Em seu livro A Condição Humana, Arendt diferencia três atividades do homem: o trabalho (manutenção da vida); a obra (produção de algo novo); e ação (vida pública, política)2.. Estas três atividades fazem parte da vita activa: a vida humana.
Com a expressão vita activa, pretendo designar três atividades humanas fundamentais: labor, trabalho e ação. Trata-se de atividades fundamentais porque a cada uma delas corresponde uma das condições básicas mediante as quais a vida foi dada ao homem na Terra.
As três atividades fundamentais de Hannah Arendt são o labor, o trabalho e a ação, sendo que a primeira delas, o labor, constitui-se das atividades e processos biológicos que viabilizam a vida humana.
“A condição humana” de Hannah Arendt. Ao começar sua obra, “A condição humana”, Hannah Arendt alerta: condição humana não é a mesma coisa que natureza humana. A condição humana diz respeito às formas de vida que o homem impõe a si mesmo para sobreviver. São condições que tendem a suprir a existência do homem.
O “labor”, para Arendt, é a atividade que corresponde ao processo biológico do corpo humano; o “trabalho” corresponde ao arti- ficialismo da existência humana; a “ação”, por sua vez, corresponde à condição humana da pluralidade, ao fato de que homens – coletivo e não indivíduos – vivem na Terra e habitam o mundo.
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Labor é sinônimo de labuta, um trabalho árduo e prolongado e geralmente o termo é usado para tarefas de força, trabalhos manuais etc. Existe diferença entre labor e trabalho, o labor é geralmente usado quando se fala em uma atividade onde a pessoa sente o peso do trabalho, é uma atividade mais sofrida.
O labor: esforço físico, voltado para sobrevivência da alma, sendo, portanto, uma atividade submissa ao ritmo da natureza. A poiesis: é a atividade de quem tem a palavra como principal instrumento, isto é, utiliza o discurso como um meio para encontrar soluções voltadas para o bem-estar dos cidadãos.
Ou seja, o termo natureza humana ou condição humana em Arendt se defronta com o inumano incapaz de ética, com a entificação do humano e não na diferença com o não humano. Não se trata tão-somente de um jogo retórico, pois o não humano diz respeito – pelo menos tradicionalmente – ao animal.
Arendt defendia um conceito de “pluralismo” no âmbito político. Ela acreditava que, devido a esse pluralismo, uma potencial liberdade e igualdade política poderia ser criada entre as pessoas. Em nome de interesses pessoais, muitos abdicam do pensamento crítico, engolem abusos e sorriem para quem desprezam.
A condição humana é todas as características e eventos-chave que compõem o essencial da existência humana, incluindo nascimento, crescimento, emoção, aspiração, conflito e mortalidade.
Este trabalho argumenta que a ideia de condição humana defendida por Hannah Arendt é relevante na proteção e promoção dos direitos fundamentais e na preservação da dignidade da pessoa humana.
Na visão de ARENDT o ser humano na era moderna perdeu essa capacidade de se identificar como um ser capaz de “fazer história”, voltando-se cada vez mais para si próprio, transformando o espaço de aparência em um mero instrumento de convívio social.
A FILOSOFIA DE FOUCAULT
Foucault tratou de temas como loucura, sexualidade, disciplina, poder e punição, hoje vistos em várias áreas do conhecimento. Em História da Loucura, ele procura mostrar como o conceito de loucura mudou através dos tempos.
Marcada pela perseguição nazista, pelo sofrimento com o antissemitismo desde jovem e pela situação apátrida, a pensadora sentiu-se moralmente obrigada a lutar politicamente em defesa do que acreditava e, mais do que isso, a estudar a fim de entender o totalitarismo, a questão dos direitos políticos e dos Direitos ...
"E ela [Arendt] não é uma pensadora conservadora. Ao contrário, ela era uma pensadora revolucionária, liberal. Mas ela achava importante as gerações dialogarem. Não romper com o passado.
Uma natureza humana só poderia ser conhecida do ponto de vista de uma divindade, de um ser que estivesse acima dos humanos; já as condições humanas podem ser conhecidas, dando aos seres humanos o referencial do qual podem se mover e criar.
A ênfase passou da ação para o discurso e para este como meio de persuasão como forma humana de responder, replicar e enfrentar o que acontece ou que é feito. O ser político, o viver em uma polis, significava que tudo era decidido mediante palavras e persuasão e não através de força ou violência.
Filosofia. Qual Diferença entre o homem e animal?,O luta por si mesmo, O homem defronta-se com seu comportamento. Qual a diferença entre o homem e o animal? O homem, apesar de ser racional, age de uma forma bem diferente do animal, destacando a sua inteligência e a forma do seu comportamento.
Os trabalhos nos campos, nas minas de minérios, nas olarias, na construção civil, e os domésticos eram executados por escravos. Na Grécia Antiga uma pessoa tornava-se escrava de diversas formas podendo ser através da captura em guerras ou a escravidão por dívidas.
Os funcionários terceirizados são empregados efetivos da Labor, que tem a responsabilidade e o compromisso de administrar e gerenciar – de forma intensiva e sistemática – o contrato empregatício considerando aspectos administrativos, técnicos e legais.
A palavra trabalho vem do latim tripalium, termo utilizado para designar instrumento de tortura, ou mais precisamente, “instrumento feito de três paus aguçados, algumas vezes ainda munidos de pontas de ferro, nas quais agricultores bateriam o trigo, as espigas de milho, o linho, para rasgá-los e esfiapá-los” (ALBORNOZ, ...
Atividades laborais é o plural de atividade laboral. O mesmo que: trabalhos, empregos, ocupaçãos, ocupações, ofícios.
Em seu livro A Condição Humana, Arendt diferencia três atividades do homem: o trabalho (manutenção da vida); a obra (produção de algo novo); e ação (vida pública, política)2.. Estas três atividades fazem parte da vita activa: a vida humana.
O ambiente laboral é o clima que é vivido dentro de um contexto de trabalho, por exemplo, em um escritório. O termo laboral está ligado a aspectos da vertente econômica, jurídica e social do trabalho.
A trajetória intelectual de Michel Foucault é costumeiramente dividida em três momentos, fases ou domínios, segundo seus principais comentadores: a arqueológica (análise sobre a constituição do saber), a genealógica (análise sobre as formas de exercício do poder) e a ética/estética da existência (análise sobre o ...
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