Por volta dos 6 anos de idade, os dentes de leite começam a cair e são substituídos por dentes permanentes. Os primeiros dentes da dentição permanente a aparecerem na boca são os primeiros molares, como mostra a Figura 1.
As crianças geralmente perdem o seu primeiro dente por volta da idade de 6 ou 7, e eles perdem o último dente, que é o segundo molar, com a idade de 12 ou 13 anos. Um dente pode levar alguns dias, ou mesmo até alguns meses, para cair depois de você ou seu filho terem percebido que ele está mole.
O nome técnico para esses primeiros dentes é dente decíduo, pois eles eventualmente cairão. A maioria das pessoas conhece esses dentes como os dentes de leite. Crianças têm aproximadamente 20 dentes de leite, sendo 10 na parte superior e 10 na inferior da boca.
Os primeiros dentes são chamados de dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite. São visivelmente menores e mais brancos do que os dentes permanentes. Comparados aos dentes permanentes, as raízes do primeiro conjunto de dentes são mais curtas e finas, para que esses dentes possam caiam.
Os dentinhos que se desenvolvem nas crianças já nascem com uma missão bem específica e um prazo certo para realizá-la - ou, pelo menos, é assim que deveria ser. “A troca começa a acontecer lá pelos seis anos de idade; o normal é que todos os decíduos caiam até os 13 anos”, estipula Simone.
Basicamente, o dente de leite é menor, bem mais claro e possui menor camada de esmalte, maior câmara pulpar e uma raiz um pouco mais estreita. Os dentes permanentes podem ser reconhecidos pela serrinha do bordo incisai e, em geral, são de cor mais escura.
Mas cada dente tem uma função específica na mastigação, a ausência de apenas um dente causam problemas graves ao processo digestivo. A pessoa que não mastiga bem, engole pedaços maiores de alimentos, sendo mais difíceis de serem digeridos, sobrecarregando o estômago.
É comum o paciente tentar compensar a falta de um determinado grupo de dentes, forçando mais a mandíbula ou mastigando apenas de um lado, o que causa a chamada mordida torta. As consequências são dores de cabeça, dores musculares na região do pescoço e desgaste dos dentes.
O enfraquecimento dos dentes devido a traumas (acidentes) ou à perda óssea, são fatores que agravam esta situação, abrangendo principalmente as pessoas com mais idade. É comum o paciente tentar compensar a falta de um determinado grupo de dentes, forçando mais a mandíbula ou mastigando apenas de um lado, o que causa a chamada mordida torta.
Quando a pessoa tem que tomar glicose?
O que fazer com intoxicação com cheiro de tinta?
Qual era a religião romana antes do Cristianismo?
O que é a conservação do meio ambiente?
É possível viver de bolsa de valores?
O que faz um assistente cerimonialista?
Qual o melhor aplicativo para guardar as músicas?
O que é mais saudável pão integral ou tapioca?
O que escrever no caderno de oração?
Qual o objetivo de brincar de faz de conta na Educação Infantil?
Onde fica o armazenamento interno do celular?
Quais as vantagens e indicações de uso do sistema estrutural em concreto protendido?
O que acontece se uma pessoa ingerir veneno?
Como são as pessoas que tem Exu Caveira?
Como funciona a moderninha Pro 2?
Quando os judeus começaram a contar o tempo?