O comprimento (C) do silo é determinado multiplicando-se o número de dias por 15 cm, que é a espessura mínima da fatia a ser retirada diariamente. A altura (A), ou profundidade da trincheira, varia de 1,5 m a 3 m, e deve ser estabelecida de acordo com as condições do terreno.
Pode-se dispensar o revestimento em locais de terreno firme, quando se pretende reduzir o custo da construção. Porém, nesse caso, aumentam os riscos de perda de material. O material ensilado deve ser coberto com lona plástica, ou com uma camada de palha ou capim seco, antes de receber uma camada de terra.
O silo trincheira tem como principal característica a vala no chão. A cobertura é feita com lona plástica e para impedir a entrada o contato de oxigênio com o material, utiliza-se terra e areia. Pneu também pode ser boa opção. É usado na pecuária, devido a facilidade do manejo, desde que o gado fique próximo ao local.
A largura mínima do silo deve ser 1,5 vezes a largura do rodado do trator. Sempre considere em torno de 20% a mais nas estimativas. Se o processo de ensilagem for bem conduzido o tipo de silo pode ter pouca interferência sobre a qualidade da silagem.
Um fechamento perfeito irá impedir a penetração de oxigênio danificando a silagem. Por isso recomentamos a utilização da LONA PLÁSTICA DUPLA FACE 200 MICRA com barreira comprovada de oxigênio. Lonas para Silo de baixa qualidade podem degenerar rapidamente e permitir a passagem de ar.
9. Qual o melhor método de vedação de um silo trincheira ou de superfície? Silos horizontais devem ser vedados com uma cobertura plástica, a qual deve ser fixada com pneus, terra, areia ou algum outro material pesado.
O tipo trincheira é caracterizado por uma vala feita no chão, preferencialmente em lugar alto e contra um barranco, na qual se deposita a silagem, compactada com um trator e posteriormente fechada a sua frente com tábuas e com lona plástica recoberta por terra, areia ou pneus (Figura 2).
O correto dimensionamento do silo trincheira é uma escolha estratégica, em que o efeito vai repercutir por muitos anos sobre a qualidade da silagem, qualidade microbiológica do leite e na saúde dos animais. 1° Taxa de desabastecimento, no mínimo 30 cm por dia (0,3m/dia para facilitar os cálculos);
Fazer silagem de qualidade envolve custos, riscos e conhecimento. O processo exige rapidez, por isso é muito importante o planejamento. É necessário providenciar tratores, carretas, ensiladeiras e mão de obra em quantidade compatível com a área que será colhida e o número de silos da propriedade.
Os tipos mais utilizados para silagem são os silos tipo “trincheira”ou “de superfície”, mas existem outras alternativas como os silo tipo “bunker”, “cisterna” ou poço, aéreo e mais recentemente, o “Silo-Press” (Silo-Tubo).
Como acessar Ctrl-Alt-Del no acesso remoto?
O que são os 4Ps do marketing digital?
Como ficou conhecido o período que Cromwell dirigiu a Inglaterra?
O que representa a Revolução Farroupilha?
Como ficou o empréstimo consignado dos aposentados?
Qual o tratamento para lesão na cervical?
Como ficou o auxílio emergencial de 2021?
Para que serve o remédio Torante Hedera helix?
Qual remédio para inflamação no quadril?
Como saber se o Windows é pirata ou não?
Qual o tratamento para alcalose metabólica?
Como fica a prorrogação do INSS?
Como saber se o stanozolol injetável é original?
O que é bom para torção nas costas?
Qual o tamanho de uma xícara de 240ml?