O primeiro impacto ocorreu na província de Aceh, na Indonésia, e em seguida, o tsunami deixou um rastro de destruição pela Ásia e partes da África. Mais de 225 mil pessoas morreram e outras centenas de mihares ficaram desabrigadas.
Depois que um tsunami no Oceano Índico matou 250 mil pessoas em 2004 na região, volume expressivo de recursos foi empregado em sistemas de alerta prévios em diversos países, incluindo na Indonésia. Um complexo sistema de sensores foi instalado pela região.
26 de dezembro de 2004 Sismo e tsunami do Oceano Índico de 2004/Datas de início
Sismos, erupções vulcânicas e outras explosões submarinas (detonações de artefatos nucleares no mar), deslizamentos de terra e outros movimentos de massa, impactos, e outros distúrbios acima ou abaixo da água têm o potencial para gerar um tsunami.
O último balanço oficial indica a destruição de 611 casas, 69 hotéis, 60 barracas de comida e 420 barcos. Mais de 11 pessoas foram desalojadas ou estão desabrigadas. As autoridades recomendaram que a população permaneça longe da costa por temer novos tsunamis.
Grande Terremoto de Valdivia de 1960 O Sismo de Valdivia de 1960, ou Grande Sismo do Chile (designado oficialmente Grande Terremoto de Valdivia de 1960), foi um sismo de magnitude de 9,5 MW com epicentro próximo a Lumaco, província de Malleco, Região de Araucanía, ocorrido às 19h11 UTC (15h11 no horário local) do dia .
O maremoto foi causado por uma subducção que desencadeou uma série de tsunamis devastadores ao longo das costas da maioria dos continentes banhados pelo Oceano Índico, o que causou a morte de estimadas 227 898 pessoas em 14 países diferentes e inundou comunidades costeiras com ondas de até 30 metros de altura.
No Japão, as ondas percorreram mais de 10 km de terra. De acordo com as autoridades, houve 15 894 mortes confirmadas e mais de 2 500 pessoas ainda desaparecidos.
O maremoto foi causado por uma subducção que desencadeou uma série de tsunamis devastadores ao longo das costas da maioria dos continentes banhados pelo Oceano Índico, o que causou a morte de estimadas 227 898 pessoas em 14 países diferentes e inundou comunidades costeiras com ondas de até 30 metros de altura.
26 de dezembro de 2004
Sismo e tsunami do Oceano Índico de 2004/Datas de início
Nas horas que se seguiram, um enorme tsunami varreu o Oceano Índico, matando cerca de 230 mil pessoas, a maioria na Indonésia. Para marcar o 15º aniversário da tragédia, o repórter Chaiyot Yongcharoenchai, da BBC Thai, o serviço de notícias em tailandês da BBC, visitou o sul da Tailândia, que foi devastado pelo tsunami.
Foi uma das maiores tragédias da história. A Tailândia foi um dos países mais afetados, junto com Indonésia, Sri Lanka e Índia. Volnei voltou a conversar com a BBC Brasil nesta semana, quando o aniversário da tragédia traz à tona as recordações de dez anos atrás.
O tsunami atravessou o Oceano Índico e provocou destruição nas zonas costeiras da África oriental, nomeadamente na Tanzânia, Somália e Quênia. [carece de fontes
Vista aérea da entrega de suprimentos de emergência perto de uma mesquita da cidade de Meulaboh, na ilha de Sumatra, Indonésia, após o tsunami. Um vagão de trem arrastado pelo tsunami no Sri Lanka, no desastre ferroviário de Peraliya. Tsunami atinge Ao Nang, na Tailândia. Praia em Chennai, Índia, após o tsunami. Os países mais afetados foram:
Como começar a vender moda fitness?
Quem pode ver minhas conexões LinkedIn?
Como colocar lembranças do Facebook?
Qual a medida para colocar o vaso acoplado?
Como saber se o processador é compatível com a placa?
Tem como plantar alface na água?
Pode plantar a semente da alface direto no canteiro?
Tem como ocultar conversa no Messenger?
Como é a folha da flor de lótus?
Como ver o álbum de fotos no Facebook?
O que fazer para a moreia florir?
Quem trabalha com desenvolvimento de jogos?
O que é transtorno intelectual permanente?
Como plantar abacaxi passo a passo?
Como plantar a folha de orelha-de-elefante?
Qual o melhor substrato para fazer mudas de alface?