Por que doenças erradicadas estão voltando? Em 2016, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo da Organização Pan-Americana de Saúde. No entanto, dois anos depois, o país registrou um surto da doença com mais de 10 mil casos confirmados e 12 mortes.
Poliomielite: O poliovírus 2 e 3 foram eliminados e estão erradicados na maioria dos países ocidentais, porém ainda não em todo o mundo. Sarampo: O sarampo havia sido eliminado, porém após duas décadas fora de circulação endêmica no país, em 2019 foi reintroduzido devido a falta de vacinação da população.
Única doença totalmente erradicada pela vacinação, a varíola passou a ser imunizada depois que o médico inglês Edward Jenner descobriu que o vírus vaccinia, das vacas, protegia as ordenhadoras da variedade letal da doença.
Embora exista um enorme esforço global na erradicação de doenças como poliomielite, sarampo e rubéola e difteria, a varíola é a única doença erradicada no mundo graças à vacina. A doença, causada por um vírus da família Poxviridae, já foi uma das mais preocupantes em todo o mundo.
A não imunização contribui para o retorno de patologias já erradicadas, como ocorreu com o sarampo, que foi eliminado no Brasil em 2016, mas, em 2018, novos casos voltaram a aparecer. Em 2020, foram notificados 41 ocorrências de sarampo na capital, sendo que cinco foram confirmados.
19 curiosidades que você vai gostar
Temos outras doenças eliminadas no país que podem voltar pela queda de cobertura, como a rubéola materna, a rubéola congênita, o tétano, a poliomielite. E temos várias doenças controladas pela imunização como a coqueluche, a meningite bacteriana, a poliomielite.
Sarampo, pólio, difteria e rubéola voltam a ameaçar após erradicação no Brasil. O sarampo era considerado uma doença erradicada no Brasil desde 2016, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou que o país estava havia um ano sem registro de casos do vírus.
Um vírus que prejudicava a humanidade havia pelo menos 5 mil anos e foi responsável pela morte de 300 milhões de pessoas somente no século 20.
O primeiro registro que se tem sobre uma doença data de 1350 antes de Cristo. É a lepra! No Brasil, também é chamada de hanseníase. Apesar de ser conhecida há tanto tempo, o tratamento só foi desenvolvido nos anos 80.
Quais são as características dos seringueiros?
Quem é a mulher com mais inscritos no YouTube?
Qual era o PIB do Brasil em 2011?
Quanto custa micropigmentação fio a fio?
Como ter um user legal no Instagram?
Qual foi o ano que mais choveu em São Paulo?
Onde fica a escola do Viktor Krum?
Qual aro de bicicleta para 1 65?
Quando o passarinho fica de bico aberto?
Como definir metas e objetivos da empresa?
O que são os valores profissionais?
Como aumentar o pH da água da piscina caseiro?
Como fazer uma homenagem a um falecido?
Que santo comemora dia 10 de outubro?
Como descobrir o IP de um roteador pelo celular?