A escrita de sinais permite, por exemplo, que o surdo escreva o seu sinal de identificação (coisa que o português não alcança), decomponha os sinais em elementos gráficos mínimos, elementos fonológicos, morfológicos, sintáticos, entre outros, o que o leva ao processo de construção de sua própria escrita.
Aprimoram, assim, sua socialização, aprendem a pensar e a agir na perspectiva de seus colegas surdos, descentram-se de seus pontos de vista, descobrem novas possibilidades. Tornam-se melhores.
O aprendizado da escrita de sinais pode representar para os alunos surdos um recurso simbólico a mais para seu desenvolvimento intelectual. Acreditamos que esse saber pode favorecer a aprendizagem da língua majoritária do Brasil, tanto na modalidade falada como na modalidade escrita.
Pode acessar o silêncio a qualquer momento. Essa é uma grande vantagem. No momento em que entro em qualquer ambiente insuportavelmente barulhento, ou que as crianças começam a gritar, ou que a obra do vizinho inicia, ou que um caminhão dos bombeiros liga a sirene… adeus!
A comunicação através da Libras, propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes, uma vez que já está previsto em lei a presença de intérpretes de Libras em diferentes instituições públicas , como escolas, universidades, congressos, seminários, programas de televisão entre outros.
15 curiosidades que você vai gostar
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é um instrumento eficaz na facilitação da comunicação e, consequentemente, no processo ensino-aprendizagem. Conhecer esta língua é fundamental para atender com responsabilidade às reais necessidades deste público e favorecer sua inclusão no âmbito escolar.
A Libras – Língua Brasileira de Sinais é uma forma de linguagem natural, criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos. Em 2002, foi reconhecida pela Lei de nº 10.436 como como uma das línguas oficiais do país, sendo regulada pelo Decreto nº 5.626/2005.
Ser surdo não é apenas “não ouvir”. É muito mais amplo. É ver o mundo de uma forma totalmente diferente da ótica de mundo do ouvinte. É apreender conhecimento, significar o mundo e a si mesmo através da visão, daí a importância da língua de sinais para a pessoa surda.
A sua importância pode ser exemplificada pelo fato de ela permitir que o surdo se comunique com indivíduos em condições semelhantes à sua e com os demais que utilizam a língua portuguesa. acaba tornando-se bilíngue para que possa interagir com todos à sua volta. Dizeu e Caporali (2005, p.
Ela sim, propicia não apenas a comunicação do surdo com ouvinte, mas também surdo com outro surdo. Além de estimular o desenvolvimento cognitivo. A alfabetização bilinguista prevê que sejam utilizados alguns recursos para que a mesma seja efetiva.
SignWriting é um sistema que permite ler e escrever qualquer língua de sinais sem a necessidade de tradução para uma língua oral. Ela expressa os movimentos, as forma das mãos, as marcas não-manuais e os pontos de articulação através de símbolos que são combinados para formar um sinal específico da língua de sinais.
- A utilização da Língua de Sinais é uma forma de garantir a preservação da identidade das pessoas e comunidades surdas. Além disso, contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda.
As vantagens do bilinguismoQuando falamos mais de um idioma, conseguimos controlar a atenção e ter mais seletividade na resolução de problemas;Temos mais capacidade de visualizar imagens alternativas para situações ou figuras ambíguas;Compreendemos mais rapidamente a diferença entre aparência a realidade;
Uma das vantagens do oralismo seria a possibilidade do surdo se comunicar com pessoas que não sabem liguagem de sinais, porém a desvantagem é que nem todas pessoas nessas condições são capazes de desenvolver a oralidade.
As línguas de sinais possuem sistemas de escrita que possibilitam aos surdos o registro de seu idioma, sem o uso de uma língua oral. A composição da Libras permite que os sinais tenham sua forma própria de escrita.
a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
É por meio da Libras que a linguagem da maior parte das crianças surdas evolui, é por meio dela que as possibilidades cognitivas e conceituais para nomear e categorizar a realidade acontecem. É por meio da Libras que o surdo tem acesso à cultura, ao conhecimento e à integração social.
Pessoas surdas são aquelas que possuem perda auditiva (total, bilateral ou parcial) de 41 decibéis ou mais. Por exemplo, se a pessoa possui deficiência auditiva moderada, o som mais baixo que ela consegue ouvir em boas condições de audição é a partir de 41 decibéis.
9– A pessoa ouvinte sempre pergunta para surdos: “Você não escuta?!” “Pouco?” “Ler labial?” “Como faço para comunicar?!”; 10– Os ouvintes estão tomando no lugar das falas de surdos.
Outra das maiores dificuldades dos surdos na sociedade está relacionada à área da saúde. Grande parte dos hospitais (públicos e particulares), laboratórios, clínicas, postos de saúde etc. ainda não oferecem o padrão necessário para atender pessoas com deficiência auditiva.
O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na escola, além de ser uma educação inclusiva, é responsável pela formação de alunos surdos no país, criando novas possibilidades para essas crianças.
Libras é a abreviação da Língua Brasileira de Sinais e é uma linguagem gestual usada pelos surdos brasileiros utilizando gestos e sinais em substituição à língua oral. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a língua de sinais não é universal, cada país tem a sua.
Através da libras, o indivíduo pode garantir a preservação de sua identidade, bem como a valorização e reconhecimento da sua cultura. Vale ressaltar, que a utilização de alguns sinais pode variar dependendo da região.
Além disso, um estudo recente mostra que os Surdos sinalizados aprendem a ler e escrever melhor quando são ensinados, utilizando metodologia de ensino da língua falada como segunda língua, da mesma forma que temos o ensino para estrangeiros.
É perigoso beber água da torneira?
Quais eram os esportes praticados na Antiguidade?
O que tem escrito no colar de Kakegurui?
Quais são os gêneros textuais?
O que é a tuberculose intestinal?
Como colocar referência de lei?
Quem pode assinar digitalmente a ECD?
O que acontece se o pH da água estiver baixo?
Como colocar parágrafo 1 25 no Word pelo celular?
O que fazer para o peixe não desmanchar?
Qual o papel do pedagogo na mediação dos conflitos escolares?
Quais são as teorias da evolução das espécies?
Qual o foco da farmacodinâmica?
Quanto custa uma Range Rover 2021?