sulfato de alumínio
No Brasil, o coagulante mais utilizado é o sulfato de alumínio (Al2(SO4)3), que é obtido por meio da reação química entre o óxido de alumínio (Al2O3) e o ácido sulfúrico (H2SO4). O sulfato de alumínio é adicionado à água com o óxido de cálcio (CaO), mais conhecido como cal virgem.
Floculação: adição de produtos químicos coagulantes (ex: sulfato de alumínio) à água com o objetivo de desestabilizar as partículas em suspensão (impurezas), propiciando condições para a posterior aproximação das mesmas. ... As últimas etapas do tratamento de água são a desinfecção e a fluoretação.
Existem vários tipos de coagulantes de origem química e vegetal. Os principais coagulantes químicos utilizados são: sulfato de alumínio, cloreto férrico, hidroxicloreto de alumínio e sulfato férrico [10].
Em uma acepção abrangente, coagulação é a alteração físico-química de partículas coloidais de uma água, caracterizada principalmente por cor e turbidez, produzindo partículas que possam ser removidas em seguida por um processo físico de separação, usualmente a sedimentação.
Floculação é um processo de agregação de partículas de duas etapas no qual muitas partículas pequenas formam poucos flocos grandes. Pequenas partículas geralmente possuem cargas de superfície negativas que impedem a agregação e a estabilização (1a).
No grupo de coagulantes de origem animal, o coalho de bezerro ou vitelo é considerado o mais adequado para a fabricação de queijos pelo seu elevado conteúdo de quimosina (Antunes, et al, 2004).
Os anticoagulantes devem ser usados por pessoas que têm maior risco de desenvolver um trombo, como aquelas com arritmias cardíacas ou que usam próteses em valva cardíaca. Também são usados para eliminar um trombo que já se formou, como em casos de pessoas com trombose, embolia pulmonar ou infarto.
Floculação é um processo de agregação de partículas de duas etapas no qual muitas partículas pequenas formam poucos flocos grandes. Pequenas partículas geralmente possuem cargas de superfície negativas que impedem a agregação e a estabilização (1a).
Entre os principais coagulantes naturais estudados podem-se citar a moringa oleifera, tanino vegetal e a quitosana. O tanino é um polímero orgânico-catiônico de baixo peso molecular, de origem vegetal.
Os coagulantes são produtos químicos utilizados para precipitação de compostos em solução e desestabilização de suspensões coloidais de partículas sólidas, que, por outra maneira, não poderiam ser removidas por sedimentação, flotação ou filtração.
Entenda o que é coagulante e qual sua função no tratamento de água 1 Sulfato de Alumínio 2 Sais de Ferro 3 Policloreto de Alumínio 4 Dosagem requerida do coagulante e do alcalinizante More ...
Em pH entre 5,0 e 6,5 e baixas dosagens de coagulante predomina a coagulação por adsorção; Em pH entre 7,0 e 9,0 e altas dosagens do agente químico predominam a coagulação por varredura; Em pH elevado aparece a forma negativa (Al (OH) 4) –, que não promove a coagulação e a floculação.
Podemos dizer então que a coagulação é um processo químico usado para desestabilizar partículas coloidais. Na parte seguinte e complementar, chamada de floculação, a água é agitada fortemente por cerca de 30 segundos por um agitador mecânico, como o mostrado na figura a seguir, com a finalidade de aumentar a dispersão do coagulante.
A coagulação convencional depende das características da água bruta e da quantidade de impurezas que ela contém, bem como de alguns parâmetros operacionais. No caso de parâmetros físico-químicos, podemos falar de cor, turbidez, temperatura, pH, dentre outros.
Quais são os sintomas da cólica de rins?
Como saber se tem cárie na radiografia?
Quais as chances de cura do câncer de testículo?
Como funciona multa para CNPJ?
Como impugnar documentos na contestação trabalhista?
Como funciona o campeonato brasileiro feminino?
Como é dividido o CEP no Brasil?
O que é um CER e como funciona?
Como funciona o licenciamento de uma marca?