Dentre as várias repercussões, destacam-se as lesões cerebrais, que podem se apresentar de uma forma leve, que não deixa sequelas, até graus mais graves, capazes de causar convulsões, atraso no desenvolvimento e desnutrição.
O sofrimento fetal é uma complicação pouco comum do trabalho de parto. Geralmente ocorre quando o feto não recebe oxigênio suficiente. A gestação é muito longa (pós-maturidade.
Na maior parte das vezes, a gestante pode precisar ficar internada durante algumas horas ou dias, para que sejam aplicados medicamentos diretamente na veia e avaliar continuamente a saúde do bebê. Nos casos mais em graves, em que não existe melhora do sofrimento fetal, pode ser necessário fazer um parto prematuro.
A ecografia, ou ultrassom, é a dica mais importante para saber como identificar sofrimento fetal, ou outros problemas durante a gestação. E quanto maior a experiência do médico e a qualidade do equipamento utilizado, maior a chance de um diagnóstico preciso.
CAUSAS. As alterações no fluxo de oxigênio pela placenta estão diretamente relacionadas com o sofrimento fetal. De acordo com Ruano, esse órgão pode ser impactado por doenças maternas bem conhecidas, como por exemplo, hipertensão arterial, pré-eclampsia, diabetes, asma grave ou mesmo um problema cardíaco.
15 curiosidades que você vai gostar
O sofrimento fetal é caracterizado pela falta de oxigênio para o feto. Se ocorrer de forma abrupta, ele é considerado agudo – os motivos vão desde dificuldade da passagem do sangue da placenta para o bebê até sangramento materno ou alterações no cordão umbilical.
Além dos nutrientes, o cordão umbilical também é o responsável pela troca gasosa, levando oxigênio para o feto, que “respira” através dele. É só na hora do nascimento, quando o médico dá aquela famosa palmada no bumbum, que os pulmões do bebê começam a funcionar e ele passa a respirar por conta própria.
É possível que o aborto espontâneo ocorra sem sangramento nem dor. Aborto provocado é a interrupção deliberada da gravidez; pela extração do feto da cavidade uterina de forma doméstica, química ou cirúrgica. Quando se pensa em aborto é esta forma que é conhecida popularmente.
A avaliação do saco gestacional é um bom parâmetro para verificar se a gravidez está evoluindo como deveria. Os parâmetros avaliados pelo médico são a implantação, o tamanho, a forma e o conteúdo do saco gestacional. Confira outros exames para avaliar a evolução da gravidez.
Qual a força da mordida do pit monster?
Qual o tempo de vida útil de uma lâmpada de LED?
Qual é o primeiro filme lançado?
Qual a importância da formação continuada na educação infantil?
Como tomar complexo Be vitamina C?
Quando abre inscrição para vestibular 2022?
Qual é o objetivo da produção?
Quais são os níveis de alfabetização?
Qual é a melhor fruta para comer em jejum?
Quem trabalhou 1 mês tem direito ao décimo terceiro?
Qual a diferença entre o sacrifício de Caim e Abel?