O Modernismo em Portugal compreende quatro diferentes períodos: Orfismo, Presencismo, Neorrelismo e Surrealismo, embora alguns estudiosos contestem essa divisão.
Esta escola literária teve o seu surgimento em um período político e social bem conturbado em Portugal e é dividida em três grandes gerações: o Orfismo, o Presencismo e o Neorrealismo.
As revistas Seara Nova, Sol Nascente e o Diabo foram responsáveis por divulgar a estética neorrealista em Portugal. Surrealismo (1947-1974): por muitos estudiosos, foi considerado a última fase do modernismo português.
O marco inicial do modernismo português foi a publicação da revista Orpheu, em 1915, influenciada pelas grandes correntes estéticas europeias, como o Futurismo, o Expressionismo, etc., reunindo Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro e Almada Negreiros, entre outros.
O presencismo ou Geração de Presença é a segunda geração do modernismo em Portugal e compreende o anos 1927 a 1940. Inicia-se com a publicação da revista presença - a qual dá nome a esse período - em Coimbra, no dia 10 de março de 1927.
39 curiosidades que você vai gostar
O Presencismo ou A Geração de Presença
O segundo momento do Modernismo em Portugal inicia em 1927 com o lançamento da Revista Presença. A revista foi fundada por Branquinho da Fonseca, João Gaspar Simões e José Régio. O objetivo desse grupo era dar continuidade ao trabalho iniciado com a Revista Orpheu.
Características observadas no Presencismo
O Presencismo segue ideias modernistas tal qual o Orfismo, sobretudo no que tange à crítica e à criatividade. O Grupo de Presença, ou presencistas, contam, ainda, com a análise do próprio âmago, do interior, da introspecção daquele que escreve.
O Modernismo surgiu com uma série de movimentos culturais que tinham por objetivo romper com o tradicionalismo de escolas literárias anteriores. O início do século XX foi marcado por movimentos que transformaram a maneira de fazer arte e literatura.
Características do Modernismo em Portugal
questionamento das convenções literárias tradicionais, como a métrica poética; valorização da escrita cotidiana e corriqueira, em detrimento da norma culta; pensamento crítico e contestador; escrita dinâmica, relacionando-se com as transformações tecnológicas da época.
A revista Orpheu foi responsável por disseminar a estética modernista e, embora influente no meio literário, teve apenas dois números publicados, o primeiro em março de 1915 e o segundo em junho do mesmo ano. ... Bem propriamente, ORPHEU, é um exílio de temperamentos de arte que a querem como a um segredo ou tormento…
Três deles eram mais usados pelo poeta: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Há também Bernardo Soares, considerado um semi-heterônimo, pois esse tinha características bem parecidas com as do próprio Fernando Pessoa.
O poeta, que morreu em 30 de novembro de 1935, em Lisboa, é um dos principais autores do modernismo português. Pertencente à Geração de Orpheu, Fernando Pessoa produziu textos caracterizados pelo nacionalismo crítico e pela liberdade formal, além de conterem traços do simbolismo, cubismo e futurismo.
Os poetas, além de principais autores do período, foram fundadores da Revista Orpheu, principal meio de divulgação dos ideais modernistas.
substantivo masculino Outro nome, de pessoa imaginária, a quem um escritor atribui a autoria de certas obras suas, obras com características e tendências próprias, diversas das do autor verdadeiro: os heterônimos de Fernando Pessoa.
A liberdade é a característica principal do movimento modernista em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa. ... Busca pela linguagem brasileira. Nacionalismo. Ironia, humor e paródia.
Características. Escândalo, provocações, influências das correntes estéticas que se desenvolviam na Europa, especialmente o Futurismo e o Cubismo, motivaram o lançamento da revista, bem como o movimento vanguardista em Portugal. Essas são as marcas da Revista Orpheu.
São consideradas características do pré-modernismo:investigação e denúncia dos problemas sociais (miséria, abismos sociais, conflitos);aproximação da obra literária ao contexto sócio-político-econômico;marginalização dos personagens principais (caipira, mulato, sertanejo);
A principal característica orfista era o uso da cor como meio essencial e primordial da sua expressão artística, Robert Delauney, personalidade chave do movimento, dizia que “Só a cor é simultaneamente cor e motivo.” No Orfismo há uma tendência à abstração e à pintura pura.
Por ser um período de transição, o pré-modernismo apresenta traços de estilos do século XIX, como: realismo, naturalismo, parnasianismo e simbolismo. Além disso, é marcado por um nacionalismo crítico, ou seja, sem idealizações românticas.
Origem do modernismo e contexto histórico
O movimento moderno se iniciou na primeira década do século XX, a princípio na Europa, chegando posteriormente ao Brasil por volta dos anos 20.
Movimento que teve início com a Semana da Arte Moderna
O Modernismo no Brasil teve início na primeira metade do século XX. O movimento artístico, cultural e literário tem seu marco oficial com a Semana de Arte Moderna de 1922.
Contexto histórico do Modernismo Brasileiro
A República Velha (1894-1930) imperava no Brasil durante o início do século XX. ... O modernismo no Brasil nasceu a partir da insatisfação política e da busca pala formação de uma identidade nacional. A Semana de Arte Moderna de 1922 foi o marco inicial do estilo no Brasil.
Responsável pela revelação de autores como José Régio, Miguel Torga e Branquinho da Fonseca, o Presencismo caracteriza-se pela emoção estética de suas obras, pelo predomínio da literatura psicológica, buscando sempre uma "literatura original, viva e espontânea". ...
A literatura neorrealista, cujos ideais foram divulgados por meio das Revistas Seara Nova, Sol Nascente e Diabo, contestava os temas principais do Presencismo, como o intimismo e a literatura psicologizante, assumindo um postura combativa e reformadora inspirada nos preceitos marxistas.
Literatura. Fundado pelos escritores José Régio, Miguel Torga, João Gaspar Simões, entre outros, o Presencismo marcou a segunda fase do modernismo na literatura portuguesa.
O que é globalização e desigualdade social?
Quais os cuidados de enfermagem nos curativos?
Como deixar de gostar de ficante?
Como não sentir nada pelas pessoas?
Como não pagar anuidade cartão BB?
Como parar de ser tão dependente de alguém?
Como não ser adicionado em grupos do Instagram?
O que fazer para desbloquear quando o Instagram te bloqueia de comentar?
Como instalar Hadoop no Ubuntu?
O que acontece se não pagar Darf ações?
O que é uma pessoa muito orgulhosa?
Como deixar de ser dependente emocional do namorado?