O intenso crescimento brasileiro se deve, sobretudo da cultura de famílias com um grande número de filhos, dos fluxos migratórios que ocorreram ao longo do processo de povoamento do país, a melhoria das condições médico-sanitárias, além da criação de vacinas e métodos de tratamento de doenças.
Esse último indicador considera, além de variáveis como natalidade e mortalidade, o saldo migratório. A população mundial apresentou um crescimento substancial ao longo do século XX em razão da melhoria das condições de renda e saúde.
No entanto, foi depois da Segunda Guerra Mundial (1939-45) que o crescimento tornou-se acelerado, devido à diminuição das taxas de mortalidade. Isso é explicado por fatores como a expansão da rede de esgoto, acesso à água encanada, campanhas de vacinação em massa, acesso a medicamentos básicos, etc.
Quanto maior for o crescimento da população, maior será o consumo de alimentos, da água, utilização dos recursos naturais, ou seja, quanto mais se consumir mais falta terá. Sem contar com o aumento das indústrias e de veículos que contribuirão para a poluição da água, do ar e a superlotação das grandes metrópoles.
O aumento populacional se deveu principalmente às melhores condições das saúde pública, refletindo-se numa queda substancial da mortalidade. A expectativa de vida do brasileiro aumentou significativamente ao longo do século 20.
25 curiosidades que você vai gostar
Os dois fatores principais que afetam o crescimento populacional são: taxa de natalidade (b) e taxa de mortalidade (d).
Isso ocorreu segundo fatores como a qualidade de vida dos indivíduos, as guerras, as epidemias, os avanços da medicina, etc. Muitas descobertas e avanços da área médica foram fundamentais para que os séculos XX e XXI registrassem um elevado crescimento populacional.
O crescimento populacional se dá a partir da consolidação do crescimento vegetativo e da migração. O crescimento vegetativo é composto do saldo entre a taxa de natalidade versus a de mortalidade. Quando a taxa de natalidade é superior à quantidade de mortes, o crescimento vegetativo é positivo.
O aumento do número de habitantes nas grandes cidades fez com que houvesse maior produção de lixo, que, por vezes, é descartado de maneira incorreta, provocando outros problemas urbanos e também problemas ambientais. Segundo o IBGE, no Brasil, cerca de 50% do lixo gerado é depositado em locais incorretos, a céu aberto.
Como se divide e quais são as funções do SNA dê exemplos?
Como ordenar os arquivos em uma pasta?
Quando se faz necessário o uso de semáforos nas interseções?
O que dar de presente para casal que faz bodas de diamante?
O que são átrios e ventrículos?
Porque os egípcios representavam a figura humana de lado?
Como é dividida a urbanização brasileira?
Como os gregos contavam a história da deusa Vênus?
O que significa despesas e receitas Qual é a situação ideal dessa diferença *?
Quais os elementos que compõem o sistema nervoso?
Qual é o tipo de respiração dos anfíbios?
Como saber se sou compatível para doar medula?
Quais as divisões do Direito Ambiental?
Como publicar um poema na internet?
Como publicar roupas para vender?