Para não ser sedentário, o ideal é incluir atividades físicas no dia a dia, ou seja, de 3 a 5 vezes por semana. Felizmente, existe uma infinidade de exercícios e modalidades esportivas diferentes para atender a todos os gostos, como musculação, pilates, corrida, caminhada e até o futebol.
Para não ser considerado sedentário, o indivíduo precisa fazer atividades moderadas, pelo menos 5 vezes por semana durante 30 minutos, ou atividades físicas intensas pelo menos 3 vezes por semana, durante 20 minutos.
Separamos algumas aplicações gratuitas, que podem ser acessadas via iOS, Android ou mesmo computador, em alguns casos, para ajudar você a sair do sedentarismo praticando atividades que se enquadrem em sua rotina. Confira!
Veja outras consequências do sedentarismo para a saúde. Para sair do sedentarismo é necessário alterar alguns hábitos no estilo de vida, mesmo durante as horas de trabalho e se possível dedicar algum tempo à prática de exercício físico.
Em relação ao sedentarismo, ele está relacionado ao desenvolvimento de tumores que afetam intestino, endométrio, pâncreas e mamas. A boa notícia é que, da mesma forma que o sedentarismo está ligado ao surgimento dessas doenças, a prática contínua de exercícios pode ajudar a preveni-los e até a tratá-los.
Mas, embora o sedentarismo seja sim um fator que contribui para a obesidade, a ausência ou insuficiência de atividades físicas vai muito além do peso, afetando do sistema neurológico às articulações e, inclusive, pessoas dentro do índice de massa corpóreo recomendado pela OMS. Abaixo, você confere os principais riscos associados à condição:
Como iniciar o controle financeiro?
Como se faz o roteiro de um filme?
Como criar uma conta no WhatsApp passo a passo?
Como liberar espaço do notebook Positivo?
Como iniciar um programa minimizado Windows 10?
Como ter permissão de administrador no Mac?
O que fazer com um corte na cabeça?
O que usar no cabelo após progressiva?
Como fazer Trollagens com sua mãe?
Como curar conjuntivite alergica rápido?
Quanto tempo demora para curar a bartolinite?
O que fazer quando as cordas vocais estão inflamadas?
Como lidar com a disforia de gênero transexualidade?