David ou Davi é uma das esculturas mais famosas do artista renascentista Michelangelo. O trabalho retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento. ... Os olhos de David, com semblante sério e cauteloso, estavam posicionados em direção a Roma.
Esculpia a pedra e, lentamente, a pedra também o esculpia a ele, com os leves traços da pessoa que era. Entre os materiais, como o cinzel, o martelo e a pedra, encontrava-se à vontade, desenvolvendo uma linguagem própria. Esta paixão pela pedra, pelo mármore, surge num episódio triste da sua vida.
“Vi um anjo no bloco de mármore e simplesmente fui esculpindo até libertá-lo”. Michelangelo (1475-1564), embora pintasse magistralmente, além de compor e fazer projetos arquitetônicos, tinha como grande prazer artístico a escultura, e o mármore como paixão.
O mármore é uma das rochas mais duras que existem no planeta (mineral de dureza 3 na escala de Friedrich Mohs). Por outro lado, esculpir com mármore não permite adição, ou seja, a peça é realizada removendo pequenos pedaços.
As pedras são materiais extensamente utilizados na criação de esculturas. Diferentemente de outras matérias-primas, é difícil esculpir uma pedra com perfeição por conta da densidade e da imprevisibilidade do material. Para criar uma escultura, além de seguir o guia abaixo, você precisará de paciência e muito planejamento.
Limite o tamanho da pedra a algo que possa ser finalizado em um período de tempo relativamente curto, principalmente se for esculpir à mão pela primeira vez. É bom começar com algo pequeno para descobrir se realmente vai gostar do processo. Para começar, o ideal é escolher uma pedra entre 6 kg e 12 kg.