As principais ideias iluministas que influenciaram os inconfidentes foram: - Fim do colonialismo; - Fim do absolutismo; ... Mesmo não obtendo o sucesso desejado, que seria a Independência do Brasil, os inconfidentes conseguiram difundir ainda mais as ideias do iluminismo entre as camadas urbanas da sociedade brasileira.
A Inconfidência Mineira foi baseada nos ideais do Iluminismo, que pregavam a liberdade política e econômica, assim como a liberdade de expressão e religiosa, e o livre comércio, defendido pela burguesia.
A principal influência iluminista pôde ser notada no processo de Inconfidência Mineira (1789) – um dos mais importantes movimentos sociais da história do Brasil. Esse movimento significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial.
Letra A. É a única alternativa que condiz com os ideias iluministas, eles eram contra as bases que sustentavam o Antigo Regime e defendiam a liberdade econômica e de pensamento.
A Conjuração Baiana, assim como a Inconfidência Mineira, também teve inspiração nos ideais iluministas que eram propagados naquele período. Durante o processo de investigação desse movimento pelas autoridades, foram encontradas obras de autores iluministas em posse dos principais envolvidos.
"Liberté, Egalité, Fraternité" ("Liberdade, igualdade, fraternidade" em francês) foi o lema da Revolução Francesa. O slogan sobreviveu à revolução, tornando-se o grito de ativistas em prol da democracia e da derrubada de governos opressores e tiranos de todo tipo.
Inconfidência Mineira História do Brasil A Inconfidência Mineira foi uma das maiores revoltas organizadas contra a Coroa portuguesa durante o período colonial e envolveu parte da elite da capitania de Minas Gerais.
Essas revoltas, incluindo a Inconfidência Mineira, eram as manifestações referente às insatisfações da população por conta das péssimas condições de vida daquela época, mas também pelo descontentamento das elites coloniais que existiam no país por conta da divergência de interesses com a Coroa Portuguesa.
Durante o período em que ocupou o cargo, ele tomou decisões que beneficiaram o seu ciclo de amigos, e acabou prejudicando inúmeros membros da elite de Minas, o que fez com que as insatisfações aumentassem. Porém, com a grande volume de extração, o ouro estava em decadência na Inconfidência Mineira.
Essa insatisfação existiu ao longo de todo o século XVIII, mas a partir da década de 1780 ganhou força e ares de separatismo, dando uma nova dimensão a esse movimento político. Não se sabe o momento preciso em que a elite das Minas Gerais começou a conspirar contra a Coroa, mas se sabe que foi em algum ponto da década de 1780.
Como criar Etiquetas Pimaco no Word 2016?
Como saber como vc ficaria careca?
Como achar informações de uma imagem?
Como saber se a pessoa excluiu seu número?
Como se ler os versículos da Bíblia?
Como aprender a ler partitura em clave de fá?
Como imprimir o boleto do Simples Nacional?
Como ler os elementos químicos?
Como fazer um bom atendimento pelo WhatsApp?
Quantos são os Arcanos Maiores?