alfa: é composta por dois prótons e dois nêutrons e apresenta baixo poder de penetração.Radiação beta: é formada por um elétron e apresenta poder de penetração com relação às radiações alfa, gama e raio X.
Radiação ionizante é aquela que tem energia suficiente para remover elétrons dos átomos, criando então os íons (INCA, 2021).
“1. Para os efeitos desta norma, são radiações não ionizantes as micro-ondas, ultravioletas e laser.
Já a radiação ultravioleta é a radiação mais energética da luz solar, possuindo grande poder de penetração na pele.
O que passar na madeira para tapar buracos de cupim?
O que é ser procurador do Município?
Quem participou do BBB e já morreu?
Qual é a parte do cérebro responsável pelo sonho?
Qual a vantagem da estaquia para o agricultor?
Qual a estrutura da parede celular de bactérias Gram-positivas?
O que pedir no amigo secreto de 70 reais?
Qual a sua forma de demonstrar amor?
Quais regras fazem parte da moral?
Como administrar um canal no Telegram?
Como tirar mofo de roupa colorida com limão?
Como calcular comissão de venda de imóvel?
Quanto tempo leva para fazer um doutorado?
O que significa uma pessoa que tem luz?