Os cinco “CERTOS” da vacinação Momento Certo: analisar cuidadosamente a carteira de vacinação para ter certeza de que é o momento correto para administrar determinada vacina. Dose Certa: administrar a dose correta. O cuidado deve ser redobrado quando a apresentação da vacina for multidose.
Subcutânea: a vacina é aplicada na camada subcutânea da pele, chamada hipoderme. Neste local, o volume máximo é de 1,5 mL. Exemplos de vacinas: sarampo (mais informações neste texto), caxumba, rubéola e a vacina da febre amarela (atenuada).
Embora a aspiração seja defendida por alguns especialistas e, a maioria dos profissionais são ensinados a aspirar antes da injeção, não há evidências de que este procedimento seja necessário. A não aspiração tem sido indicada, pois ela diminui o tempo de aplicação e, consequentemente, a percepção da dor.
Febre amarela
A vacina, importante para quem quer garantir a saúde da família, só é contraindicada para gestantes, idosos, crianças com menos de 9 meses de idade e pessoas com grave alergia a ovo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas imunizadas com a dose fracionada estão protegidas por 8 anos.
Algumas vacinas podem congelar sem alteração do seu poder imunogênico como a Febre Amarela, Sabin e Triviral. Entretanto, algumas delas como a BCG, dupla adulto (dt), tríplice bacteriana (DPT), hepatite b, influenza, tetravalente, uma vez congeladas, podem perder potência comprometendo a sua proteção imunogênica(8).
15 curiosidades que você vai gostar
Vacina de Herpes zoster – Deve ser administrada uma única vez em pessoas acima de 60 anos; Vacina de Difteria e tétano – Deve ser tomada a cada 10 anos.
São elas:BCG.HPV (vírus do papiloma humano)Pneumocócica, contra pneumonia.Meningocócica C, contra meningite.Febre Amarela.VIP/VOP (vacina inativada e vacina oral poliomielite)Hepatite B.Penta (vacina adsorvida difteria, tétano, Hepatite B-recombinante, Haemophilus influenzae b – conjugada e pertussis)
Segundo o Governo, os imunizantes disponíveis na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser usados na nova estratégia vacinal. Para a dose de reforço será utilizado o imunizante que estiver disponível no posto de saúde: Pfizer, Coronavac e AstraZeneca.
O reforço para a população adulta que se vacinou, no esquema primário, com Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac deve ser feito com as vacinas da Pfizer, Astrazeneca ou Janssen, segundo a recomendação do Ministério da Saúde.
Como saber se tem prosopagnosia?
Qual história do Beato Carlos Acutis?
Como saber se ganhou a causa na Justiça?
Quem já morreu da turma do Chaves?
Para que serve a raiz do abacate?
Qual é o habitat da água viva?
O que se deve observar em crianças com meningite?
Como se decide a saída do ar dos pulmões?
Como saber se meu leite tá pouco?
O que saber antes de ir para Ilhabela?
Como saber a quanto tempo tive toxoplasmose?
Como excluir um membro da família no Google?
Como saber se vc é sangue puro?
Como fazer referência de site ABNT 2020?
O que um estudante de medicina precisa ter?