Segundo Vianna(1986), o Planejamento Participativo compreende 4 etapas a saber: 1- Conhecimento da Realidade, 2- Diagnose ou Radiografia da Realidade ( se dá através de reuniões e seminários), 3- Elaboração do Plano e 4- Acompanhamento e Avaliação das Decisões Efetivadas.
O Planejamento participativo permite coordenar idéias, ações, perspectivas e compartilhar preocupações e utopias, em vez de priorizar a conformação de instâncias formais e estáticas. Não existe um "modelo" para isso. De acordo com as caracteristicas próprias de cada coletivo, encontrar-se-á o mais adequado.
O que é planejamento participativo? O planejamento participativo tem como objetivo estruturar ações de foco pedagógico que levem em conta a multiplicidade dos diversos pontos de vista.
São dimensões do planejamento participativo, na educação e na escola: o trabalho coletivo e o compromisso com a transformação social. ... Por isso, as dimensões do planejamento participativo, na educação e na escola são o trabalho coletivo e o compromisso com a transformação social.
Da mesma forma que a democracia, o planejamento participativo é um modelo administrativo em que a coletividade influencia a tomada de decisões, direta ou indiretamente. Dessa forma, a escola propõe que toda a comunidade escolar participe das decisões da instituição de ensino.
23 curiosidades que você vai gostar
Para que a escola possa se organizar e funcionar de maneira eficaz, bem como cumprir suas funções sociais e educacionais, o planejamento participativo é um recurso extremamente importante na busca do aperfeiçoamento dos afazeres e auxilia, sobremaneira, na realização do trabalho coletivo.
O planejamento escolar participativo envolve os membros da comunidade escolar. Já o planejamento estratégico têm características mais semelhantes a um planejamento empresarial. Esses dois modelos de planejamento geram dúvidas sobre qual deverá ser escolhido e é ideal à realidade da instituição de ensino.
Quando se trata de implementar o modelo de gestão participativa, uma das principais barreiras enfrentadas vem da dificuldade de envolvimento dos pais e dos responsáveis pelos alunos nas decisões escolares.
Segundo Coaracy (1972), os objetivos do Planejamento Educacional são: ... alcançar maior coerência interna na determinação dos objetivos e nos meios mais adequados para atingi-los; 4. conciliar e aperfeiçoar a eficiência interna e externa do sistema.
O planejamento curricular é o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É a previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. É o instrumento que orienta a educação, como processo dinâmico e integrado de todos os elementos que interagem para a consecução dos objetivos da escola.
Nesse sentido, o planejamento urbano participativo configura-se como uma saída necessária e eficiente para equacionar e antecipar-se aos vários problemas das áreas urbanas e por isso o estatuto das cidades, ao fomentar a elaboração de planos diretores de cidades dentro da metodologia participativa, confere uma ...
Resposta Esperada: No planejamento participativo, o principal benefício não é o resultado em si, mas sim a análise dos processos a serem desenvolvidos. ... O planejamento coordenado analisa todos os aspectos a serem projetados e que devem ser usados de maneira interdependente.
Os princípios do planejamento são: O principio da contribuição aos objetivos; ... O principio da maior penetração e abrangência; O principio da maior eficiência, eficacia e efetividade e sem descumprir as normas.
Por meio de encontros que sejam capazes de discutir e planejar ações efetivas na busca soluções para um determinado problema social. Na realidade, a composição desses encontros é dada por representantes das empresas privadas, das escolas, das igrejas, da polícia militar e famílias.
Se o planejamento consiste no processo de tomada de decisões, o plano é a formalização dos diferentes momentos desse processo. O plano se configura, portanto, num registro escrito, apresentado sob a forma de um documento, que descreve o planejado.
Existem 2 tipos de planejamento escolar: o estratégico e o participativo.
...
Realidade interna escolarinfraestrutura;qualificação;número de funcionários;os resultados dos alunos no último Enem e demais vestibulares;as dificuldades enfrentadas pela gestão pedagógica.
É todo ato intencional, político e técnico para direcionar as atividades do campo educacional, buscando racionalizar os fins e os meios para conseguir os objetivos propostos. É intencional, na medida em que não pode ser efetivado aleatoriamente.
O planejamento participativo permite reunir ideias, dividir opiniões e compartilhar probabilidades, não deixando que situações estáticas e engessadas perdurem, fazendo com que haja transformação e um trabalho com maior qualidade.
3 etapas do Planejamento ReversoIdentificar os resultados desejados.Determinar evidências aceitáveis.Planejar experiências de aprendizagem.
Encontra-se atualmente, muitas dificuldades na implantação de uma gestão democrática, pois além da resistência dos profissionais de ensino às inovações tecnológicas, formação continuada, trabalho coletivo etc, a própria comunidade escolar esta descomprometida com o ensino, ocorre também o descaso por parte de alguns ...
Todas as escolas enfrentam uma série de desafios. Bullying, baixo desempenho dos alunos, falta de engajamento do corpo docente e evasão escolar são problemas comuns às instituições de ensino do Brasil. ... Contudo, essa estratégia deverá ser clara e ter sempre em vista a realidade da instituição de ensino.
As assembleias escolares podem ser convocadas quando há problemas frequentes de convívio entre os alunos e entre os demais grupos. ... Mas para ter conhecimento dessas situações, é preciso estar sempre em contato com a equipe escolar, ou seja, conversar sempre com pais, alunos, professores e demais colaboradores.
Distintos: Assim Planejamento Estratégico e Planejamento Participativo são distintos, já que o participativo envolve a colaboração de toda a comunidade escolar (Diretor, dos professores, alunos e funcionários da escola).
Um plano é uma sequência ordenada de operações previstas para alcançar um objetivo. Já um planejamento é a descrição detalhada de um plano de ação. Dessa forma, um planejamento estratégico é uma forma de gerir, planejar e executar ações detalhadas para alcançar objetivos e metas traçadas.
Os 3 tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional) devem funcionar como uma engrenagem que vai resultar em um determinado fim, já pensado e planejado.
Qual a diferença entre revisão narrativa e revisão sistemática?
Qual a roupa que as mulheres usam em Marrocos?
Quanto tempo o povo de Israel ficou na Babilônia?
Qual aplicativo para recuperar fotos?
O que fazer quando o recurso do seguro-desemprego e indeferido?
Pode colocar forma alumínio na Air Fryer?
Quais os requisitos para a configuração do vício oculto?
O que o Papa Francisco fala sobre cremação?
Como saber se o própolis é bom?
Quais os objetivos do Sistema Brasileiro de acreditação?
O que é preciso para ser bombeiro?
Quantas vezes Lima Duarte foi casado?