"O caput do art. 98 revela que o pressuposto principal para a concessão do benefício da gratuidade é a insuficiência de recursos da parte para arcar com as despesas processuais. Quando se tratar de pessoa natural, presume-se verdadeira a simples alegação de insuficiência de recursos (§ 3º do art. 99).
Dentre outros, menciono, abaixo, alguns documentos que poderá juntar ao processo, para comprovar a situação de insuficiência financeira:
O entendimento consolidado na súmula nº 481 do STJ trata de condição imposta à pessoa jurídica para que faça jus aos benefícios da assistência judiciária gratuita, regulada pela Lei nº 1.060/50, qual seja, a comprovação de que não pode arcar com os encargos processuais, sem prejuízo próprio, não importando se suas ...
Em uma declaração de hipossuficiência, quem deve assinar é o próprio declarante, ou seja, a pessoa que está se declarando hipossuficiente, mesmo que conte com o auxílio de um advogado para formular o documento.
DESNECESSIDADE DE COMPROVAÇÃO POR OUTROS MEIOS. Estando desempregado o autor da demanda trabalhista, presume-se a insuficiência econômica, independente do último salário percebido ou de qualquer outra prova documental, bastando a mera declaração do interessado para a concessão da benesse (art. 99, §3º, CPC/15).
Qual é a importância do design?
Quem emite visto consulado ou embaixada?
É característica dos contratos de adesão?
Por que Jesus é chamado de Cristo?
Quais panelas tem Starflon t5?
Que famosos fazem aniversário em fevereiro?
Quais as vantagens da cadeia de suprimentos?
Qual a diferença de COMPRIMENTO e cumprimento?
Quais são as restrições de integridade que devem estar presentes em um banco de dados?
Como descartar livros e cadernos usados?
Quais os tipos de seleção artificial?
O que significa a palavra rejeitada?
Quando uma empresa deve fazer um fluxograma?
Quais programas e projetos estão vinculados à política educacional brasileira?