A descoberta individual dos elementos químicos foi o ponto de partida para a construção da Tabela Periódica. Na Antiguidade, vários elementos eram conhecidos, como o ouro, prata, o estanho, o ferro e o cobre, com os quais vários materiais eram fabricados.
Os metais mais conhecidos pelos antigos eram cobre, ouro, ferro, chumbo, prata e estanho. Destes o cobre, ouro e prata foram provavelmente utilizados primeiro pois, ocorrendo em um estado metálico, eles poderiam ser separados facilmente da terra por processos mecânicos mais simples.
Eram cerca de 63 elementos, e Mendeleev os organizou em função da massa de seus átomos (massa atômica) estabelecendo as famílias e grupos. Essa organização obedece à seguinte lei periódica: "As propriedades físicas e químicas dos elementos são funções periódicas de seus números atômicos".
No ano de 1829, o químico alemão Johann Wolfgang Dobereiner organizou a primeira Tabela Periódica da história. ... A tabela periódica de Dobereiner foi denominada de tríade porque os elementos foram organizados em grupos de 3. Cada grupo apresentava elementos que possuíam características químicas semelhantes.
A Tabela Periódica é organizada em ordem crescente de número atômico, sendo que as colunas são as famílias e as linhas horizontais são os períodos.
35 curiosidades que você vai gostar
Na Tabela Periódica, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de número atômico, o que faz com que eles estejam posicionados em colunas horizontais (períodos) e colunas verticais (famílias).
Em 1869, enquanto escrevia seu livro de química inorgânica, Mendeléev organizou os elementos na forma da actual tabela periódica. Criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos, cada uma constituída pelo símbolo, a massa atómica e as propriedades químicas e físicas do respectivo elemento.
O modelo de tabela periódica que conhecemos atualmente, foi proposto pelo químico russo Dmitri Mendeleiev (1834-1907), no ano de 1869. A finalidade fundamental de criar uma tabela era para facilitar a classificação, a organização e o agrupamento dos elementos químicos conforme suas propriedades.
Entre essas propriedades temos: raio atômico, energia de ionização, eletroafinidade, eletronegatividade, densidade, temperatura de fusão e ebulição e volume atômico. Os elementos químicos da tabela periódica podem ser classificados em três grupos principais: metais, ametais e semimetais.
Há 350 anos, foi isolado e produzido em laboratório o primeiro elemento químico, o fósforo. O feito foi conseguido pelo alquimista alemão Henning Brand, que na expectativa de encontrar ouro concentrou e aqueceu a alta temperatura a própria urina.
Tríades de Döbereiner - Johann Wolfgang Döbereiner percebeu que elementos certos elementos tinham a capacidade de se organizar em tríades por ter propriedades semelhantes, e além disso, o peso atômico do segundo elemento era a média aritmética do outros dois., o que ficou conhecido como a Lei das Tríades.
Lei das Oitavas: essa foi proposta por John A. R. Newlands (1837-1898), em 1864. Ele colocou os elementos agrupados de sete em sete, em ordem crescente de massa atômica, e observou que o primeiro elemento tinha propriedades semelhantes ao oitavo, e assim por diante.
A lei periódica, portanto, estabelece que quando os elementos são listados, sequencialmente, em ordem crescente de seu número atômico (somatório de prótons existentes no núcleo do átomo), é observada uma repetição periódica em suas propriedades.
Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.
Por volta do ano 6000 a.C., o homem obteve uma importante conquista: descobriu que era possível fazer objetos de metais. O primeiro metal trabalhado por ele foi o cobre.
O cobre foi o primeiro metal descoberto e utilizado pelos hominídeos e serviu para fabricar armas e utensílios domésticos.
As principais características dos metais são: maleabilidade, ductibilidade, condutibilidade e brilho. Mercúrio: o único metal líquido. Um metal pode ser definido como sendo um aglomerado de átomos com caráter metálico em que os elétrons da camada de valência fluem livremente.
Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados). Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.
As tabelas periódicas são úteis em várias áreas do conhecimento porque nelas encontramos informações sobre elementos químicos que não se alteram. São sistemáticas, qualitativas e quantitativas e facilitam o estudo pela própria formatação que se apresenta.
A importância
Uma das principais funcionalidades da tabela periódica é a possibilidade de prever para que serve cada elemento químico e quais compostos irão resultar nas suas combinações. Isso só acontece porque os elementos são agrupados não só pelos seus números atômicos e em ordem crescente.
Diferentemente de Mendeleev, Moseley organizou os elementos em ordem crescente de número atômico, manteve a organização em colunas horizontais e verticais, mas posicionou os elementos de mesmas características químicas nas mesmas colunas verticais.
Assim, em 1808, depois de muitas pesquisas e experimentos científicos, Dalton publicou um livro com o tema Novo sistema filosófico da química, no qual apresentava a teoria de que a matéria é constituída de átomos, que eram, segundo ele, minúsculas partículas indivisíveis e indestrutíveis.
Em 1869, enquanto escrevia seu livro de química inorgânica, Mendeleiev organizou os elementos na forma da tabela periódica atual. Ele criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos. Cada carta continha o símbolo do elemento, a massa atômica e as suas propriedades químicas e físicas.
Distribuição eletrônica e a Tabela PeriódicaOs grupos (ou famílias) da Tabela são numerados da esquerda para a direita de 1 a 18.Os grupos (ou famílias) na tabela são divididas em A ou B.A Tabela periódica apresenta um total de sete períodos.Os lantanídeos pertencem ao 6o período, e os actinídeos, ao 7o
Por meio da distribuição eletrônica do átomo de um elemento no estado fundamental no diagrama de energia é possível saber sua família e período na tabela periódica.
O que vender para obter 100% de lucro?
Como resolver o problema do WhatsApp?
Quem tem direito a reabilitação profissional?
Como continuar tabela no Word?
Quais as hipóteses de oposição dos embargos de declaração no processo do trabalho?
Qual o atalho para limpar o cache?
Quem foi Joana D'Arc e qual sua importância?
Qual é o valor de 5 elevado a 2?
Quem é o cunhado do Carlos Alberto?
O que pode causar sangramento de escape?
Quanto custa uma bolsa de sangue pelo SUS?
Pode colocar espelho no corredor?
Como fazer retificação de nome?
Qual é a diferença entre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade?