A Reforma Protestante promoveu uma ruptura no mundo cristão ocidental. Novas religiões cristãs surgiram, como anglicanismo, luteranismo e calvinismo.
A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa.
A reforma provocou inúmeros levantes na Europa, causou guerras, perseguições e o êxodo de milhares de protestantes no mundo. São três as principais doutrinas da Igreja reformada: as Igrejas luterana herdadas do pensamento de Lutero, as Igrejas calvinistas (reformadas, ou presbiterianas) e a Igreja anglicana.
A Reforma Protestante foi um movimento de reforma religiosa ocorrido na Europa, no século XVI. Esse reformismo religioso foi iniciado por Martinho Lutero, um monge alemão insatisfeito com a cobrança de indulgências pela Igreja Católica.
A intenção da contrarreforma era espalhar a fé católica, catequizando as regiões não cristianizadas. Seu objetivo era agrupar as variações de religiões, ou então condená-los por heresia, como o caso da religião protestante.
Entre as religiões protestantes com maior número do adeptos nos Brasil está a Batista com 3,7 milhões, e as igrejas Presbiteriana e Adventista, ambas com 1,5 milhões de fiéis. Já entre as pentecostais e neopentecostais destaca-se a Assembleia de Deus com 12,3 seguidores.
Questionamentos à Igreja A burguesia estava insatisfeita com o fato da Igreja condenar os lucros e colocá-la como uma classe exploradora das demais. Os reis, por sua vez, não viam com bons olhos a obediência ao poder papal, desejando que a Igreja fosse subordinada ao Estado dentro dos territórios.
Quando falamos em reformas religiosas estamos nos referindo tanto à Reforma Protestante, caracterizada por diversos movimentos que questionaram a Igreja Católica, quanto à “Contrarreforma”, movimento organizado pela própria Igreja Católica para conter o avanço da Reforma Protestante.
A Pré-Reforma foi o período anterior à Reforma Protestante no qual se iniciaram as bases ideológicas que posteriormente resultaram na reforma iniciada por Martinho Lutero .
Entendemos que a reforma protestante foi um movimento reformista iniciado por Martinho Lutero em 1517. O contexto em que Lutero estava inserido é que nos ajuda a entender o porquê de o movimento iniciado pelo monge alemão ter tido sucesso, diferentemente dos outros movimentos reformistas que aconteceram, como os já mencionados.
O papa Leão X exigiu uma retratação do padre, ameaçando condená-lo por heresia. Mas Lutero não voltou atrás e rompeu com a Igreja Católica, dando início à chamada Reforma Protestante, movimento que se espalhou pela Europa, impulsionado pela maior flexibilidade religiosa que oferecia.
Nas primeiras décadas após a Reforma Protestante, surgiram diversos grupos, destacando o luteranismo, que foi o grupo originador do movimento de Reforma da Igreja Católica e as Igrejas Reformadas ou calvinistas ( presbiterianismo e congregacionalismo ).
Como se referir ao presidente do Tribunal de Justiça?
Como é feita a polinização do cajueiro?
Como funciona a localização no Tinder?
Qual o trabalho de Hagrid em Hogwarts?
Como funciona a indução magnética?
O que significa quando um homem fala eu te amo?
Como funciona o seguro garantia estendida?
Como funciona a fototerapia em RN?
O que usar por baixo do blazer feminino?
Quanto custa para promover uma publicação no Instagram?
O que faz um Presidente de Comissão da OAB?
Como funciona a indicação do Uber?
Quando foi criado o sistema de controle de constitucionalidade?
Como se formam as fezes no organismo humano?
Qual o verdadeiro papel do secretário de transporte?
Qual a fonte para fazer slide?