Embora a criança continue a se desenvolver fisicamente, nesse período ocorre um marcante desenvolvimento cognitivo , social, emocional e mental. As crianças já aprenderam as regras e padrões básicos de comportamento da sociedade em que vivem e já são capazes de julgar se uma dada ação é certa ou errada.
É durante as fases da infância que acontece um marcante ganho de volume do corpo, além de aquisições de habilidades básicas, como andar e falar, e a construção da personalidade. ... E o desenvolvimento psicossocial se refere às questões de construção das relações sociais, à personalidade e às emoções do indivíduo”, pontua.
QUAIS SÃO AS FASES DA INFÂNCIA E COMO ESTIMULAR O APRENDIZADO...0 a 2 anos – Estágio sensório-motor. ... 2 a 7 anos – Estágio pré-operatório ou simbólico. ... 7 a 12 anos – Estágio operatório concreto. ... 12 a 16 anos – Estágio das operações formais.
As demandas mais frequentes são em relação a doenças crônicas, distúrbios alimentares e questões emocionais, desde dificuldades na escola até impasses com a própria adolescência”, explica Cristiane, que afirma que obesidade, bulimia e anorexia estão entre as principais queixas.
As características da infância que se destacam nessa fase são descobertas, engenhosidade e curiosidade. Além disso, eles têm controle total dos esfíncteres e de seu auto cuidado, sendo mais independentes.
39 curiosidades que você vai gostar
Desenvolvimento Psicossocial na Primeira Infância:
Logo na Primeira Infância começa a aparecer os sinais de personalidade da criança, seu temperamento. Alguns são mais alegres, outros podem se irritar com mais facilidades, alguns podem adorar brincar com outras crianças e outros não.
A segunda infância se mostra como uma etapa do crescimento onde a criança passa por um florescimento social e cognitivo. Iniciada aos três anos de idade, indica um reconhecimento do mundo onde vive. Sem contar a si mesma, já que começam a absorver conceitos básicos de convivência.
O isolamento em relação às atividades familiares e sociais, os problemas referentes à imagem corporal, as condutas alimentares inadequadas, a dificuldade para expressar os conflitos e/ou dilemas, os problemas para relacionar-se com o sexo oposto, a resistência às atividades intelectuais, a depressão mascarada com ...
A puberdade caracteriza-se, principalmente, pela ação dos hormônios esteroides, os hormônios sexuais, na formação das características sexuais secundárias, como mudanças na voz, crescimento das mamas em mulheres, crescimento de pelos faciais em meninos, ou seja, características não relacionadas diretamente ao sistema ...
Nos meninos, as mudanças mais evidentes são o nascimento de pêlos pretos pelo corpo, o timbre da voz que engrossa e desafina, o crescimento acelerado do corpo – chamado de fase do estirão, o aumento da massa muscular, cravos e espinhas apontando no rosto e a primeira ejaculação do pênis.
- Infância: é a fase que vai desde o nascimento até os onze anos de idade. Ela é um período de muita aprendizagem e novidades, já que é quando começamos a descobrir o mundo à nossa volta e as relações entre as pessoas; começamos a falar e a andar, geralmente iniciamos os estudos, aprendemos regras e limites, etc.
Essa fase também pode ser subdividida em duas partes: a primeira primeiríssima infância, que vai da gestação aos três anos de idade, e o período que se estende entre os 4 e 6 anos. Por que há a divisão de 0 a 3 e de 4 a 6 anos?
A infância é a etapa inicial da vida compreendida entre o nascimento e os 12 anos de idade. As experiências vividas nesse período são cientificamente reconhecidas por afetar profundamente o desenvolvimento físico, mental, social e emocional dos indivíduos.
No Brasil, esta etapa de vida é compreendida como o período entre o nascimento e a adolescência, por volta dos 12 anos. Há, ainda, uma subdivisão: a primeira infância, que vai dos 0 aos 6, uma fase ainda mais intensa de desenvolvimento e, portanto, de potencialidades.
Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da criança, uma vez que 90% das conexões cerebrais ocorrem até os seis anos de idade. Intervenções na primeira infância podem ter efeitos sobre a capacidade intelectual, a personalidade e o comportamento social futuros.
Durante a história antiga, a criança era submetida à autoridade do pai. Na educação grega e romana, a família era a responsável por educar os pequenos, considerados inoperantes e incapazes de ter qualquer autonomia. Posteriormente, já na Idade Média, o papel da criança continuava sendo mínimo.
Em consequência dessa ação orquestrada hormonal durante a puberdade, ocorrem aumento dos testículos, pênis, odor do corpo, surgimento de pelos axilares e pubianos, engrossamento da voz, estirão do crescimento e acne, entre outras manifestações.
A pré-adolescência é definida pelos estudiosos, em geral, como a fase entre 10 e 14 anos de idade. Neste período ocorre a transição da infância para a adolescência propriamente dita.
2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
A segunda infância inicia-se por volta dos três anos de idade e termina na pré-adolescência. Nessa fase, inúmeras aptidões são atingidas e ocorre a formação dos hábitos. A criança é egocêntrica e age por impulsos. É muito comum brigas na sala de espera, pois não querem dividir brinquedos com outros pacientes.
Fase da Segunda Infância (período de latência) Dos 6 anos até a puberdade. Fase da Adolescência (da puberdade até a idade adulta) Dos 10 até os 18 anos.
1) ESTÁGIO PRÉ-NATAL: Concepção ao nascimento; 2) PRIMEIRA INFÂNCIA: de zero a três anos; 3) SEGUNDA INFÂNCIA: dos três aos 06 anos; 4) TERCEIRA INFÂNCIA: dos 06 aos 12 anos – Adolescência.
Desenvolvimento psicossocial
Sabemos que a criança se desenvolve em vários contextos com características específicas, isto é, com regras, atitudes, valores e modos de estar e ser concretos. Desde o primeiro dia em que vem ao mundo, o ser humano começa a ter consciência de que existe um mundo externo a si.
Inicia-se nesta fase o aprendizado das regras de convivência: o que pode e o que não pode, o que é seu e o que é do outro, entenderá que tem sua oportunidade para falar e deve respeitar quando outro o faz, e assim por diante. É um longo processo que parte das situações mais elementares para as mais complexas.
Neste período, principalmente no primeiro ano de vida, os primeiros marcos motores aparecem com o controle de cabeça, o rolar, o arrastar e mais tarde o sentar, o engatinhar e a marcha no final do primeiro ano.
Como tomar o Dramin na gravidez?
O que é uma pessoa espectador?
Como fazer uma limpeza de arquivos no disco local C?
Como é chamado o Pega-pega no Nordeste?
Quanto tempo depois de tomar Depo-provera Pode ter relação?
Qual o nome que se dá ao traço na frente de uma palavra?
Como usar azitromicina para acne?
Como que se fala pescoço em francês?
Para que serve a amoxicilina 250mg?
Qual o significado de paçoca em Portugal?
Quanto tempo a cabergolina faz efeito?
Como tirar sombra de imagem no Photoshop?
Quanto tempo Buscopan Composto comprimido faz efeito?
Para que serve amoxicilina líquida infantil?
Como limpar a tinta da impressora?
Qual o melhor antidepressivo para tratar TPM?