Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido Para que exista passivo, três critérios devem ser satisfeitos: a entidade tem uma obrigação; a obrigação é de transferir um recurso econômico; e. a obrigação é uma obrigação presente que existe como resultado de eventos passados.
As características qualitativas da informação contábil-financeira se dividem em: Características qualitativas fundamentais: Relevância, Materialidade e Representação fidedigna e as características qualitativas de melhoria: Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade e Compreensibilidade (CPC 00 (R1) 2011).
A definição que a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro CPC 00 (R1) (2011), trás sobre ativo é a seguinte: “um recurso controlado pela entidade, como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade”.
O passivo deve ser reconhecido quando: (I) a entidade possuir uma obrigação que seja resultado de fatos contábeis passados; (II) seja provável a transferência de recursos econômicos ou financeiros para a liquidação desta obrigação; (III) e seu valor de liquidação ou realização possa ser mensurado em bases confiáveis.
(b) para o passivo, o desreconhecimento normalmente ocorre quando a entidade não possui mais uma obrigação presente pela totalidade ou parte do passivo reconhecido.” O desreconhecimento contribui para a representação fidedigna das demonstrações contábeis.
40 curiosidades que você vai gostar
Ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados. Passivo é uma obrigação presente da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados.
O ganho ou a perda em ativo financeiro mensurado ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes, deve ser reconhecido em outros resultados abrangentes, exceto ganhos ou perdas por redução ao valor recuperável e ganhos e perdas de câmbio, até que o ativo financeiro seja desreconhecido ou reclassificado.
A receita deve ser reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluirão para a entidade e esses benefícios possam ser confiavelmente mensurados; e deve ser mensurada pelo valor justo da retribuição recebida ou a receber.
Ou seja, para que um item seja classificado como ativo, ele deverá conter as seguintes características essenciais:Recurso controlado pela entidade;Decorrente de eventos passados;Resultará em benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços para a entidade.
Os ativos são todos os bens de uma companhia, como os imóveis, os móveis, o dinheiro em caixa, o estoque de mercadoria e os direitos (dívidas a receber). Já os passivos são as obrigações, ou seja, as despesas da empresa que são as contas a pagar para os fornecedores, para o governo ou para o banco, por exemplo.
Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.
Definição Ativo antes da revisão: Um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que beneficios economicos futuros fluam para a entidade. ... Um recurso econômico é um direito que tem potencial para produzir beneficios econômicos.
A finalidade desta Estrutura Conceitual é: (a) auxiliar o desenvolvimento das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) para que tenham base em conceitos consistentes; (b) auxiliar os responsáveis pela elaboração (preparadores) dos relatórios financeiros a desenvolver políticas contábeis consistentes quando nenhum ...
CPC 00 (R1) - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro (Revogado)
De acordo com o CPC 00 (R1) os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis são as características qualitativas das informações contábil-financeiras, descritas como fundamentais, sendo Relevância e Representação Fidedigna, e de melhoria, sendo, Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade e ...
O objetivo do CPC 00 é:
auxiliar os responsáveis pela elaboração (preparadores) dos relatórios financeiros a desenvolver políticas contábeis consistentes quando nenhum pronunciamento se aplica à determinada transação ou outro evento, ou quando o pronunciamento permite uma escolha de política contábil; e.
CONTABILIDADE Pergunta 9 0 em 1 pontos Conforme Resolução nº 1.374/11, são exigências necessárias para o reconhecimento do item no balanço patrimonial: I. Enquadrar-se na definição de Ativo, Passivo ou Patrimônio Líquido. ... Enquadrar-se na definição de receita, custo ou despesa.
A mensuração de ativos, que é o processo que determina os valores pelos quais os elementos devem ser reconhecidos e apresentados nas demonstrações contábeis, envolve a utilização de uma base específica de mensuração. A partir desta base, serão feitos os ajustes necessários para que o ativo esteja com seu valor correto.
Um ativo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando os gastos incorridos não proporcionarem a expectativa provável de geração de benefícios econômicos para a entidade além do período contábil corrente. ... Os ativos da entidade resultam de transações passadas ou de outros eventos passados.
36. As despesas são reconhecidas na demonstração do resultado quando surgir um decréscimo, que possa ser medido em bases confiáveis, nos futuros benefícios econômicos referentes a um decréscimo em um ativo ou aumento em um passivo.
Consideram-se incorridas os gastos: 1 – quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para terceiro; 2 – pela diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo; 3 – pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.
Eis as etapas que deverão ser seguidas até o reconhecimento contábil de uma receita:Etapa 1 – Identificar o(s) contrato(s) com um cliente.Etapa 2 – Identificar as obrigações de desempenho.Etapa 3 – Determinar o preço da transação, por obrigação de desempenho.
De forma geral, os ativos financeiros são divididos em três tipos: os que geram renda, os de reserva de emergência e os de crescimento de capital. Para obter sucesso, o ideal é que uma carteira tenha uma combinação dessas categorias, sempre em um balanceamento condizente com o perfil e os objetivos do investidor.
7. O custo de um item de ativo imobilizado deve ser reconhecido como ativo se, e apenas se: (a) for provável que futuros benefícios econômicos associados ao item fluirão para a entidade; e (b) o custo do item puder ser mensurado confiavelmente.
Desreconhecimento é a remoção de ativo financeiro ou de passivo financeiro anteriormente reconhecido do balanço patrimonial da entidade. Valor justo é a quantia pela qual um ativo poderia ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras e dispostas a isso em transação sem favorecimento.
Como faço para editar uma tabela no Word?
Quanto tempo demora para sair o roxo de uma cirurgia?
Qual a diferença entre suspensão e interrupção?
Porque o fogo do fogão fica amarelo?
Quem toca viola de arco é chamado de?
O que são tabelas de frequência?
Quais são os 8 continentes da Terra?
Qual o signo do dia 5 de dezembro?
Pode tomar Benzetacil e depois tomar azitromicina?
Quais são os tipos de culinária?
Qual a diferença entre o Id ego e superego?
Como tirar as energias negativas do corpo?
Qual a importância da estética para a arte?
É normal ficar roxo depois de furar a orelha?
Quem é o Deus do universo da DC?