Potássio, zinco e selênio também estão presentes, além de propriedades antioxidantes, que ajudam a acelerar o metabolismo e diminuir a resistência à insulina. Além disso, o chocolate amargo pode proporcionar uma sensação de bem-estar, ajuda a controlar a pressão, e estabiliza o colesterol e glicose.
Benefícios do chocolate amargo
Ribas Filho acrescenta que estes antioxidantes --os flavonoides e os polifenóis -- também protegem contra o envelhecimento, as doenças neurodegenerativas e ajudam a controlar o colesterol, podendo aumentar os níveis de HDL (o colesterol bom) e diminuir os de LDL (o colesterol ruim).
O chocolate amargo possue maiores quantidades de cacau e, por isso, mais benefícios. Ou seja, o ideal é não ultrapassar 30 g por dia, que é o equivalente a dois bombons ou uma barrinha pequena.
Entre os pontos positivos do chocolate amargo destacam-se a diminuição de riscos de doenças cardiovasculares e de câncer. Além disso, o alimento protege o cérebro e pode contribuir para a diminuição do colesterol ruim e da pressão arterial.
O chocolate amargo, mesmo sendo mais saudável, ainda é uma fonte rica em calorias e gorduras saturadas. Se consumido em excesso, pode causar um efeito contrário à saúde. A porção diária recomendada é de 25g a 30g, no máximo.
27 curiosidades que você vai gostar
A quantidade recomendada também costuma decepcionar os amantes do alimento. Estudos e organizações de saúde dizem que o ideal é que um adulto coma entre 25 g e 50 g de chocolate por dia, o que equivale a mais ou menos uma barra pequena ou quatro quadradinhos do alimento.
O chocolate é um dos alimentos mais favoritos do mundo. E ele traz consigo diversos benefícios, mas para que os mesmos consigam agir de maneira adequada é necessário que se consuma apenas a quantidade ideal por dia, que segundo o Ministério de Saúde Brasileiro e de apenas 30 gramas.
O melhor chocolate para saúde é o chocolate meio amargo, porque este tipo de chocolate apresenta a melhor relação entre a percentagem de cacau e a quantidade de outros nutrientes. Por isso, é mais rico em antioxidantes importantes que protegem as células e previnem o envelhecimento precoce.
- O chocolate ao leite é rico em açúcar, é mais calórico e não traz benefícios para a saúde. O branco, então, é somente açúcar e gordura. Evite sempre! Quanto menos açúcar e menos leite tiver o chocolate, melhor será para a saúde - explica Karen.
Liberar os hormônios endorfina, ocitocina, dopamina e serotonina! Brincadeiras à parte, comer um pouco de chocolate 70% cacau por dia ajuda não só a liberar, mas equilibrar esses hormônios, fazendo com que a gente se sinta mais feliz. O estresse também diminui, assim como a ansiedade.
Você sabia que tem um horário ideal para comer o chocolate sem culpa? “Seria após a principal refeição, no caso o almoço, porque teriam outros alimentos a serem absorvidos, como carboidratos, proteínas e até mesmo gordura. Então a absorção do próprio chocolate não vai ser 100%”, explica a nutricionista.
Chocolate faz bem à saúde
Segundo a nutricionista Sabrina Longhi, da Clínica de Especialidades Integrada, “o chocolate possui flavonoides que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, propiciam melhora do fluxo sanguíneo, reduzem a pressão arterial e melhoram os níveis de colesterol ruim”.
Em algumas pessoas, sua ingestão pode provocar enxaqueca e alguns problemas gastrointestinais, como a diarreia. Seu consumo frequente também pode levar a quadros de sobrepeso e diabetes, em razão, principalmente, da quantidade de gorduras e açúcar.
Enquanto o chocolate branco ou ao leite é rico em calorias e gordura, o chocolate meio amargo tem menos calorias e é rico em substâncias antioxidantes, que protegem o coração.
O chocolate amargo, ou seja, com 70% ou mais de cacau também é uma opção de petisco, pois é rico em flavonoides, que são substâncias que funcionam como antioxidante, prevenindo ou retardando danos a células do corpo, o que pode ser bom para a circulação sanguínea e controle do colesterol.
“O chocolate mais saudável é o que tem alto teor de cacau.”
Tem chocolate amargo com apenas cacau e açúcar (2 ingredientes), tem outros com cacau, açúcar e manteiga de cacau (ou seja, 3 ingredientes) e tem outros com mais de 4. E isso afeta a quantidade de nutrientes, e consequentemente o quanto saudável é o produto.
“Claro, depende do metabolismo de cada pessoa, mas se a ingestão de chocolate for feita de forma exagerada, o risco de engordar fica entre dois e quatro quilos em uma semana”, afirma. Os grandes culpados por essas calorias a mais são os açúcares e as gorduras, presentes principalmente nos tipos ao leite e branco.
O ideal é optar pelo chocolate amargo, que contém cerca de 50% a 85% de cacau, pouco açúcar e entre 250 a 450mg de antioxidantes. Em seguida, o mais indicado é o meio amargo e, então, o chocolate ao leite.
O açúcar e o sal contêm níveis altos de sódio que levam a um maior acúmulo de gordura. Açúcar ou sal refinado na sua dieta contribuem para retenção de líquidos e podem fazer seu rosto parecer mais gordo. Sódio não permite a eliminação de líquidos. Eles continuam se acumulando no seu corpo e adicionam gordura.
"O chocolate amargo é o mais puro, ele possui 80% de cacau, baixo teor de açúcar, de gordura e não tem leite em sua composição.
Quando está escrito chocolate 70% cacau em uma embalagem, significa que aquele produto tem setenta por cento de cacau em sua composição, e trinta por cento de outros ingredientes.
O único chocolate sem açúcar e sem adoçante é o chocolate 100% cacau: sim, possui apenas nibs de cacau em sua fórmula, e é muito forte até para quem é acostumado com um chocolate 70% cacau.
O consumo exagerado do chocolate pode ocasionar diarreia, refluxo, náuseas, dores estomacais, dor de cabeça e até desencadear um processo alérgico. Isso acontece porque o doce derivado do cacau é rico em gorduras e açúcares, que podem sobrecarregar o organismo quando consumidos em excesso.
ode comer chocolate todos os dias, não há problema. Até 25 gramas, 30g de chocolate por dia. O que equivale a mais ou menos uma barra ou um bombom”, explica a nutricionista Mariana D Ávila à Globo. ... Quanto mais cacau, mais saudável é o chocolate, porque tem menos açúcar e menos gordura.
A quantidade ideal para o consumo de chocolate diariamente é de 30 gramas, o que corresponde a um quadrado de um tablete com aproximadamente 170 gramas, segundo informações da nutricionista de Ribeirão Preto (SP) Suzi Bianco.
Quais estruturas embrionárias dão origem aos elementos do sistema nervoso central e periférico?
Qual o melhor macarrão para comer?
Qual foi a maior causa da crise do software?
Quais são os níveis de influência de uma estrutura organizacional?
É normal a menstruação atrasar com DIU de cobre?
O que acontece se tirar o brinco antes de cicatrizar?
Como melhorar a demência frontotemporal?
Quem era Gomer tio de Ninrode?
Quantas gotas de própolis tomar para dor de garganta?
Como resolver potência com expoente positivo?
Quem disse Vivo não mais eu mas Cristo vive em mim?
Para que serve o controle infravermelho?
Quanto custa uma escritura de renúncia de usufruto?
Como começar um resumo exemplo?