Dessa forma, diversos conflitos ocorreram em consequência da criação do Estado de Israel, como a Guerra dos Seis Dias, a Guerra do Yom Kippur e as crises do petróleo. Vale ressaltar que alguns desses conflitos decorrentes da criação do Estado de Israel acontecem até os dias atuais.
A criação de Israel se baseou numa resolução aprovada um ano antes na Organização das Nações Unidas (ONU) e que previa a divisão do então território da Palestina em dois estados: um árabe e um judeu. Na época, a Palestina estava sob administração britânica e era habitada por uma maioria árabe.
A principal consequência da Primeira Guerra Árabe-Israelense, além do aumento territorial de Israel, foi a expulsão de quase um milhão de palestinos das terras conquistadas, dando origem à chamada Questão Palestina, uma luta pela recuperação territorial.
Primeira Guerra Mundial e Fim do Império Otomano.
Consequências da Guerra dos Seis Dias
O Egito contabilizou 11 mil mortes, a Jordânia 6 mil e foram registradas mil baixas fatais do lado da Síria. Por seu lado, Israel teve 700 falecidos em combate e fez 6 mil prisioneiros.
35 curiosidades que você vai gostar
Principais causas da Guerra dos Seis Dias:
- Origem e rápido crescimento de movimentos ligados à defesa dos interesses árabes na região. Entre esses movimentos, o mais importante foi a OLP (Organização para a Libertação da Palestina). - Fechamento do estreito de Tiran (entre o Egito e a Arábia Saudita) pelo Egito.
Em junho de 1967, as Forças Armadas israelenses realizaram um fulminante ataque aos três países. Em seis dias, os exércitos da Síria, do Egito e da Jordânia foram derrotados, demonstrando a imensa superioridade da força militar israelense em relação à de seus vizinhos.
Segundo a crença judaica, descrita nesse livro; o povo de Israel surgiu de grupos nômades que habitavam a Mesopotâmia há cerca de cinco mil anos e que posteriormente rumaram para a região do Levante por volta do ano 2000 a.C..
Em 14 de maio de 1948, Israel proclamou sua independência. Menos de 24 horas depois, os exércitos normais do Egito, Jordânia, Síria, Líbano e Iraque invadiram o país, forçando Israel a defender a soberania que acabara de reconquistar em sua pátria ancestral.
O conflito entre Israel e Palestina é uma disputa sobre a posse do território palestino e está no centro de debates políticos e diplomáticos atuais. A disputa se acirrou no fim do século XX a partir de 1948 quando foi declarada a criação do Estado de Israel.
A recusa árabe à partilha da Palestina, imposta pela ONU, gerou a declaração de guerra à Israel em 15 de maio de 1948, um dia depois da fundação do Estado judeu. Os israelenses, que contavam com o apoio dos Estados Unidos, derrotaram seus oponentes, ocuparam a Galiléia e o deserto de Neguev.
A guerra de 1948-1949 foi vencida pelos israelenses, que ampliaram o seu domínio por uma área de 20 mil km² (75% da superfície da Palestina). O território restante foi ocupado pela Jordânia, que anexou a Cisjordânia, e pelo Egito, que ocupou a Faixa de Gaza.
Em 1947, por meio da Resolução 181, a ONU cria o Estado de Israel e o Estado da Palestina, dividindo as terras da região. A divisão foi feita desse modo: 55% para os judeus e 45% para os muçulmanos, cuja população era o triplo da de judeus. Além de ter um território maior, os judeus teriam as terras mais férteis.
A Terra de Israel, conhecida em hebraico como Eretz Israel, é sagrada para o povo judeu desde os tempos bíblicos. De acordo com a Torá, a Terra de Israel foi prometida aos três patriarcas do povo judeu, por Deus, como a sua pátria; estudiosos têm colocado este período no início do 2º milênio a.C..
Palestina era local da Terra Santa onde viviam árabes no Império Otomano. Judeus migraram em massa para a região e criaram Estado de Israel. Israel é um estado judeu criado em 1948 na antiga região da Palestina, no Oriente Médio.
O comportamento do setor privado, aliado a um forte investimento governamental em P&D, além de um ambiente macroeconômico inclinado ao desenvolvimento científico, tecnológico e intelectual, transformaram Israel em referência mundial quando o assunto é alta tecnologia.
Estado de Israel completa 71 anos marcado por | Internacional.
Com efeito, a promessa divina é de abençoar os que abençoarem Israel e sua descendência (Gn 27.29; Nm 24.9; Gn 12.1-3). A razão dessa escolha de Deus seria porque, a partir de Israel, viria à humanidade, por meio de uma virgem, o Cristo, Jesus (Is 7.14).
O Senhor desejava que Israel fosse responsável pela salvação de todos, mas tudo que Ele planejou foi frustrado por culpa do próprio povo. Deus teve que mudar os planos. Quando Deus formou Israel seu propósito era que fosse um “reino de sacerdotes” para o Senhor, proclamando-o entre os gentios.
Também no que tange a essa etimologia, podemos acrescentar que o nome "Israel" é derivado de duas palavras: de um lado, "Sara", cuja raiz significa "lutar", "prevalecer", "ter poder como um príncipe"; de outro, a palavra "El", que quer dizer "força", "poder", especialmente como o Onipotente.
Os dois Acordos de Paz de Camp David, foram dois acordos políticos assinados pelo presidente egípcio Anwar Sadat e pelo primeiro-ministro israelense Menachem Begin em 17 de setembro de 1978, após doze dias de negociações secretas em Camp David, o retiro do Presidente dos Estados Unidos em Maryland.
No dia 8 de junho, o Egito aceita o cessar-fogo proposto, e a Síria faz o mesmo no dia 10, terminando assim com a guerra dos Seis Dias. A sensação inicial foi de triunfo. O país de apenas 19 anos, rodeado de inimigos vencera não apenas o poderoso Egito, mas também a Jordânia e a Síria, tudo em cerca de 132 horas.
Fim da Guerra do Yom Kippur
A Guerra do Yom Kippur se encerrou em 26 de outubro de 1973, com a vitória de Israel. Em 1978, israelenses e egípcios assinaram um Acordo de Paz em Camp Davi, nos Estados Unidos. O Egito reconheceu a existência do Estado de Israel, tornando-se o primeiro país árabe a tomar tal atitude.
Guerras. A Guerra dos Seis Dias ocorreu em junho de 1967 e resultou na rápida vitória israelense sobre as tropas do Egito, Síria e Jordânia. Com a vitória, Israel anexou a seu território a Península do Sinai, a Faixa de Gaza, a Cisjordânia, Jerusalém e as Colinas de Golã.
Ela forma uma estreita passagem entre a África e a Ásia, simultaneamente localizando-se próxima à Europa, o que propiciou a exércitos invasores, africanos, asiáticos e europeus, ocuparem incessantemente esta região.
Quais são os fatores que determinam a elasticidade preço da demanda?
Vai continuar o Auxílio Emergencial 2022?
Quando se deve operar o apêndice?
Qual é a droga mais consumida no mundo?
Qual o sinônimo da palavra relacionar?
Quando surgiu a música popular amapaense?
Quando a Sakura salvou o Naruto?
Porque o cabelo fica fino e ralo?
Qual melhor NIC Salt nacional?
Como cobrar cheque após 5 anos?
O que são os ventrículos cerebrais?
Quanto tempo pode sentar no sofá impermeabilizado?
Quem ronca pode dormir com travesseiro alto?
Como calcular a frequência de uma bobina?
Quando o Tabeliao morre quem assume?