"O caput do art. 98 revela que o pressuposto principal para a concessão do benefício da gratuidade é a insuficiência de recursos da parte para arcar com as despesas processuais. Quando se tratar de pessoa natural, presume-se verdadeira a simples alegação de insuficiência de recursos (§ 3º do art. 99).
Dentre outros, menciono, abaixo, alguns documentos que poderá juntar ao processo, para comprovar a situação de insuficiência financeira:
O entendimento consolidado na súmula nº 481 do STJ trata de condição imposta à pessoa jurídica para que faça jus aos benefícios da assistência judiciária gratuita, regulada pela Lei nº 1.060/50, qual seja, a comprovação de que não pode arcar com os encargos processuais, sem prejuízo próprio, não importando se suas ...
Em uma declaração de hipossuficiência, quem deve assinar é o próprio declarante, ou seja, a pessoa que está se declarando hipossuficiente, mesmo que conte com o auxílio de um advogado para formular o documento.
DESNECESSIDADE DE COMPROVAÇÃO POR OUTROS MEIOS. Estando desempregado o autor da demanda trabalhista, presume-se a insuficiência econômica, independente do último salário percebido ou de qualquer outra prova documental, bastando a mera declaração do interessado para a concessão da benesse (art. 99, §3º, CPC/15).
Como direcionar o armazenamento para o cartão de memória?
Como resolver sistema usando matriz?
Como mudar de Bloco de Notas para TXT?
O que estimula o crescimento da sobrancelha?
Como resolver tela verde no celular?
Como tirar a tela verde dos vídeos?
Como resolver problema de som no Windows?
Como fazer fração de mais e menos?
Como instalar o Power Pivot no Excel 2010?
Como fazer análise de climograma?
Como calcular o valor de uma expressão numérica?
Como fazer uma conta de porcentagem no papel?
Como resolver questões do Enem mais rápido?
O que fazer quando o The Sims trava na tela de carregamento?
Como resolver um polinômio de grau 3?
O que fazer quando o Free Fire da falha no download?