Resultados de estudos científicos mostram que a ingestão do inhame pode levar à melhoria dos sintomas da peri-menopausa e menopausa. A ingestão regular do inhame reduz a perda óssea, ajuda a reduzir os triglicerídos, aumentar o HDL-C (“colesterol bom”) e a atividade antioxidante corporal.
Inhame pode ser tratamento natural dos sintomas da menopausa, sugere nutricionista
O inhame da espécie Dioscorea, dizem elas, possui, além de carboidratos, vitaminas A e C, aminoácidos essenciais, tiamina, riboflavina e niacina. Ele também contém saponinas e sapogeninas, que têm estrutura química muito semelhante à dos nossos hormônios sexuais.
Em casos de reposição hormonal e queda do estrogênio é indicado o consumo de 3 gramas ao dia, cerca de 5 a 6 cápsulas diariamente. Mulheres que desejam consumir o inhame para ajudar na fertilidade e gravidez a dosagem é de 10 ml de elixir de inhame ao longo dos 7 dias em ciclos curtos. Já em cápsulas de 3 a 5 ao dia.
Suco de maracujá com lecitina O suco de maracujá atua como calmante natural, enquanto a lecitina da soja contém fitohormônios que ajudam a regular as ondas de calor normais da menopausa. Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba a seguir. Recomenda-se beber este suco 3 vezes por dia.
Por possuir fitoestrógenos e hormônios vegetais, o inhame é conhecido por aumentar a fertilidade da mulher, amenizar cólicas menstruais, sintomas da TPM e da menopausa (a diosgenina presente no tubérculo pode auxiliar para contenção de calores, do ressecamento da mucosa e de outros sintomas que acompanham essa fase) e ...
O indicado é consumir o alimento pelo menos três vezes na semana para potencializar os seus benefícios. Para o suco, o inhame pode ser usado cru ou cozido.
Para fazer o chá de inhame basta colocar a casca do inhame na água fervente e deixar por cerca de 5 minutos com a panela tampada. Em seguida, deixar esfriar, coar e beber em jejum.
O inhame ainda tem diosgenina em sua composição, de acordo com Karin. “Essa substância tem a propriedade de se converter em hormônio no nosso organismo.
O inhame pode ser consumido cozido cortado em rodelas, assim como a batata doce, ou pode ser usado em preparações como bolos, tortas e purês.
O inhame também impede a retenção de líquidos causada pela menopausa. Além disso, a diosgenina, que, em contato com o ácido clorídrico no estômago, é transformada em uma molécula bioquímica de progesterona bioquímica idêntica à progesterona humana. A descoberta da molécula serviu para facilitar a síntese de contraceptivos orais.
Quando o assunto é menopausa, especialistas advertem para a necessidade de mudanças na dieta e no estilo de vida, pois ajudam a controlar muitos sintomas. Entre as mudanças sugeridas está o acréscimo de maiores porções de vegetais, especialmente aqueles que contêm isoflavonas e lignanas.
Alimentos ricos em ômega 3, como peixe, sementes de chia e frutos secos; Alimentos ricos em cálcio: Sementes de sésamo, nabo; Ovos (2 a 3 por semana); Cereais: arroz, batata, massa integral; Azeite. Veja também: O que comer para combater a insônia comum da menopausa.
Indicada especialmente para combater as ondas de calor na menopausa porque ajuda na correção dos níveis hormonais, sendo eficaz e bem tolerada pelo organismo. Como usar: Adicionar 10 g de folhas secas em 1 litro de água fervente. Coar após 10 minutos e tomar morno.
Como investir em títulos do Tesouro Nacional?
Como provar perda auditiva no trabalho?
Como é definido os recursos naturais?
Como ajudar uma pessoa sem ter dinheiro?
O que é rede privada de ensino?
Como é possível reduzir a quantidade de lixo produzido por uma cidade?
O que podemos fazer para minimizar os efeitos negativos da indústria da moda?
O que o comendador chama a Ísis?
Como o direito à informação funciona no Brasil *?
Como o direito surgiu para regular as relações sociais dificilmente?
Como era o mundo antes da Revolução Francesa?
Como encontrar empresas para investir?
Qual é a relação do homem com a sociedade?
Quando começou o desenvolvimentismo?
Qual o traço mais importante da tradição grega para o direito?