Além da representação geométrica (ou gráfica) utilizada anteriormente, podemos fazer uso de uma outra representação, conhecida como representação analítica do vetor.
Para desenhar o gráfico, use a função plot, passando o vetor das abscissas e o vetor das ordenadas como argumentos. Pode-se desenhar vários gráficos ao mesmo tempo. Para cada gráfico use dois vetores (abscissas e ordenadas). A função title permite dar um título ao desenho.
Adição vetorial gráfica A primeira maneira de se somar dois ou mais vetores é a forma gráfica. A regra é simples: cada vetor a ser somado é colocado de maneira que o final de um coincida com o início do próximo. O vetor resultante será obtido unindo-se o início do primeiro com o final do último.
Para adicionar vetores, destaque uma área de mesmo tamanho que A e então digite =(A1:Ap)+(B1:Bp), em que p é o número de colunas. Então aperte, simultaneamente, "Ctrl","Shift" e "Enter". No exemplo, selecione as células C1 até C5, digite =(A1:A5)+(B1:B5) e pressione "Ctrl","Shift" e "Enter".
A subtração dos dois vetores é representada assim: A subtração, A – B, é igual à soma do vetor A com um vetor de mesmo módulo, mesma direção, mas de sentido oposto ao do vetor B.
Podemos somar dois ou mais vetores, para obter um vetor soma. Regra do polígono: Ligam-se os vetores origem com extremidade. O vetor soma é o que tem origem na origem do 1º vetor e extremidade na extremidade do último vetor.
Regra do polígono É utilizada na adição de qualquer quantidade de vetores. A regra é fazer coincidir a extremidade de um vetor (a ponta da seta) com a origem do outro. O vetor soma também chamado vetor resultante, será o vetor que une a origem do primeiro com a extremidade do último, formando assim um polígono.
São usualmente representados por setas, que partem da origem, e utilizam-se as coordenadas de seu último ponto. Na imagem acima, os vetores são representados dessa forma, isto é, setas cujas coordenadas correspondem ao seu ponto final. O vetor u possui coordenadas (2,2) e o vetor v possui coordenadas (4,2).
As operações com vetores envolvem multiplicação por número real, soma e produto interno. Todas elas partem da relação dos vetores com a Geometria. Diferentemente das figuras geométricas formadas por ele, o ponto não possui definição. Isso significa que, em Geometria, ponto é um objeto não definido usado na definição de outros objetos.
Geometricamente, a multiplicação de um vetor por um número real aumenta o tamanho do vetor linearmente: Note que, no exemplo acima, o vetor u possui coordenadas (2,2), e o vetor u·k possui ...
Note que a resultante R → é a soma dos vetores ou Veja agora este exemplo: Calcule que a soma do vetor A → com o B → , sabendo-se que o módulo de | A → | = 1 0 e | B → | = 2 0 , e que os ângulos com a horizontal são respectivamente 60° e 30°. em dois vetores um vertical e outro horizontal.
Qual o valor do sinal na compra de um imóvel?
Quem já teve queloide pode colocar piercing de novo?
Pode misturar cloro com sabão em pó?
Quem pode tomar soro Ringer Lactato?
Como fazer detergente sustentável?
O que é média ponderada na contabilidade?
Qual a característica da perspectiva cavaleira?
Qual é as cores que combina com verde?
Qual é a principal competição do futebol?
O que é manteiga ghee tem lactose?
Quais objetos são destaques na arte sacra maranhense?
Qual o melhor adubo para o crescimento do café?
Quais são as causas de exclusão da ilicitude explique cada uma é fundamente?
Qual a diferença entre UPA e UBS?
Qual a erva que cura psoríase?
Quais são os princípios ligados ao valor segurança jurídica?