5 cuidados para o seu pós-operatório
O pós-operatório é o momento após uma cirurgia e que precisa de cuidados especiais até a total reabilitação do paciente. É um momento delicado, no qual o paciente precisa muito da ajuda da equipe de enfermagem. Por isso, é fundamental que a equipe esteja pronta e atenta para as necessidades de cada paciente.
As complicações mais importantes e mórbidas são a atelectasia pulmonar, a insuficiência respiratória, a exacerbação de condições respiratórias pré-existentes e o tromboembolismo pulmonar. A função pulmonar é alterada simplesmente pela realização de um procedimento cirúrgico.
Pós-operatório Tardio: 7 dias após a alta hospitalar.
O periodo de recuperaçao depende do tipo de cirurgia realizada (endoscópica ou aberta). Caso seja aberta orientaria a ficar 60 dias sem grandes esforços e se for endoscopica, 2 dias.
Durante o período pós-operatório o enfermeiro realiza ações com o objetivo de auxiliar na recuperação anestésica e prevenir possíveis complicações, como: admissão do paciente na sala de recuperação, avaliar o nível de consciência, avaliar condição dos curativos e dos drenos, controle da dor, monitorização dos sinais ...
O período pós-operatório é classicamente dividido em três etapas especiais: imediato, mediato e tardio. .
Pós-operatório é um período que tem como objetivo observar e assistir a recuperação de um paciente que acabou de sair de um processo cirúrgico.
Os cuidados pós-operatórios iniciam-se ao final da cirurgia e continuam na sala de recuperação e ao longo da internação até o período de alta. As preocupações clínicas imediatas referem-se à proteção de vias respíratórias, controle da dor, estado mental e cicatrização do ferimento.
O atendimento otimizado no pós-operatório (p. ex., deambulação precoce e remoção da sonda vesical, cuidado rigoroso da ferida operatória) pode diminuir o risco de trombose venosa profunda, infecção do trato urinário e infecção por feridas. A espirometria de incentivo e tossir periodicamente podem ajudar a reduzir o riso de pneumonia.
Pré-operatório: envolve desde as manobras gerais, como a preparação do local para a cirurgia, esterilização dos instrumentos, banho do paciente, jejum, preparação da indumentária cirúrgica, aplicação de soro, antibioticoterapia profilática, contenção do paciente, tranquilização, tricotomia, posicionamento na mesa e anti-sepsia.
Como pagar uma guia de depósito judicial pela internet?
Como gerar boleto de IPVA 2021 atrasado?
Como gerar um QR Code PagSeguro?
Como testar uma rede trifásica?
Como criar uma conexão emocional?
Quais são as consequências da produção de energia em usinas nucleares?
Como funciona uma cooperativa de saúde?
O que faz uma central de atendimento ao cliente?
Como funciona a calculadora mecânica?
Como é o funcionamento de uma bomba atômica?
Como funcionam as cooperativas para os pequenos agricultores?
Quanto custa a ligação de Claro para outra operadora?
Quando se deve consultar um nutrólogo?